quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A ORAÇÃO DA IGREJA E O TRABALHO DO ESPÍRITO SANTO

O ministério da oração desenvolvido pela igreja é fundamental para o êxito e crescimento do povo de Deus. Entre as poderosíssimas armas que a igreja possui está a oração, pois, existem inúmeras situações que só podem ser superadas pelo poder da oração. Para que a igreja seja bem sucedida por meio da oração ela precisa contar com a poderosa influência do Espírito Santo. É uma grande ilusão da parte de algumas lideranças eclesiásticas alimentarem o sentimento da auto-competência, atribuindo o êxito de suas igrejas muito mais a capacidade deles do que um resultado direto da oração da igreja ajudada pelo Espírito Santo. Paulo ensina que se alguém não tem Espírito Santo, esse tal não pertence a Cristo, "Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele" Rm 8.9, e consequentemente também não pertence a igreja. Então não podemos pensar na igreja como um organismo espiritual sem a presença e selo do Espírito Santo, pois é Ele que autentica essa instituição como igreja do Deus vivo.

O Espírito Santo é a essência vivificante da igreja, escrevendo aos Efésios 2.1"E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados", o apóstolo Paulo diz que em outro tempo estávamos mortos em nossos delitos e pecados, porém, Deus mandou o Espírito Santo fazer habitação em nós e nos vivificou. Está é a grande diferença entre aqueles que servem a Deus e os que não o servem, pois o Espírito Santo Testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus, promovendo no âmago de nossas almas um testemunho interno da nossa relação com o Senhor. O Espírito Santo também cria em nós um grande interesse pelos negócios do reino de Deus, Ele nos motiva ao estudo das Escrituras e a uma vida de constante oração. Uma igreja que atenta para o trabalho Espírito Santo é uma igreja que enfatiza o estudo e reflexão da palavra do Senhor, a oração, o jejum, e uma vida moral compatível com a ética do reino. Conforme o apóstolo Paulo o Espírito Santo não só ora conosco como também intercede pelas nossas fraquezas, Rm 8.26 "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis".

Jesus e se apresentou como a única verdade que pode reconciliar o homem com Deus. "Eu sou o caminho a verdade e a vida", e em outro momento ele ensinou que essa verdade agora plenamente revelada nele haveria de ter continuidade no mundo por meio da igreja e o trabalho do Espírito Santo seria imprimir essa verdade na existência da igreja, " Eu vou mas não vos deixarei órfãos, enviarei o consolador e Ele vos guiará por toda verdade". Infelizmente estamos vendo uma grande parte das lideranças evangélicas nesse país que podem ser enquadrados nesse propósito do espírito, pois, são extremamente contraditórios e as vezes descaradamente mentirosos e contenciosos. Tem muita gente de nome por ai que abandonou o compromisso com verdade, porque os interesses terrenos falam mais alto e prevalecem diante dos interesses do Espírito Santo.

A igreja possui os dons do Espírito Santo

Quanto maior for a relação de intimidade da igreja com o Espírito Santo, maior será a sensibilidade dos crentes para a manifestação dos dons do Espírito. Uma contínua consciência da habitação do Espírito Santo nos habilita para desenvolvermos uma eficiente percepção da obra que Ele se propõe realizar diariamente em nossas vidas por meio da operação dos dons. O Espírito Santo trabalha na igreja para que por dela o mundo possa distinguir entre o certo e o errado, pois ela reflete a verdade que é Cristo. O Espírito Santo que utilizar a igreja como um canal para realizar as poderosas obras de Deus e abençoar muitas vidas através do dom de discernimento; o dom da cura, o dom da profecia e todos os outros dom, porém é necessário que o povo de Deus esteja em harmonia com esse projeto do Espírito, orando constantemente para que todos os impedimentos a obstáculos á obra Dele sejam removidos.

A igreja deve orar para que todos os crentes recebam a plenitude do Espírito em suas vidas.

Paulo apresenta essa necessidade como um andamento: "enchei-vos do Espírito". Primeiro observamos que trata-se de um imperativo."enchei-vos" não é uma sugestão que pode ser tentada, uma recomendação branda, uma advertência educada. È uma ordem que Cristo nos dá, com toda autoridade de um dos apóstolos que ele escolheu. A plenitude do Espírito não opcional, mas obrigatória para o cristão. Os dois imperativos de Efésios 5.18, tanto a proibição como a ordem, são escritos para toda comunidade cristã. Eles têm aplicação universal. Nenhum de nós deve embriagar-se;todos devemos ser cheios do Espírito. Enfaticamente, a plenitude do Espírito Santo não é um privilégio reservado para alguns, mas uma obrigação de todos. Assim como a exigência de sobriedade e domínio próprio, a ordem de buscar a plenitude do Espírito é dirigida a todo o povo de Deus, sem exceção.


 

Um comentário: