segunda-feira, 3 de maio de 2010

A TEOLOGIA DO CULTO CRISTÃO

O culto cristão poderá ser simplesmente definido como uma forma externa de expressão da crença num único Deus, onde as especificidades são determinadas pelo cristianismo. Apesar de simples, esta definição resume toda a visão geral de um culto cristão. O ponto principal no entendimento das definições do culto cristão não está na adoração a Deus, mas no núcleo centralizador deste culto. É bem verdade que ninguém discorda da ênfase dada à primazia cristológica nos cultos cristãos. É com este entendimento que o professor Paul W. Hoon deu uma grande contribuição para os estudos doxológicos. Escrevendo por uma perspectiva metodista, Hoon enfatiza que o culto cristão por “definição é cristológico, e a análise do significado do culto também precisa ser fundamentalmente cristológica”. (apud WHITE, 1997, p.15). Assim, o culto cristão é extremamente encarnacional e prático. Todos os eventos relacionados a Cristo devem ser inseridos no culto. Com isto, percebe-se que a ‘exteriorização’ apresentada na definição acima, reveste-se de certa coerência estrutural.

Com aspectos muito próximos da visão apresentada por Hoon, Peter Brunner, teólogo luterano que lecionou na universidade de Heidelberg, tem uma certa vantagem conceitual. Através do uso da palavra alemã para culto (Gottesdienst), Brunner abre um leque para a compreensão do termo.

Esta palavra alemã conota uma idéia dual, que tem tanto o significado de serviço de Deus aos seres humanos, quanto o serviço de seres humanos a Deus (idem). Tanto uma como a outra, as visões acima apresentadas estão relacionadas no que pode ser chamado de história da salvação, onde há a participação de Deus em auto se revelar, e a participação do homem em ser o objeto de agregação desta revelação. Por mais uma vez, o destaque está sendo dado à praticidade.

O professor reformado Jaen-Jaques Von Allmen defende, como vigor, a centralidade de Cristo no culto cristão. Ele define o culto como o “resumo e confirmação da história da salvação cujo ponto culminante se encontra na intervenção encanada de Cristo” . Nestes aspectos, a culto seria a epifania da igreja, pela qual a igreja ganha a sua verdadeira identidade.

Uma teóloga de tradição anglo-católica aborda que o culto é uma resposta das criaturas ao eterno, trazendo assim uma nova concepção. Neste caso o culto cristão se caracteriza pela concepção do cultuante a respeito de Deus e sua relação com Deus. Longe de ser geral, o culto cristão sempre é condicionado e determinado pela crença cristã. Esta é a mesma idéia é defendida pela perspectiva ortodoxa.

Irineu já dizia que a santidade é a maior glorificação do ser humano a Deus. Assim a glorificação a Deus e a santificação do homem caracterizam o culto cristão.

Em todas as definições acima, a atenção à praticidade do aspecto dinâmico do culto cristão é destacado. Deste muito tempo a concepção de culto cristão esta atrelada às reuniões realizadas pelos cristãos nos templos. Porém esta visão está totalmente fora da real valor e do verdadeiro significado de tal atitude. A abrangência do conceito real de culto perdeu seu poder de compreensão a partir da separação entre a teoria e a prática do que era o culto cristão. Não se sabe quando fora alcançado esta separação, mas os surgimentos de novas teologias contribuíram com certeza para esta visão antibíblica.

Em termos devocionais pode-se afirmar que o culto é expressão à Trindade Divina - Pai, Filho e Espírito Santo. O culto a Deus deve se constituir num estado de espírito permanente na vida daqueles que reconhecem a sua soberania, desde o despertar até o adormecer, buscando a comunhão com ele. Sendo assim, o culto pode ter caráter individual ou coletivo, sendo este último caracterizado quando os cristãos se reúnem como igreja de Cristo para, em tempo e local pré-determinados, cultuar a Deus em conjunto.

PALAVRAS GREGAS PARA O CULTO CRISTÃO

Um dos vocábulos bíblico é o termo grego ‘latreia’, cujo significado principal é serviço ou culto, denota o serviço prestado a Deus. Os serviços realizados coletivamente e individualmente, tanto externos como internamente ao coração, também era designado por este termo. Aponta o culto formal oferecido à divindade através dos ritos e através do oferecimento integral da vida (Ex: 3.12; 10. 3 – 8; Dt: 6.13; Mt: 4.10: Lc: 1.74; Rm: 12.1).

Outro termo que deve ser analisado é ‘leitourgia’. Composto de duas palavras gregas: laos = povo; e ergon = trabalho, significando assim, ‘serviço do povo’. Em todo o antigo testamento, aplicava-se ao serviço dos sacerdotes oferecidos a Deus, mais especificamente quando apresentavam o holocausto sobre o altar. No novo testamento, a aplicabilidade deste termo é essencial ao serviço que Cristo oferece a Deus como o ‘liturgos’ dos homens (Hb: 8.2,6). Segundo o reverendo Arival Dias Casimiro, liturgia é o serviço que toda a igreja oferece a Deus à semelhança de Cristo (Rm: 15.16; Fp: 2.17; At: 13.2).

A palavra hebraica ‘shachah’ (adorar) fora traduzida na septuaginta como ‘proskunein’. Este termo grego também merece uma explicação. Originalmente tem o significado de beijar. Algumas vezes no antigo testamento designava a atitude de curvar-se: em homenagens a homens importantes e autoridades (Gn: 27.29; I Sm: 25.23); ou em adoração a Deus (Gn: 24.52; II Cr: 7.3; 29.29; Sl: 95.6). Em o novo testamento, aponta, exclusivamente a adoração que se dirige a Deus (At: 10.25,26; Ap: 19.10; 22.8,9). No seu emprego totalitário, implica em fazer orações, participar de um culto público, entoar hinos de louvor, designando o próprio ato externo, como também atitude interna correspondente (Jo: 12.20; At: 8.27; 24.11; At: 4.8 – 11; 5. 8 – 10; 19. 1 – 7).

Há também alguns outros termos não tão comuns nas escrituras, mas que podem oferecer um acréscimo ao que esta se explicando. Os vocábulos ‘eusebia’ (piedade) e ‘thresfeia’ (religião), aparecem no novo testamento para expressar a conduta do adorador através de uma vida piedosa (I Tm: 3.12; Jo: 9.9 – 35; At: 26.5; Tg: 1.26).

2 comentários:

  1. Olá, visitei seu blog e gostei. Se quiser poderemos fazer uma parceria. Visite o meu blog e diga qual sua impressão. Um grande abraço João Joaquim Martins. http://martins211.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Amados ,Paz do Senhor !
    Seu Blog è Muito Bom ,Parabens!
    Deus Vos Abençôe ,Obrigado Pelo Comentário no meu Blog ;Anunciando Jesus Cristo,www.evangelistamisael.blogspot.com
    Um Forte Abraço.Evang. Misael Ferreira
    Ass. de Deus - IADFJ-Brasília-DF

    ResponderExcluir