quinta-feira, 27 de maio de 2010

ESPERANDO CONTRA A ESPERANÇA – Lição 9

Esse é sem dúvida um dos assuntos que podemos dizer estar presente em quase todos os textos da Bíblia, porque o alvo principal das Escrituras é levar a verdadeira esperança a todos os homens. O apóstolo Pedro escreveu: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos" I Pe !.3.

A esperança tem o seu fundamento firme somente no Eterno e Soberano Deus, e é baseado nisso que Pedro nos diz que Ele nos proporciona uma viva esperança, pois procede de uma fé sincera no poder de Deus "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam..." Hb 11.1. A esperança edificada nos fundamentos da Palavra do Senhor nos faz olhar para o futuro crendo nas infinitas possibilidades de Deus, não levando em conta quaisquer circunstâncias existenciais que se apresentem para contrariar as promessas de Deus. A verdadeira esperança nunca "abre mão" da fidelidade de Deus, o patriarca Jó mesmo se encontrando numa situação de extrema adversidade e dor, na qual por mais que ele se esforçasse para encontrar respostas para justificar tal calamidade, permanecia sem entender, porém, nem assim "abriu mão" da esperança, pois disse "Ainda que Ele me mate Nele esperarei...Jó 13.15. E ainda mais adiante Jó nos revela o fundamento da sua esperança "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. Jó 19.25, e assim observamos que Jó possuia uma esperança indestrutível, pois nem mesmo a morte poderia arrancá-la do seu coração assim como acontece com os pecadores, os quais não possuem uma verdadeira esperança, conforme o dito mundano "A esperança é a última que morre", e é verdade a esperança do incrédulo morre junto com ele, em Pv.11.7 está escrito " Morrendo o homem perverso perece sua esperança, e acaba-se a expectação de riquezas". Deus proporciona ao seu povo uma esperança Inabalável, e por isso nunca desistem, não murmuram, não permitem que suas forças esmoreçam, porque "...os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão". Is.40.31, um pouco de conhecimento sobre os processos existenciais da Águia nos darão um amplo entendimento sobre a profundidade e extensão da esperança naquele que é fiel e tem poder para realizar tudo que promete.

CRENDO CONTRA A ESPERANÇA

Aparentemente essa expressão parece um tanto paradoxal, pois diríamos quem crer é porque tem esperança, todavia, se pensarmos em esperança relacionada ao ato de esperar em coisas puramente terrenas, limitadas e incertas, entendemos que essa esperança é tão limitada quanto seus fundamentos, e por isso que alguns pessoas muitas vezes chegam a infeliz conclusão, chega!, desisto! Já não existe mais esperança. Essa Esperança se desenvolve no plano horizontal e sempre circunstancial, efêmera e limitada. Todavia a Esperança que temos enfatizado até o momento é que denominamos de Esperança Vertical, porque o seu alvo é o Deus dos céus que está acima de tudo e todos. A esperança horizontal na maioria das tem se constituído num sentido que procura ofuscar e destruir a esperança vertical. Foi nessa perspectiva que o apóstolo Paulo escrevendo aos romanos disse que Abrão "Creu contra a Esperança", lendo os textos é fácil compreender o porque dessa figura de linguagem. "O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer." (Romanos 4.18-21). Deus havia feito uma promessa grandiosa a Abraão, prometendo-lhe que dele levantaria uma grande nação, para era preciso que primeiramente Abraão e sua esposa Sara gerassem filhos, pois para que isso aconteça existem alguns fatores biológicos que são imprescindíveis. A medida que os anos iam passando parecia que a promessa ai ficando cada vez mais distante, pois a esperança horizontal começava a colocar obstáculos, até que um dia ela disse não, não tem existem mais possibilidades para que isso possa acontecer, porque a idade avançada de Abraão e Sara era uma evidência muito forte para destruir a esperança horizontal "Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar." (Romanos 11.12). Mas exatamente nesse de extrema contradição que a esperança vertical prevaleceu e creu contra a esperança horizontal. Quando todas as possibilidades terrenas foram esgotadas muitas vozes falaram para que Abraão abdicasse da esperança, mas mesmo experimentando algumas angustias e crises existenciais, demonstrando pouca força em alguns momentos ele continuou crendo, se auto-superou e colocou o seu nome na Galeria dos heróis da fé (Hebreus 11), tornando-se o Pai da fé. Crer contra a esperança é deixar de olhar para baixo, para lados e começar olhar somente cima, no momento de angustia do patriarca o Deus da providência aparece para ele e diz "Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas..." (Gênesis. 15.5). Quando utilizamos a esperança vertical, olhando para cima, para Jesus que o autor e consumador da nossa fé, nós aniquilamos a esperança a esperança horizontal, a esperança deste mundo que se opõe a nossa fé. Somente assim estaremos crendo contra a esperança.

O PROFETA JEREMIAS TAMBÉM CREU CONTRA A ESPERANÇA

O livro de Jeremias começa com Deus agindo para reanimar as esperanças do profeta, pois diante de um quadro tão caótico, no qual Jeremias via a sua nação caminhando para a destruição por causa da rebeldia à Palavra do Senhor. Talvez o profeta já estava se inclinando a pensar que aquele povo teria atingido o limite da paciência de Deus, assim como fizeram os homens de Sodoma e Gomorra e consequentemente trazendo sobre si a condenação definitiva. Todavia, é neste contexto de frustração e angustia que Deus aparece a Jeremias para entregar-lhe uma difícil missão e renovar-lhe esperança concernente as promessas que Ele mesmo tinha feito aos patriarcas, as quais para Jeremias pareciam estar muito distantes. Deus se apropria de uma metáfora a "vara de amendoiera" conforme Jeremias 1.11 "Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira." . Assim Ele estava relembrando a Jeremias que a nação haveria de florescer assim como floresceu a varão de Arão, "Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas. (Números 17.8). Mais interessante ainda é sabermos que a Amendoeira durante o inverno passa por um processo chamado "sono hibernal", isto é, ela dorme durante o inverno, fica sem produzir frutos, com um aspecto não muito agradável, todavia ela é a primeira arvore a despertar e aparecer na primavera. E é por isso que depois que Jeremias disse estar vendo uma árvore de amendoeira, Deus lhe respondeu "Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la." Entendo que o Senhor estava dizendo que muitas vezes as circunstâncias parecem contribuir para colocar suas promessas no esquecimento, mas Jeremias não devia se deixar abater pelo quadro adverso, porque para quem sabe o que acontece para a amendoeira poderá ignorá-la quando ela estiver passando pelo sono hibernal, pensando que chegou fim e a mesma não florescerá mais. Deus fala para que Jeremias pudesse crer contra as evidências naturais, e isto é crer contra a esperança. Porque assim como acontece com a Amendoiera, diz o Senhor a Jeremias que ninguém poderá frustrar as suas promessas, ainda que os seus projetos fossem interrompidos por algum tempo, por causa da desobediência daquela geração, Ele iria fazer a aquela sair daquela da frieza e do sono espiritual, e não só isso, Ele a faria também florescer, porque as promessas dele não falham, e era necessário que a esperança do profeta estivesse fundamentada nesse aspecto do caráter de Deus.

4 comentários:

  1. PAZ DO SENHOR! RIQUEZA DE COMENTÁRIO. SOU PROFESSOR DA EBD E ESTAREI USANDO SEU PONTO DE VISTA EM MINHA AULA, MENCIONANDO O NOBRE AUTOR.
    VISITE MEU BLOG E SEJA UM SEGUIDOR PARA COMPARTILHAR-MOS IDÉIAS.
    SEMEAMDOPARADEUS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  2. ROMANOS 1:22.[Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.] FIZERÃO INVENÇÃO DE VALORES ERRADOS FIZERÃO DA VERDADE MENTIRAS E AIR O RAMOS QUEBLO-SE. E NOS AGORA FONMOS INJETADOS PELA MISERICORDIA DE JESUS.

    ResponderExcluir
  3. ESTA LIÇÃO MARAVILHOSA E O COMENTARI DE VCS. É UMA BENÇÃO EU GOSTO MUITO! FICA NA PAZ DO SENHOR JESUS.

    ResponderExcluir
  4. Sou ladra de conhecimentos.Ainda mais com riquezas de detalhes como este comentário.Párabéns!Deus faz assim:usa o próprio homem, antes caído...agora regenerado, transformado e injeta nele conhecimentos para alimentar a tantos!Louvado Seja Deus.

    ResponderExcluir