sexta-feira, 13 de agosto de 2010

OS FALSOS PROFETAS – Lição 7

A prática do falso profetismo sempre esteve presente através de toda história do povo Deus, pelo fato de ser esta uma ferramenta de manipulação muito eficiente nas mãos daqueles que querem exercer um domínio ilegal sobre o povo de Deus. Tal Assertiva é verdadeira a partir do momento que reconhecemos que na experiência do povo do Senhor, sempre existiram um grande número de indivíduos que negligenciam no exercício espiritual, vivendo um tanto indiferente às realidades divinas, porém, desenvolvendo uma religiosidade que se alimenta muito mais de processos externos do que do conhecimento da Palavra do Senhor, a qual o Espírito Santo utiliza para revelar Deus ao nosso coração. A palavra grega "Koinonia" que tem vem da palavra "koinê" (comum), é traduzida em português por "comunhão", sendo assim devemos entender que ter comunhão com alguém é compartilharmos todas as nossas experiências, é desenvolvermos um relacionamento profundo, estabelecermos uma experiência de mútuo conhecimento. Jesus afirmou que o êxito da nossa fé depende exclusivamente da perfeição da nossa comunhão com Ele. "Se as minhas palavras estiverem em vós, e vós estiverdes em mim, tudo que pedires ao pai em meu nome, vos será feito". A bíblia nos ensina que o Espírito Santo habita em nós, pois todos que creram em Jesus e foram vivificados pelo Espírito, são agora templo e morada do Espírito do Santo. A bíblia ainda diz que este Espírito que Habita em nós assume a tarefa de nos guiar por toda verdade. Diante dessa realidade da promessa de Deus para a vida do cristão, eu pergunto, por que é que tanta gente na igreja ainda se deixa enganar por mensagens proféticas falsas. Algumas pessoas diriam para mim que falta discernimento, e eu até concordo. Porém, essa falta de discernimento é resultado de uma comunhão deficiente com Deus e a sua palavra. Quando conhecemos profundamente alguém jamais outra pessoa tentará se passar por esse alguém para nos enganar, pois sabe que facilmente seria desmascarado . Os falsos profetas se aventuram no meio do povo de Deus porque sabem que existe muita gente que diz conhecer a Deus, mas não O conhece.

Outro questionamento que me faço é, porque não ouvimos a voz do Espírito o Santo que habita na nossa alma, ao invés de sermos dependentes de mediadores que possam nos trazer uma mensagem de Deus. Eu penso que se todos nós tivéssemos os ouvidos da alma atentos ao falar de Deus por meio da sua Palavra e do próprio Espírito Santo que habita em nós, a igreja não teria essa expectativa e nem mesmo a necessidade da manifestação do dom profético. Eu vou ser um pouco mais ousado e dizer que o dom profético se manifesta para suprir a nossa incapacidade de compreendermos as vozes internas e contínuas de Deus na nossa alma. Por isso entendo que as manifestações proféticas na atualidade deviam ter o seu alvo focado muito mais no mundo não cristão, pois esses não possuem o Espírito Santo, e portanto não podem ouvir a voz de Deus em suas próprias almas.

Não creio que o fato de que uma em comunidade existir uma rotina do ato profético, pessoas profetizando em todos cultos, seja sinal de espiritualidade, pois a igreja de Corinto nos mostra o contrário. Na verdade essas situações revelam a falta da palavra de Deus nessas comunidades, falta de espiritualidade, pragmatismo religioso, desequilíbrio psicológico e as vezes muita encenação para manipular as pessoas "em nome Deus".

CONCEITOS BÍBLICOS

"Falsos profetas" são, de acordo com a bíblia, os "pseudo-profetas". No grego "pseudo" significa "falso" e aplica-se ao "falso cristo" (Mt 24.24), ao falso "apóstolo" (2 Pe 2.1). Historicamente, sempre estiveram, estão e estarão na igreja. É por isso que Jesus nos adverte: "Acautelai-vos dos falsos" (Mt 7.15). Os judeus possuíam importantes informações concernentes a falsos profetas. Jeremias, por exemplo, teve problemas sérios com os profetas que diziam: "Paz, paz; quando não há paz" (Jr 6.14). O profeta Ezequiel diz: "os seus príncipes no meio dela são como lobos que arrebatam a presa para derramarem o sangue, para destruírem as almas e ganharem lucro desonesto. Os seus profetas lhes encobrem isto com cal por visões falsas, predizendo mentiras e dizendo: assim diz o Senhor Deus, sem que o Senhor tenha falado" (Ez 22.27-28). Sofonias apresenta um triste quadro da situação de Israel quando diz: "Os seus profetas são levianos, homens pérfidos; os seus sacerdotes profanam o santuário e violam a lei" (Sf 3.4). O Lobo era, na Palestina, o inimigo natural das ovelhas, assim como o falso profeta é o grande inimigo das ovelhas hoje, na igreja. (Mt 10.16; 10.16; Jo 10.12; At 20.29). Jesus reconhece a existência de falsos profetas. Jesus aplica a metáfora do "lobo com pele de ovelha". Quando um pastor de ovelhas cuidava do seu rebanho em lugares espinhosos, sua vestimenta era um saco de pele de ovelha com lã por dentro e couro por fora. Qualquer um poderia vestir aquela roupa sem contudo ser o pastor de fato. Os profetas usavam uma espécie de capa, pela qual eram reconhecidos. Elias tinha uma que o protegia e o identificava (I Rs 19.13,19). Era uma espécie de uniforme dos profetas (2 Rs 1.8; 2.13-14). Qualquer pessoa, mesmo que não fosse profeta poderia se apropriar indevidamente de uma capa (Zc 13.4).

ASPECTOS DO FALSO PROFETA

Os falsos profetas são mentirosos por natureza, egoístas, irresponsáveis e não cumpridores dos seus compromissos. Jeremias nos diz "Disse-me o Senhor; Os profetas profetizam mentiras em meu nome, nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, adivinhação, vaidade e o engano do íntimo são o que eles vos profetizam" (Jr 14.14). Jeremias contrastou-os nestes termos: falsos profetas "...falam as visões do seu coração,..." (23.16), enquanto que os verdadeiros profetas estiveram no "...conselho do Senhor..." (23.18), ouviram a voz de Deus (23.22) e a transmitiram ao povo (23.28)Os falso profetas pregam o seus sonhos, as suas adivinhações mentirosas, as suas visões vãs. (Jr 27.15; 29.9;Ez 13.3-6).

Incentivam a desobediência. A mensagem do falso profeta sempre é um incentivo ao povo a permanecer no pecado: "Dizem continuamente aos que me desprezam: O Senhor disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração dizem: Não virá mal sobre vós." (Jr 23.17). John Stott diz: "Uma das principais características dos falsos profetas no Antigo Testamento, era o seu otimismo amoral, sua negação de que Deus era o Deus do juízo, como também o Deus do amor e da misericórdia constantes".


 

2 comentários:

  1. Paz do Senhor, muito gratificante este subsídio da lição 07, todavia tomei a liberdade de posta-la no meu blog através do link.
    Que Deus vos abençoe e, que sempre tenhamos post de tamanha relevância cristâ.

    ResponderExcluir
  2. NÃO PUBLIQUE!

    Caro pastor, a Paz de Cristo!

    Preciso de um "favor" seu.

    Infelizmente eu perdi o endereço do meu blog (www.milerfreitas.com), que agora é acessado por este endereço: maxmilerfreitas.blogspot.com.

    Gostaria que o senhor alterasse o endereço do link que aponta pra o meu blog.

    Grato desde já, Maxmiler Freitas

    ResponderExcluir