sábado, 24 de abril de 2010

CHORANDO AOS PÉS DO SENHOR- Líção 4

Chorar é um ato pelo qual externamos os mais profundos sentimentos que estão se processando no âmago do nosso Ser. Sendo assim, as lágrimas no rosto de alguém pode exercer um grande poder de convencimento, pois a grande maioria das pessoas são facilmente sensibilizadas ao verem uma pessoa chorando. Conscientes disto precisamos de maturidade espiritual para analisarmos todas as situações, pois vivemos num mundo maquiavélico, no qual muitas pessoas são capazes de utilizarem qualquer tipo de artifício para conseguirem seus intentos, inclusive se banharem em lágrimas, pois o cerne da filosofia de vida dos tais é que: "os fins justificam os meios". Ainda existem os profissionais do choro. Na cultura judaica haviam mulheres que eram pagas para tornarem os velórios mais autênticos, isto é, fazer uma encenação naqueles velórios em que os parentes do morto não tinham muitos motivos para chorar, então estas mulheres eram contratadas para criar um clima de emoção apropriado. Temos que estar atentos porque em alguns arraias evangélicos da atualidade estão convidando (contratando) pessoas para os seus eventos, com a exclusiva finalidade de criar um clima místico, produzir uma êxtase emocional e psicológica para que as pessoas chorem, pulei, gritem, etc., os tais tem nome de pregador, pastor, mas na verdade são verdadeiros artistas.

O CHORO QUE AGRADA A DEUS

Apesar de tudo que foi dito acima existe o choro que agrada ao Senhor nosso Deus. A grande maioria das pessoas que entregam as suas vidas ao Senhor, se aproximam do altar em lágrimas. Este tipo de choro é ocasionado pelo fato do indíviduo ter sido convencido do seu próprio pecado e levado a um arrependimento sincero. Essa compreensão sobre a dimensão da ofensa dos nossos pecados contra Deus, nos faz chorar profundamente como uma forma de lamentarmos o quanto fomos contrários ao nosso Criador e que mesmo assim Ele não desistiu de nós, pelo contrário, pagou as nossas dívidas, tendo ele mesmo assumido as nossas culpas e aceitado sofrer a pena em nosso lugar.

Os crentes também devem chorar pelos seus próprios pecados. Todos conhecem a história do apóstolo Pedro, o qual negou ao Senhor Jesus de uma forma grosseira, e o caso se torna ainda mais agranvante quando lembramos que Pedro havia jurado ao próprio Jesus, que mesmo que todos o abandonassem ele jamais faria isso. Porém, sabemos que logo após ao fato apóstolo se conscientizou da grande vacilada que tinha cometido. A Bíblia diz que Pedro chorou amargamente, embora algumas pessoas possam dissimular numa situação como essa, temos a absoluta certeza que a reação do apóstolo foi o resultado de profunda convicção do seu pecado como também de um sincero arrependimento, pois a partir daquele momento a vida do homem de Deus mudou. Existem pessoas que choram por qualquer coisa, porém, continuam cometendo os mesmos pecados, não demonstrando qualquer mudança, revelando-se uma pessoa desiquilibrada emocionalmente ou hipócrita.

Os profetas de Deus choram pelos por causa dos pecados das outras pessoas, Jesus é nosso maior exemplo, o evangelista Mateus registra que um dia Jesus entrou em Jerusalém e ali ele contemplou a extensão do pecado daquela nação e o fim que eles teriam como conseqüência da desobediência. Então Jesus chorou sobre Jerusalém e disse "Jerusalém, Jerusalém, quantas vezes quis eu agarsalhar-te como a galinha faz com os seus pintinhos, porém, tu não quiseste". É muito triste para qualquer pregador comprometido com o reino de reino de Deus, olhar e ver as multidões caminhando para o abismo virando as costas para a salvação do Senhor. Creio que muitos homens Deus já prantearam por muitas vezes por causa dessa visão do mundo perdido. Depois de Jesus, Jeremias é o nosso grande exemplo, esse profeta derramou tantas lágrimas pelo seu povo, que a história bíblica lhe conferiu o tíltulo de "profeta chorão". Jeremias externa os seus sentimentos com muitas lágrimas "Prouvera a Deus a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos, em uma fonte de lágrimas! Então choraria de dia e de noite os mortos da filha de meu povo." (Jr 9.1).

A DOUTRINA DO CHORO

Mateus 5.4 "Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados". Para alguns isto pode até parecer paradoxal. Que tristeza é essa que pode produzir a alegria e a benção de Cristo naqueles que a sentem? Está claro que no contexto que aqueles que receberam a promessa do consolo são, em primeiro lugar, não os que choram a perda de uma pessoa querida, mas aqueles que choram a perda de sua inocência, de sua justiça, de seu respeito próprio. Cristo não se refere à tristeza do luto mas à tristeza do arrependimento.

Este é o segundo estágio da Benção espiritual. Uma coisa ser espiritualmente pobre e reconhecê-lo; outra é entristecer-se e chorar por causa disto. Ou, em uma linguagem mais teológica, confissão é uma coisa contrição é outra.

Segundo Jhon Stott "existem lágrimas cristãs, mas são poucos os que as vertem". Não nos esqueçamos que Jesus chorou por causa dos pecados da humanidade, pelas amargas consequências que trariam no juizo e na morte, e pela cidade impenintente que não o receberia. Nós também deveriamos chorar mais pela maldade do mundo, como os homens piedosos dos tempos bíblicos. "Torrentes de águas nascem dos meus olhos" , o salmista podia dizer a Deus, "porque os homens não guardam a tua lei" (Sl 119.136). Ezequiel ouviu o povo de Deus descrito como aqueles que "suspiram e gemem por causam de todas as abominações que se cometem no meio de Jerusalém" (Ez. 9.4). E Paulo escreveu sobre os falsos mestres que pertubavam as igrejas do seu tempo: Pois, muitos andam entre nós... e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.

Todos os crentes que choram, que lamentam os seus pecados serão consolados, pelo único consolo que pode aliviar o desespero, isto é, o perdão da Graça de Deus. O maior de todos os consolos é a absolvição anunciada sobre cada pecador contrito que chora. "Consolação de acordo com os profetas do Velho Testamento, seria uma das missões do Messias. Ele seria o "Consolador" que curaria os quebrantados de coração.

Muitos pensam que os cristãos verdadeiramente prósperos são aqueles que exibem um contínuo sorriso em seus rostos, porém, os que assim pensam estão totalmente equivocados, porque a medida que atingimos a maturidade cristã nos tornamos cada vez mais sensíveis ao sofrimento que o pecado causa na vida das pessoas, e então somos impulsionados pelo Espírito Santo para intercedermos com lágrimas diante do trono da Graça de Deus.

Fonte de Apoio: Mensagem do Sermão do Monte (Johon W. R. Sttot)-ABU Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário