quarta-feira, 9 de junho de 2010

A EXCELÊNCIA DO MINISTÉRIO – Lição 11

O tema acima focaliza o extremo valor da vocação cristã que se configura a partir de uma série de funções que podem ser desenvolvidas no universo da experiência cristã. A palavra excelência é bem apropriada para falarmos dessa tão sublime tarefa que Deus colocou sob a responsabilidade daqueles que Ele tem chamado para trabalhar na sua maravilhosa obra, pois a bíblia diz que nem mesmo aos anjos foi dado tal privilégio, de estarem aqui na terra como ministros da palavra da Salvação. Realmente o amor de Deus excede a toda compreensão humana, pois, além de perdoar as nossas ofensas, o que lhe custou um alto preço, Ele também resolveu nos fazer ministros no seu reino. Na perspectiva da fé, o ministério cristão é algo distinto, primoroso e superior a qualquer outra atividade que possamos exercer aqui nesse mundo. Paulo escreve ao Jovem obreiro Timóteo para chamar-lhe a atenção sobre a superioridade deste ministério: "Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja." ( I Tm 3.1). Tendo em mente a incompreensão do mundo para com essa excelência do ministério cristão, o apóstolo procurar motivar Timóteo, para que ele não se deixasse abater pela indiferença e desprezo daqueles que se julgam sábios e importantes no mundo secular, estando sempre consciente que estava a serviço de Deus em favor de todos os homens. Os termos, "ministro, ministério" no nosso contexto pode ser entendido em dois campos semânticos opostos, isto é, na compreensão secular um ministro é um indivíduo que ostenta uma posição governamental com altos privilégios políticos e sociais, o qual poucos conseguem pensar nele como um servidor público, cuja a função é servir ao povo, pelo contrário, ele está sempre cercado de um infinidade de pessoas que são bem pagas para servi-lo. Enquanto pelo lado secular o termo "ministro" corresponde a poder político e status social, pelo lado cristão o mesmo termo significa serviço humilde que na maioria das vezes não confere ao ministrante nenhuma regalia, pelo contrário, em diversos contextos o ministério cristão é desvalorizado e desprezado pelo mundo não cristão, e até mesmo por supostos cristãos. No Evangelho de Marcos 10.45, Jesus ensinou que a essência do ministério evangélico é o "servir", "Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos". As palavras de Jesus nos ensinam que a grande distinção do ministro cristão para os demais, é que a meta deste é servir dando o melhor de si para beneficiar o maior número de pessoas possíveis. O ministro cristão jamais deve reivindicar a servidão daqueles que cooperam na obra juntamente com ele.

BARUQUE É ESCOLHIDO PARA SERVIR NO MINISTÉRIO DE JEREMIAS

O capitulo 45 de Jeremias se constitue numa advertência contra o egoísmo de Baruque, que fora escolhido para ser um tipo secretário, cujo o trabalho era copiar as mensagens proferidas pelo profeta Jeremias. Isto ocorreu no quarto ano do rei Jeoiaquim, 605 a. C. Nesse momento Deus tinha determinado que fossem escritas todas as mensagens que Jeremias havia proferido desde o inicio do seu ministério, (cap. 36.1,2). No versículo 4 deste mesmo capitulo temos o chamado de Baruque "Então Jeremias chamou a Baruque, filho de Nerias; escreveu Baruque no rolo, segundo o que ditou Jeremias, todas as palavras que a este o Senhor havia revelado".

Conforme a análise de Page H. Kelley, logo no inicio de sua associação com Jeremias, Baruque começou a desconfiar do acerto de sua escolha. Trabalhar com Jeremias era indicio de problemas. Quando o rei tomou conhecimento do registro das profecias, ordenou que lhe trouxessem, quando leu ficou tão irado que queimou imediatamente e em seguida deu ordens para que prendessem Jeremias e Baruque, os dois não tiveram outra opção senão fugir, para que pudessem salvar suas próprias vidas. Baruque tinha sido formado para exercer a função de escriba, uma posição de muito prestígio na sua época, e talvez ele tivesse projetado para si uma vida de muito sucesso. Porém, agora ele estava vivendo como fugitivo, diante de tal infortúnio, poderia estar pensando ter cometido um grande erro quando decidiu trabalhar para o profeta, e isso trouxe-lhe uma grande frustração, e então lamentou profundamente: "Ai de mim agora! Porque me acrescentou o Senhor tristeza a minha dor; estou cansado do meu gemido, e não acho descanso" (cap. 45.3). A atitude de auto-piedade de Baruque não agradou a Deus, pois imediatamente Ele respondeu: "Assim diz o Senhor: Eis que eu estou demolindo o que edifiquei e arrancando o que plantei, e isto em toda a terra. Buscas tu para ti mesmo grandes coisas? Não as busques". Deus estava mostrando para Baruque que Ele próprio estava sofrendo, pois, teve os seus planos frustrados por Israel, e por causa da desobediência dessa nação iria fazer coisas que não lhe agradava "Eis que estou demolindo o que edifiquei...". Sendo assim não tinha fundamento o egoismo de Baruque, ao priorizar os seus projetos pessoais e ficar lamentando o seu fracasso. Baruque não precisava ficar tão temeroso, pois ele teria o maior de todos os prêmios "...A ti, porém, darei a tua alma por despojo, em todos os lugares para onde fores." (cap. 45. 5). Glória a Deus! Baruque assimilou bem a palavra do Senhor e decidiu dedicar toda sua vida para exercer o ministério que Deus lhe havia entregue. Existe uma tradição que afirma que daí em diante ele não se apartou de Jeremias, tendo sido fiel até o momento em teria morrido como martir no Egito.

QUAIS SÃO AS NOSSAS PROJEÇÕES EM RELAÇÃO AO MINISTÉRIO ?

Temos conhecido e convivido com pessoas no meio evangélico que vêem no ministério um meio de alcançarem o sucesso pessoal que nunca puderam ter no mundo secular. Trata-se de pessoas frustradas, que focadas apenas nas suas necessidades pessoais "buscam grandes coisas para si mesmas", não estão dispostas a sofrer pela causa do Evangelho, não possuem identidade de servos, porque só estão dispostos para ser senhores. Não gostaria de dizer isso, mas, infelizmente conheci alguns líderes tão obcecados por honras que se alguém esquecesse de dar um destaque especial no nome dele num cartaz de algum evento, ele faria um tempestade por causa disso. Parece uma situação simples, porém, atitudes como essas revelam a essência do caráter. Fico pensando que se a função ministerial nos dias atuais tivesse que ser exercida nas mesmas condições de Baruque, ou até no contexto dos apóstolos, se teríamos tanta gente interessada em assumi-la, cá com os meus botões, eu acho que muita gente que está por ai, não teria nem chegado perto. Enquanto Jesus curou enfermos, multiplicou pães, etc, as multidões que o acompanhava eram enormes, porém, quando parou de fazer essas coisas o número ficou bem reduzido. Se não formos capazes de renunciarmos a nossa mania de grandeza e os nossos projetos pessoais como fez Baruque, o ministério que abraçamos não passa de uma ocupação medíocre, improdutiva e que prejudica a expansão do reino de Deus. Muitos líderes hoje medem o êxito dos seus ministérios por meio do crescimento numérico, estrutura física, o poder econômico e a influência política que possuem, o que não passa de presunção e ilusão. Os discípulos estavam muito entusiasmados com estrutura do templo, porém, Jesus lhes disse "isto não ficara pedra sobre pedra". A excelência do ministério é expressa numa atitude de profundo comprometimento com o Reino de Deus, a qual se configura numa existência que prioriza os valores do Reino, quando a palavra "eu" é substituída por o "outro", quando a minha vontade não tem muita importância, e sim a vontade de Deus, conforme o próprio Jesus nos deu o exemplo, quando ao orar no Getsêmani disse: " Pai, Que não seja feita a minha vontade, mas a tua".

QUAL O MINISTÉRIO MAIS EXCELENTE O DE PAULO OU O DE BARNABÉ?

Se a pergunta fosse qual foi o maior desses dois ministérios, é claro que todos responderíamos que foi o de Paulo, tanto pela amplitude das atividades como também pelo espaço das escrituras que o mesmo ocupa. Mesmo tendo sido esse ministério marcado por muitas situações adversas, há uma tendência de que muitos que almejam o ministério cristão se esqueçam desse fato, e se fixem somente na fama que ministério paulino conquistou na história do cristianismo, pois, segundo os estudiosos, depois de Jesus, Paulo é maior teólogo do novo testamento. É por causa desse sucesso como teólogo e da manifestação dos dons do Espírito Santo, que muitos gostariam de receber um ministério semelhante, sem o sofrimento, é óbvio. Existem muitos motivos relacionados ao ego humano para se ambicionar um ministério semelhante ao do Apóstolo Paulo, quando o mesmo é analisado superficialmente. Nesta maneira de ver, o ministério de Paulo ocupa o espaço, rouba a cena, está de frente para os holofotes. E é isso que importa para muita gente. Porém, o ministério de Paulo precisou muito do ministério de Barnabé para alcançar maturidade. O nome de Barnabé significava "filho de exortação", e ele também possuia uma herança sacerdotal, pois era da tribo de Levi (Atos 4.36).Ele foi o grande apoio para que o ministério de Paulo tivesse o desenvolvimento que teve, Atos 9.37 nos diz: "Mas Barnabé tomando-o consigo, levou-o aos apóstolos...". E assim até o capítulo 13 de Atos o texto cita os dois homens nessa ordem "Barnabé e Paulo", indicando que até ai Barnabé estava conduzindo Paulo, porém, a partir do cap 14 ocorre a inversão "Paulo e Barnabé", dando a entender que o ministério de Paulo tinha alcançado maturidade. A prova disso é que no final do cap. 15 acontecesse a separação entre os dois. Entendo que o trabalho do ministério de Barnabé havia sido concluído, pois já tinha cumprido o seu propósito na vida de Paulo. Nessa separação Barnabé leva consigo o Jovem Marcos, que teria sido o motivo da separação, pois, segundo Paulo ele ainda não estava preparado para o ministério. E assim percebemos que o trabalho de Barnabé seria agora preparar Marcos para o ministério. O nome de Barnabé aparece pela última vez em atos 15.39, porém, o êxito e excelência do seu ministério é confirmada mais uma vez, quando o apóstolo Paulo pede que lhe enviem Marcos, pois, precisava dele no ministério "Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério" (II Tm 4.11). Pouco se fala sobre ministério de Barnabé, porque o trabalho que ele realizava era o trabalho dos bastidores, o qual não possui destaque, e na maioria das vezes é de pouco reconhecimento humano, todavia, é um trabalho de fundamental importância para o crescimento da obra de Deus, o qual consistia em preparar pessoas, sem estar preocupado com o fato de que alguém poderá se tornar mais importante do que nós, isto é, na concepção dos homens. O reconhecimento humano nem sempre significa o reconhecimento de Deus.

Diante do que foi dito acima posso dizer que não existe nenhum ministério no âmbito cristão que seja mais importante do que o outro, pois todo ministério exercido com renuncia, amor e plena dedicação para cumprir propósitos divinos, podemos denominar de um "ministério excelente". Por isso, quem deseja o episcopado, ou seja, a função de liderança no contexto, cristão precisa fazer uma reflexão profunda para discernir quais são as suas verdadeiras intenções, para descobrir se tal desejo está fundamento num profundo amor a Deus e ao próximo, ou se não passa de um egoísmo maquiavélico, no qual o indivíduo está querendo se dar bem, quer utilizar o santo ministério como meio, e para chegar onde deseja utiliza todos meios, sejam estes bons ou maus, tudo vale para conseguir o seu objetivo, "os fins justificam os meios". Agindo assim podem até ganhar o mundo, porém, não terão a sua alma por despojo, como a teve Baruque, ao renunciar os privilégios para exercer o ministério. Jesus também alertou aos tais, dizendo: "que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma".

3 comentários:

  1. o sucesso não é pecado ou maligno,pois sucesso quer dizer êxedo, bbom resutado. o que entriga é realmente quando o interesse pessoal, predomina em nosso coração."Aquele que ganhar sua vida perde-la-à,aquele que perde-la por amor de mim ganha-la-á"

    ResponderExcluir
  2. Olá meu querido Pr, A Paz.

    Estou aqui para agradecer o carinho e por ter colocado o nosso link. Também coloquei o link deste maravilhoso blog.
    Volte mais vezes.
    Deus te abençoe.
    Josiel Dias

    ResponderExcluir
  3. Paz do senhor! Belo comentário, todos os Pastores e Pregadores deveriam estar na ebd no dia de hoje.
    Deus abençoe o nobre Pastor e sua familia.

    ResponderExcluir