O QUE É TEOLOGIA?
Quero iniciar está dfinição partindo das palavras do grande teologo comtemporaneo, Karl Barth "a Teologia evangélica tem como tarefa ouvir a palavra de Deus em sua plenitude, tanto intensiva como extensiva, como palavra da aliança da graça e da paz, e de assim entendê-la e tematizá-la: como palavra de Deus tornada carne no Cristo de Israel de modo particular - e justamente nele, enquanto Salvador do mundo, dirigida a todas as pessoas de modo universal". Assim como Barth eu entendo que a teologia é nada mais do que a reflexão sobre o projeto de Deus para a humanidade, portanto a teolgia se torna imprescindível a medida em que qualquer a pessoa procura pensar de maniera inteligente e coerente sobre Deus. Segundo Roger Olson " a teologia não só é inevitável e universal, como tembém valiosa e necessária. Sem a reflexão formal a respeito do significado do Evangelho da salvação que é parte da teologia, ele se degeneraria rapidamente para a condição de mera religião folclórica e perderia toda a sua convicção da verdade e sua influência sobre a igreja e a sociedade". Eu fico extremamente preocupado quando paro para fazer reflexão sobre a prática relgiosa de algums sistemas religiosos no Brasil, porque isso me faz concluir que estamos vivenciando um cristianismo sem reflexão teológica, dar-se muito mais ênfase ao misticismo do que a reflexão fundamentada nos principios do Evangelho de Cristo. A reflexão teológica séria e comprometida com a Palavra de Deus é único meio de não nos envolvermos com esse cristianismo folclórico de culto terapêutico e sentimentos pessoais que tem se configurado em muitos lugares bem próximo de nós. A Teologia também prepara os cristãos para uma Praxis social conforme a proposta de Jesus, neste aspecto, a teologia ajuda cristãos na sua luta pela criação de uma sociedade fundamentada na justiça e na liberdade.
Observemos com muita atenção o que diz Walter Kunneth "Sem a teolgia, a comunidade cairia no erro de deturpar e obscurecer a mensagem evangélica, de dar informações incorretas sobre ela, e, com isso, falhar na realização efetiva de sua tarefa. Sem segurança teológica, a Igreja estaria sujeita a influências e heresias externas. Uma comunidade que rejeita o olho da teologia está ameaçada de cegueira. Isto é, está fadada ao perigo de não mais enxergar o essencial e o propósito da fé cristã". Está argumentação esclarece muito bem a profunda relação entre fé e teologia. Todo ser humano que tem um relacionamento contínuo com Deus, tem na fé a base dessa relação, porém essa mesma fé precisa de uma racionalização que proporcione maturidade, então é exatamente aí que a teologia atua, fornecendo ao cristão meios pelos quais ele possa ter uma maior compreensão das realidades espirituais.
A teologia nunca pode ser dissociada da participação pessoal, espiritual e, enfim, integral do sujeito que a pratica. Presupõe do indivíduo, ao iniciar a atividade teológica, uma prévia aceitação pessoal do conteúdo daquilo que vai estudar, a saber, a revelação divina na Escritura. Diz Kunneth "a vida do Espírito Santo toma conta do homem todo, e com isso também de sua capacidade de compreensão. As funções intelectuias do homem são determinadas, liberais e novamente orientadas pelo Espírito Santo". Vou concluir usando de um pouco de ousadia, pois, quero dizer que a verdadeira teologia é aquela que é movida pelo poder do Espírito de Deus, porque somente ele pode ensinar ao homem as verdades a respeito de Deus. Qualquer produção teologia que esteja alienada da ação do Espírito pode ser considerada pior do que qualquer ideologia humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário