segunda-feira, 10 de maio de 2010

O CULTO NO ANTIGO TESTAMENTO

Não se pode falar de antigo testamento sem falar no povo de Israel. O povo de Israel adorava ao Senhor de muitas maneiras e de várias formas, dependendo das diversas circunstancias passadas pelo povo. Neste ínterim, é necessária a observação de que os rituais de culto estavam presentes na vida deles e causavam impactos profundos. Porém cabem algumas breves considerações antes da formação do povo.

O CULTO ANTES DA LEI

Antes da formação do povo de Israel e da entrega da lei, já se tinham formas de adoração. Nas escrituras sagradas, a primeira menção efetivamente feita sobre um culto no antigo testamento é a de Gn: 4. 2 – 7. Não se sabe o tempo nem o local em que fora ofertado o culto, porém sabe-se claramente que o de Caim foi rejeitada e a de Abel aceito. Neste primeiro relato bíblico acerca de um ato efetivo de adoração, encontramos Caim trazendo uma oferta ao Senhor, fruto da terra, e Abel trazendo dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura (Gn: 4. 3, 4). Diz a Bíblia que a oferta de Abel foi vista por Deus, pois ele deu o melhor. Sobre esse episódio, o Dr. Russell Shedd comenta que a oferta de Abel agradou mais do que a de Caim, não porque tivesse cumprido as exigências materiais, mas porque o coração de Abel estava em harmonia com o coração de Deus. (SHEDD, 2001, p.46) Esta é uma indicação primitiva no texto bíblico que aponta para a necessidade de que o adorador adore em espírito e verdade.As escrituras não fazem nenhuma menção de como fora a liturgia deste culto: não é registrado se eles oraram, se cantaram, ou se falaram alguma palavra, mas, o mais importante está registrado: a atitude divina diante deste culto. Não se tem também nenhum registro de algum sacrifício antes deste episódio e desconhece-se tal atitude nesta época.

Há uma ligeira afirmação de que os sacrifícios passaram a ser a principal forma de adoração posteriormente a este episódio. Todas as citações de culto durante a vida dos patriarcas foram destacadas pela realização dos sacrifícios. Os patriarcas erigiram altares (Gn: 8.20; 12.7,8; 13.18; 26.25; 33.20; 35.1; 17.15), e consideravam também árvores e poços com sagrados. (Gn: 12.6; 35.4; 16.14; Dt: 11.30; Js: 24.26).

Apesar dos altares, não se tem menção da existência de sacerdotes formais no tempo dos patriarcas. Porém, tem-se registrado, um encontro de Abraão com um notável sacerdote misterioso: Melquisedeque. Alguns eruditos especulam que ele era um rei cananeu, procedente de Salém (Gn: 14.17 – 20). Neste encontro, em vez de se levantar um altar ou de oferecer um sacrifício de animais, Abraão lhe ofereceu o dízimo de tudo. Melquisedeque é o primeiro sacerdote mencionado nas escrituras. Haveria outros sacerdotes nesta época? Não se pode responder esta pergunta, mas este ministério era exercido pelos próprios patriarcas, pois eles mesmos ofereciam os sacrifícios.

O CULTO DEPOIS DA LEI

Moisés inaugurou uma nova etapa nas práticas de cultos dos primeiros servos de Deus. Começou quando ele conduziu o povo de Israel para fora do Egito, e se estendeu até a era dos juízes. Durante os tempos dos juízes, o povo de Deus ainda adorava em tendas e em tabernáculo. Somente quando Davi foi coroado rei, que se fizeram planos pára a construção de um templo. Houve uma série de atividades acrescentadas nesta nova etapa. Quando Deus entregou os Dez Mandamentos a Moisés, deixou bem claro o seguinte:

Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem. (Êxodo 20.3-5)

Neste texto encontramos as palavras encurvarás e servirás, as quais significam atitude de culto. O serviço como culto, traduzido do grego, significa serviço sacerdotal. Serviço também pode ser tradução de “latreia”, encontrado no texto de Mateus 4.10, quando Jesus rebate a Satanás, dizendo: “...Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele servirás”. Neste texto, o servirás vem de “latreuseis”, enquanto que o adorarás vem de “proskuneseis”, que é também uma palavra grega com significado de culto. Começa assim a descrição de uma série de outras ordens para a realização do culto pós-lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário