segunda-feira, 26 de abril de 2010

O ISLAMISMO E A BÍBLIA

TÓPICOS SOBRE O ISLAMISMO

ALCORÃO- “AL QURAN” ou Corão – significa a leitura, ato de ler ou simplesmente “recitações”. Em termos de volume é aproximadamente 4 vezes menor que o Novo testamento. É composto de 114 capítulos (suratas) e 6.235 versículos (ayah). Segundo o Islã o Alcorão é a última e mais completa manifestação de uma série de escrituras sagradas, das quais sobreviveram: A Lei de Moisés (Torah); os Salmos de Davi (zabur); Evangelho de Jesus (Injil) e o Corão de Maomé. O mesmo é produto das revelações que Maomé teria recebido através do anjo Gabriel, as quais ele passava a recitar aos seus seguidores. O conteúdo do Alcorão é diverso: mitologia, política, moral, questões legais e judiciárias e prescrições rituais.

Para os muçulmanos o Alcorão é palavra de Deus, confirmando os livros anteriormente revelados, e desta maneira também admite que Maomé é o mais perfeito mensageiro de Deus. Mesmo assim confere certo crédito ao N. T. e ao A. T. , pois, o Corão afirma que no Pentateuco há direção e luz, e que os fiéis devem seguir os ensinamentos dos profetas e de Jesus filho de Maria, porque no Evangelho há direção e luz.

O Alcorão também cita vários profetas do Ant. Test. Como mensageiros de Deus. Diz que Abraão foi o fundador do Islã e do primeiro santuário árabe (a kaaba). Também afirma que Jesus foi um profeta singular, um dos grandes mensageiros de Deus, confirma que Ele nasceu de uma virgem, sua capacidade de realizar milagres e sua ascensão ao céu.

PRINCIPAIS CRENÇAS

1. DEUS COMO ÚNICO SENHOR – Nisto se contrapõe ao politeísmo árabe, a doutrina da Trindade e a veneração a Maria. No Islã só há um Deus e esse é Allah (o único). O islã não tem muito a dizer sobre a natureza e os mistérios pessoais de Deus. Allah é um Deus impessoal, é totalmente transcendente e só manifesta a sua misericórdia através de revelações angelicais aos seus mensageiros escolhidos, os quais exercem um papel messiânico e de mediadores entre ele e os homens. O homem só se relaciona com Allah através de um pacto de amor, comprometendo-se adora-lo como único Senhor, realizar seus rituais e testemunhar do seu amor, para alcançar misericórdia de Allah nesta vida e recompensa na vida futura.

CONTRADIÇOES: a) Não admitem a paternidade de Deus. O conceito de um pai de amor compaixão não existe no islamismo, também não se destacam seus atributos, como amor, santidade e graça, como no cristianismo. A Paternidade de Deus na Bíblia: Pai glorioso (Ef. 1.7) ; Pai Santo (Jô. 17.11); Pai Justo (Jô 17.25); Pai perfeito (Mt 5.48); Pai misericordioso (LC 6.36; 2Co 1.3); Pai Gracioso (Mt 7.11; Rm 1.7).

PREDESTINAÇÃO – Ensinam que o bem e o mal procede de Allah.

NEGAM A DOUTRINA DA TRINDADE

2. CRISTOLÓGIA DEFEITUOSA – Dizem que Jesus não confirmou a Lei, mas, ao contrário, enfrentou toda a legalidade com o seu amor radical e por isso mesmo foi julgado.

Mt 5.17-20 – Jesus cumpriu a lei; Jô 19.30; Gl 5.1-12. Negam a doutrinação da encarnação; não admitem que Jesus seja o Filho de Deus e que tenha morrido na cruz e tenha ressuscitado. Dizem que afirmar que Jesus é Deus é uma blasfêmia, um pecado imperdoável. Jô .14,34; I co 15.3-6,17, Hb 1.3;

O ESPÍRITO SANTO – é apenas uma força que emana de Deus.

3. ESCATOLOGIA CONFUSA – Crêem na imortalidade da alma. Afirmam existir um anjo da morte que separa a alma do corpo. Os que não tiveram fé suficiente receberam a “pena do sepulcro” para aguardar o dia do Juízo. Os bons receberam por antecipação “as alegrias dos paraíso”. Os profetas e Mártires sobem diretamente para o céu. O paraíso é representado como um jardim com árvores frutíferas, água cristalina, leite, vinho e mel, e também como um harém com muitas mulheres bonitas. O único elemento espiritual do paraíso é o prazer de contemplar a Allah.

4. EXISTÊNCIA DE ANJOS. – Assumem a missão reveladora do Espírito Santo.

OS PILARES DO ISLAMISMO

  1. A PROFISSÃO DE FÉ (Credo Muçulmano) “DOU TESTEMUNHO DE QUE NÃO HÁ DEUS FORA DE ALLAH E MAOMÉ É O SEU ENVIADO”
  2. A ORAÇÃO RITUAL (SALAH) –Deve ser feita cinco vezes por dia (al alvorecer, ao meio-dia, à tarde, ao pôr-do-sol e antes de dormir). Deve ser feita em estado de pureza e em lugar puro. Esta pureza é realizada por meio de abluções: Lavar com água limpa o Rosto, as mãos, os antebraço, os pés e cabeça. A posição é voltado para o a cidade de Meca. A prece ritual é um ato de louvor e adoração e não implica qualquer idéia de pedido nem laço pessoal entre o homem e Allah.
  3. DÍZIMO RELIGIOSO OU ESMOLA RITUAL (ZAKAH) – Corresponde a 2,5% do capital permanente produtivo da pessoa. Deve ser dado de preferência no final do mês do Ramadam, para que Allah abençoe o Jejum.
  4. O RAMADAM (SAUM) – É obrigatório a todo o Mulçumano, porém com algumas exceções. É um mês de Jejum. Os jejuns vão do alvorecer ao pôr-do-sol. A finalidade do Jejum é educativa: serve para humilhar o corpo e purificar a alma, além de fazer participar do sofrimento do obre e do indigente.
  5. A PEREGRINAÇÃO (HAJI)- Ir a Meca a cidade santa do Islamismo é um voto sagrado de cada mulçumano para participar de vários rituais na Kaaba.
  6. AS GUERRAS SANTAS (JIHAD). É a expansão da religião e do estado islâmico através da força bélica. Isto é totalmente contrário ao evangelho de Cristo, pois, Ele é o Príncipe da Paz. Is 9.6,7; Is 26.3, 26.12; 32.17; Hb 12.4; Fp 4.9; I Pe 1.2

3 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho no blog. Já estou seguindo.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão muito bem-vindos.

    www.adonainews.com.br

    Vicente Lino da Natividade Apelidado: NEL

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este blog, Parabéns, já estou seguindo, se possível passa no meu blog, pois iniciei este mês, seus comentarios será bem vindos.
    http://assembleiadedeus-jdveracruz.blogspot.com/

    Deus continue te abençoando.

    Ev. Edson Ferreira - Santo André - SP

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir