sábado, 22 de maio de 2010

O PODER DA VERDADEIRA PROFECIA - Lição 8

As principais questões que afluem desse tema estão diretamente relacionadas com a palavra "PODER". A profecia de origem divina tem um poder irresistível e inquestionável, pois, conforme está escrito em Jr 43.13 "...agindo eu, quem impedirá?". A verdadeira profecia é fundamental como componente de sustentação e edificação da igreja do Senhor, sem a qual o povo de Deus perde todos os referenciais que conduzem a uma eternidade com Deus. A palavra profética é fiel e digna de toda aceitação (I Tm 4.9), porque por meio dela somos orientados sobre o projeto de Deus para as nossas vidas, para nos tornarmos habilitados à fazer a vontade do Senhor, mesmo que nos conside remos um tanto limitados para isso, obteremos força, segurança e certa de êxito, atentando a profecia do Senhor. O que Deus eterno fala é irrevogável "passarão os céus e a terra, porém minhas palavras permanecerão". O poder de influência da ação profética é tão impactante na vida das pessoas, que muitos têm procurado manipulá-la para tirar vantagens pessoais, que podem ser as mais diversas, tais como: destaque pessoal, riquezas materiais, manter pessoas sob o seu domínio, etc.

COMO DISTINGUIR A VERDADEIRA DA FALSA PROFECIA?

A primeira coisa que precisamos fazer é nos esforçarmos para vivermos como cristãos verdadeiros, isto é, viver uma vida de obediência e submissão aos ensinamentos da fé cristã que nos habilitam para sermos discípulos do Senhor Jesus, apresentando diariamente uma conduta humilde, disposição para amar o próximo e capacidade de renuncia. Essas virtudes e muitas outras que são pré-requisitos básicos da fé cristã determinam o nosso caráter, pois revelam a nossa semelhança com nosso divino pastor, demonstrando assim que somos suas ovelhas. Quando temos uma experiência de intimidade com o Senhor, somos conhecedores da sua fala "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem" João 10.27. Quando alguém dar ouvidos a vozes dos falsos profetas é porque talvez tenha se afastado um pouco do aprisco (o curral das ovelhas), e esqueceu o timbre das voz do pastor. As vezes colocamos toda culpa no falso profeta por termos enveredado por um caminho errado, porém, nem sempre as coisas são assim, pois na verdade o conselho errado foi apenas um pretexto para seguirmos uma tendência do nosso próprio coração.

Em segundo lugar temos que estar conscientes que a bíblia é a suprema palavra profética que foi dada a igreja, quando investimos tempo para estudá-la com o propósito de conhecermos o coração de Deus, descobrimos grandes verdades que estão encobertas para incrédulos, conforme nos diz o apóstolo Paulo "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus." (I Co 1.9,10).

O conhecimento espiritual é o resultado de um processo marcado pela busca e persistência, do contrário estaremos agindo semelhante adeptos do Gnosticismo que ensinavam que o conhecimento espiritual acontecia por meio de uma iluminação especial, mágica e instantânea, isto é, uma experiência totalmente mística. Tem muitos crentes experimentando uma existência de fracassos porque tem negligenciado para com o conhecimento da palavra profética, a bíblia. Está escrito " Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado." (Pv. 29.18). No nosso caso poderá até existir uma carência de profetas, porém nunca faltará a profecia, pois ela está diante de nós,em nossas mãos e em nossos corações, porém muitos de nós estão desprezando a verdadeira profecia, e por isso estão dão ouvidos a lobos devoradores, que estão somente querendo extrair a gordura das ovelhas. Esse patamar de corrupção e confusão doutrinária que tem se instalado nos dias atuais, deve-se a esse abandono da leitura e estudo da bíblia, "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos." Não nos esqueçamos a ausência do estudo bíblico sistemático é um campo muito fértil para o nascimento das heresias e a promoção de falsos profetas.

O TEXTO ABAIXO É UMA COMPILAÇÃO (O que está por trás do G-12, Pr. Paulo Cesar Lima)

O PERFIL DE FALSO PROFETA

À luz das escrituras, um falso pregador tem sempre no seu perfil algumas características bem sistemáticas. Mas a Bíblia aponta como defeito principal do falso profeta o interesse pessoal (Jo 10. 10,12,13). Aliás, há pelos três tendências bem acentuadas na vida de um falso arauto:

PREGA POR GANÂNCIA. Ele transforma o Evangelho de Jesus em objeto de liquidação. Vende as pessoas um lugar no céu; não tem nenhum escrúpulo de cobrar quantias vultuosas por uma oração de libertação e cura. Praticam a simonia da forma mais gritante e escandalosa possível, e negociam os carismas de Deus para auferirem lucro financeiro. De acordo com o apóstolo Paulo, os que assim agem se tornam inimigos da cruz de Cristo, porquanto o seu Deus é o ventre, e sua glória a vergonha (Fp 3.18,19).

PREGA POR PRESTÍGIO. Porque visa apenas a projeção pessoal, o estrelato e a publicidade, não se importando em dar glória a Deus em tudo. Não se preocupar em beneficiar os seus ouvintes, mas, sim, com o que pode tirar de vantagem de cada um deles. Geralmente, não se importa com ninguém, a não ser consigo mesmo. Instrumentaliza a Palavra de Deus para proveito pessoal, roubando todos os méritos de Deus para si próprio.

PREGA PARA TRANSMITIR AS PRÓPRIAS IDÉIAS. Não se coloca na presença de Deus apenas como porta-voz de sua mensagem, deixando-a fluir como Palavra de Deus para o coração humano. Mas faz questão de se colocar como co-autor dessa mensagem. Aliás, todo falso pregador começa difundindo as suas próprias idéias a partir do que ele chama de uma "nova" revelação(visão) de Deus. A maioria das seitas e religiões falsas existentes usa dessa mesma estratégia para conseguir adeptos. Começam por uma visão que alguém diz ter recebido de Deus ou de um anjo, e depois saem apregoando o ocorrido pelos quatro quantos. Dái para frente, o que o que era até então apenas uma "experiência" fictícia, passa a ser a verdade de todo. (Pr. Paulo Cesar Lima)

CONCLUSÃO:

Quando o apóstolo Pedro afirmou que nenhuma profecia é produzida por vontade de homem algum "Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" (2 Pe 1.21), Pedro está se referindo a profecia verdadeira, a qual em tempo nenhum dependeu do querer humano. Porém, isso não tem sido considerado por muitos que vivem no meio evangélico com o propósito de conquistarem o "status de profeta". Existem pessoas que tudo que falam ou fazem procuram autenticar com a afirmação de que o "Senhor falou", devemos estar conscientes que Deus nem sempre fala quando nós afirmamos estar falando por Ele, por isso requer-se muito cuidado para não estarmos usando o Santo do Nome do Senhor em vão, porque em êxodo cap. 20 diz que ele não considerará tal inocente. O nosso profeta em foco, Jeremias vivenciou de perto essa experiência e não vacilou em denunciar os falsos profetas que estavam atuando em Israel (Jr 27. 1-22; 28.1-17). Aparentemente os profetas institucionais da época de Jeremias pareciam produzir uma profecia politicamente e históricamente correta, pois o povo precisava ser motivado para reagir aos inimigos, no fato de que o Deus que operou no passado também operaria no presente. Todavia, não era essa a profecia para o momento, eles estavam produzindo uma profecia para legitimar os seus interesses, por isso, é preciso julgar a profecia em todo plano das Escrituras. Para nos deixarmos seduzir por esses falsos profetas precisamos conservar uma visão biblicamente correta, segundo a vontade de Deus e não conforme a soberba dos homens.

Um comentário:

  1. EU SOU ALX.DA ASSEMBLÉIA DE DEUS MISSÃO MACEIÓ AL. AMEI OS VOSSOS COMENTARIOS MAIS QUE LIÇÃO MARAVILHOSA DEUS CONTINUE ABENÇOANDO A TODOS OS BLOGUEIROS TODOS SÃO MARAVILHOSO DEUS LI DER UMA BOA AULA EU ESTO TAMBÉM PREPARANDO O MEU COMENTARIO AMÉM?. FICA NA PAZ DO SENHOR JESUS[ VINDE A MIM E APRENDEI DE MIM ] SEGURI O TEMA S.MATEUS 11:28P/A. E 11:29P/A.TEM GENTE QUERENDO EMSINA DE QUALQUER JEITO MAIS TUDOS SABEM QUE NÃO É ASSIM...

    ResponderExcluir