sexta-feira, 30 de abril de 2010

O PODER DA INTERCESSÃO – lição 5

A ORAÇÃO OCUPOU O CENTRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE JESUS

A oração constante, persistente, desvelada e vitoriosa atingiu seu clímax na vida e obra de Jesus Cristo. Em Mc 1.35 encontramos o Mestre em privação do sono para dedicar-se ao labor da oração. Houve ocasiões em que ele passou noites inteiras em comunhão com o Pai. Lc nos revela uma dessas noites em seu Evangelho(6.12), antes da escolha dos doze discípulos. É notável o fato de Jesus revestir de sublime importância a prática da oração. O terceiro Evangelho salienta que Jesus orou ao Pai antes de cada acontecimento importante de sua vida: no momento do seu batismo no Jordão (Lc .21); na Eleição dos doze discípulos (Lc 6.12ss); quando revelou sua identidade ao círculo íntimo de seus discípulos (Lc 9.18-22); no momento em que foi transfigurado no alto do monte (Lc 9.2,29); no dia que foi traído e preso pelas autoridades judaicas (Lc 22.39,40); Na cruz do Calvário, antes de sua morte expiatória (Lc 23.44-46). Lucas enfatiza que Jesus sempre buscava intensificar sua comunhão com o Pai antes de tomar uma decisão importante nas fases decisivas de seu ministério. Ele ora segregado dos homens, solitário, na intimidade divina. A oração de Jesus o mantém unido a Deus. A vontade do Pai torna-se prioridade em sua vontade. Deus encontra-se sempre no centro da vida de Jesus Cristo. O Pai e o Filho são um.

A ORAÇÃO OCUPA O CENTRO DO MINISTÉRIO ATUAL DE NOSSO SENHOR RESSURRECTO

O ministério de Jesus Cristo não terminou com sua morte e ressurreição. Ele subiu ao céu em consagração ao ministério de intercessão em favor dos pecadores que ficaram na terra. O escritor aos Hebreus ratifica esta verdade quando diz: "mas este, porque permanece para sempre, tem seu sacerdócio perpétuo. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles" (Hb 7.24,25). Ao subir para estar à destra de Deus, Jesus iniciou outra fase igualmente importante na obra da redenção humana. Através de sua intercessão permanente junto ao Pai, ele continua aperfeiçoando nos cristãos a salvação que já realizou.

A atividade principal de Jesus no presente é interceder por nós. Através de sua intervenção no próprio céu estamos sendo salvos pela misericórdia de Deus. Segundo as Escrituras, "Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus" (Hb 9.24).

Este ensino da Bíblia Sagrada impressiona-nos em demasia. A oração se reveste de importância vital diante deste fato. O tempo melhor utilizado nesta vida é aquele que gastamos em fervorosa oração perante a face de Deus. O apóstolo Paulo ensina que "(...) Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós"(Rm. 8.34). Portanto, somos mais do que vencedores na vida cristã. Nossa vitória maior está alicerçada em Jesus Cristo, o intercessor que nos ama intensamente. Se incorremos em pecado, a ele podemos recorrer. Jesus é o nosso advogado para com o Pai. Segundo as Escrituras "(...)ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (Jo 1.9). Inflamado pelo exemplo de Cristo, busque uma intimidade maior com Deus através do seu nome. O Pai precisa de intercessores aqui na terra. Dedique o melhor do seu tempo e potencial no aprendizado e labor da oração intercessória.

OS FUNDAMENTOS BÍBLICOS DA ORAÇÃO INTERCESSÓRIA

O propósito de Deus é que todo o seu povo esteja voltado para as muitas necessidades das demais pessoas, principalmente a profunda necessidade espiritual do mundo. Estamos cercados de uma infinidade de pessoas extremamente carentes, que vivem em trevas sem Deus, sem paz e sem salvação. Por isso, precisamos levar a sério a exortação do apóstolo Paulo: "Exorto, pois, antes de tudo que se façam suplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens (...) Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade" (I Tm 2.14).

Orar por todos os homens inclui nossos amigos, inimigos, desconhecidos e entes queridos. A exortação de Paulo insere nossos irmãos em Cristo e obreiros do Senhor espalhados por sua grande Seara. O ministério da intercessão por todos os homens e mulheres é uma obra gigantesca que Deus colocou sob a responsabilidade de sua igreja. Portanto, um dos graves pecados de omissão que a igreja de Jesus vem cometendo ao longo das gerações é a negligência na intercessão perseverante em favor do mundo.

ORAÇÃO NA PERSPECTIVA BÍBLICA CONFORME O PR. CAIO FÁBIO

Do ponto de vista bíblico orar é ora-ação. É desencadear poderes no interior humano e no céu os quais se transformaram em ações as mais eficazes na terra. É um ato de conspiração com o mais forte de todos os aliados. É subverter situações e dar um golpe de estado nas coisas imutáveis.

Na existência de Jesus a oração faz parte da "dinâmica" de sua vida e de suas atividades. Assim é que o vemos diariamente à sós no deserto, no monte, numa caverna, à beira-mar ou cedinho no templo. Para Jesus a oração era a chave com a qual ele abria a porta do dia e a tranca com a qual ele fechava os portões da noite.

Modernamente, entretanto, a oração tornou-se símbolo da impotência humana. Daquilo que se faz quando não se pode fazer nada prático. Para Jesus, no entanto, nada era mais prático do que orar. Orar é o que ele faz antes de iniciar sua vida pública (Mt 4), é o que ele faz durante a sua vida pública e é também o que ele faz quando encerra sua vida pública: "Pai, nas tuas mãos eu entrego o meu espírito". Nossa geração, entretanto, não encara a oração como investimento e sim como desperdício. Fala-se em gastar tempo em oração. Oração, no entanto, não é gasto, é um investimento. Dentre os investimentos, o melhor de todos eles.

Segundo o autor acima, duas coisas contribuíram fortemente para que houvesse nos tempos hodiernos, esse desinteresse pela oração. Uma é a teologia liberal e outro é o pentecostalismo sem piedade. Apesar de já não exercer tanta influência no mundo atual, os princípios da teologia liberal provocaram alguns estragos na fé cristã, os quais perduram até o dia de hoje. Devido ao fato que essa ideologia proclamava um conceito de Deus que se aproximava muito do panteísmo. Mesmo falando sobre um Deus-pessoa, deixavam claro que Deus era um ser totalmente impessoal. Isto e, Ele era pessoa, mas não estava afim de qualquer relacionamento com os seres humanos, não tinha nenhuma preocupação com os dramas humanos. Nessa perspectiva a única preocupação do Ser divino, seria com à manutenção da criação e com os grandes dramas da coletividade. Sendo assim, o indivíduo ficou sem ter a quem recorrer, pois Deus só age por atacado e não a varejo. As angustias do indivíduo não eram prioridades para o "Deus" dos liberais. Seu Deus não se importava com as dores de cabeça dos indivíduos que tinham nome e endereço.

Hoje existem líderes evangélicos que dizem odiarem o liberalismo teológico, porém se identificam com nível mais característico de sua negatividade: a ausência de oração. O liberalismo ficou no esquecimento, mas sutilmente tem arrastado uma multidão de conservadores, que na suas práticas ministeriais destituídas de oração, se revelaram como liberais enrustidos e hipócritas.

A outra causa é o PENTECOSTALISMO SEM PIEDADE, hoje essa realidade é muito patente do que na época que o autor supracitado escreveu essas palavras. É necessário que fique bem claro, que a intenção não é atingir o povo pentecostal de uma forma geral, porém, um alerta para as muitas situações paradoxais que estamos vivendo na atualidade, não só no meio dos chamados neo-pentecostais, mas também no próprio pentecostalismo histórico. Ficamos perplexos e angustiados com as ênfases dos principais líderes pentecostais desses pais. Qual a ênfase da igreja evangélica hoje no Brasil? A princípio eu diria que não é a oração, e muito menos a oração intercessória. Existe muito discurso mas pouca prática. Na verdade temos observado que as situações vexatórias tem se multiplicado. O que prevalece são disputas políticas pelo poder eclesiástico, onde o pensamento maquiavélico permeiam as ações, pois as acusações, a desconsideração e o desprezo de uns para com os outros exclui qualquer alternativa que envolva a oração, principalmente a intercessória. Como falar de oração intercessória se existem lideranças nesse pais líderes que não aceitam a união do povo de Deus por que isso vai de encontro aos seus interesses políticos, Deus tenha misericórdia dos tais!. Como falar de oração intercessória, quando o coração está cheio de orgulho e prepotência. É vergonhoso vermos pastores de grandes igrejas pentecostais, isolados em seus reinos eclesiásticos, agindo com indiferença e até com menosprezo e insultos para com aqueles que estão fora dos seus domínios, isso, porque só estão preocupados com o seu ativismo numérico fanático, misturado com a intensa disputa de poder polítco-eclesiástico. Não há tempo para a oração intercessória quando as lideranças estão ocupadas com teologias espúrias, que não priorizam o reino de Deus "venha a nós teu reino", e sim os caprichos e as fantasias humanas. Assim, acontece porque esse é um mecanismo eficaz para manipular as pessoas para que elas alimentem esses sistemas, pois, essas lideranças acham que muito mais importante do que orar pelas pessoas, investir bastante tempo nessa prática, é menos eficaz dos que o seus super ministérios através dos poderosos satélites. Portanto, observe atentamente esses meios e observe quais palavras mais enfatizadas, com certeza você vai descobrir que a oração não ocupa o centro do ministério dessas pessoas como foi com Jesus, Paulo, Jeremias, Moisés, Daniel, Neemias e todos os outros homens bíblicos, os quais foram fiéis ao Senhor.

A NECESSIDADE DE INTERCESSORES

A igreja precisa urgentemente de intercessores pois estamos vivendo turbulência, uma confusão ética, na qual presenciamos uma inversão de valores generalizada nos meios cristãos. Muitos acham que estão vivendo em plena prosperidade, não necessitando mais de coisa alguma, porém a Palavra do Senhor revela outra realidade com relação a muitos que estão agindo assim, pois, são: "infeliz, miserável, miserável, pobre, cego e nu" (Ap. 3.7). Jesus é taxativo com essa questão, quando ele nos diz que é impossível servir a Deus e às riquezas (Mt. 6.24), porém, muitos tem ignorado essa verdade e continuam divididos. A igreja precisa de intercessores à semelhança de Moisés, Jeremias e Daniel, os quais tenham profunda intimidade com o Senhor, que invistam tempo ouvindo a Palavra do Senhor e contemplando a sua Glória. O verdadeiro intercessor não tem pressa, para ele o lugar da intercessão não é um "fast food", pois, tem uma profunda consciência dos resultados provenientes de um longo período de oração. Certa dia John Wesley disse: "Tenho tanto que fazer, que preciso passar várias horas em oração antes de ser capaz de fazê-lo". Não é de admirar que ele tivesse transformado completamente a Inglaterra. Ele sabia interceder.

O verdadeiro intercessor tem que ser abnegado abnegado. Deus ofereceu-se para destruir Israel e estabelecer uma nova nação através de Moisés, mas este recusou a sua oferta (Ex. 32.10). Deus fez a mesma oferta quando Israel se rebelou em Cades-Barnéia, e Moisés rejeitou-a novamente (Nm 14.12). Ele não desejava promoção pessoal; queria o bem do seu povo e a glória de Deus.

O intercessor eficiente ora fundamentado no caráter e na aliança de Deus. É bom lembrar que Neemias também orou assim. Moisés lembrou ao Senhor as suas pormessas a Abraão, Isaque e Jacó e salientou que o que estava em jogo era a glória do Senhor, e não da nação. Se Israel não chegasse a Canaã, as outras nações diriam: "O Deus deles pode começar, mas não consegue terminar!"

CONCLUSÃO

O intercessor é um verdadeiro cooperador de Deus. Ao esperar. Ao esperar na presença de Deus para ouvir a sua voz de comando, ele sempre coloca em sua mente alguém que esteja precisando de intercessão. As vezes, acontece de vir à mente alguém de quem você não se lembra há anos. Quando isso acontecer, ore em seguida. Talvez essa pessoa esteja em circunstâncias difíceis e necessite de ajuda com urgência. É provável que você nunca venha a saber o porquê daquela abrupta lembrança até chegar ao céu. Lá, com certeza, você conhecerá as transformações ocorridas nas vida daquela pessoa pela qual você intercedeu.

A intercessão faz mesmo a diferença real e específica na vida das pessoas. Deus age em resposta ás intercessões do seu povo. Ló foi liberto da destruição de Sodoma e Gomorra pela intercessão de Abraão (Gn 18.22-33). Os israelitas foram ricamente abençoados por Deus através das intercessões de Moisés e Samuel (Jr 15.1). Os sábios da Babilônia foram libertados da ira do rei Nabucodonozor pela intercessão de Daniel e seus companheiros (Dn 2.1-49). Os habitantes de Judá escaparam da destruição dos assírios pela intercessão do rei Ezequias e do profeta Isaías (2Cr 32.20,21). A Biblia Sagrada e os livros devocionais estão cheios de prodígios e grandes sinais operados pelo Senhor em resposta às intercessões fervorosas dos seus servos ao longo da história do cristianismo.

Fontes:

FÁBIO, Caio. Oração para viver e morrer. Niteroi-RJ, Editora Vinde. 1993.

PAIS, Léo Francisco. Oração. Rio de Janeiro, Editora Juerp. 1992.

Obs: O Texto acima está composto de comentários pessoais, adaptações das fontes, e compilações na integra de alguns textos das fontes.

3 comentários:

  1. Olá, amigo Vicente. Seu blog também é muito enriquecedor. Parabéns! Que Deus siga abençoando a sua vida grandemente.

    ResponderExcluir
  2. MISS.LEONILDA POR FAVOR ANTES DE COMENTAR LEIA JOÃO 8;7B E32 PORQUE MUITAS VIDAS ESTÃO INDO PARA O MUNDO POR FALTA DE VIGILANCIA DE ALGUNS PASTORES, PELO QUE JA VI E NAO CONCORDAR.NÓS OBREIROS ESTAMOS DEIXANDO AS ORAÇÃO PELOS COMENTARIOS VAMOS MAIS ENTERCEDER DO QUE FALAR AMEM ABRÃO OROU MAIS

    ResponderExcluir
  3. Oração efeito algum possui se ela não estiver acompanhada de uma boa vigilancia por isso sejamos sobrios e constante que não falte oração,vigilancia e fundamento de todas as coisas a Palavra

    ResponderExcluir