segunda-feira, 6 de abril de 2009

REVELAÇÃO, INSPIRAÇÃO E ILUMINAÇÃO

A Teologia se ocupa com a apresentação das realidades espirituais apresentadas na Bíblia de modo a nos dar uma visão de seu conjunto e de suas relações. A teologia nos permite fazer uma leitura critica de nossa fé, para que ela seja aperfeiçoada. A Teologia nos permite dialogar com o mundo e as culturas, facilitando a comunicação do evangelho.

A “respiração” ou “Espírito” de Deus no A.T. , denota a saída ativa do poder de Deus, seja na criação (Sl 33.6; Jô 33.4; Cf Gn 1.27; 2.7), na preservação da vida (Jô 34.14), na revelação aos profetas e por meio deles (Is 48.16; 61.1; Mq 3.8; Jl 2.28,29), na regeneração (Ez 36.27) ou no julgamento (Is 30.28,33). O N. T. revela esta “respiração” divina (Gr. Pneuma) como sendo uma Pessoa da Divindade. A “respiração” de Deus ( o Espírito Santo) produziu a escritura, como um meio de transporte ao entendimento espiritual. Baseando-se em 2 Tm 3.15, a teologia usa regularmente a palavra “inspiração” para expressar a idéia da origem e qualidade divinas das Sagradas Escrituras. De modo ativo, o substantivo indica a operação da respiração de Deus para fora, a qual produziu a Escritura. “Toda escritura é inspirada por Deus.” O termo grego nesta passagem, “Theopneustos”, significa respirado por Deus para fora em vez de para dentro. A Escritura foi exalada por Deus.

DIFERENÇAS ENTRE REVELAÇÃO, INSPIRAÇÃO E ILUMINAÇÃO
A revelação é o ato de Deus mediante o qual Ele comunica diretamente a verdade antes desconhecida para a mente humana – verdade que não poderia ser conhecida de qualquer outra maneira. A inspiração está ligada à comunicação da verdade. Alguns confundem inspiração com iluminação. A Iluminação se refere à influência do Espírito Santo, comum a todos os cristãos, que os ajuda a entender as coisas de Deus. (I Co 2.14). esta iluminação das coisas espirituais é prometida a todos os crentes e pode ser experimentada por cada um (Lc 10.21; I Pe 1.10-12). Myer Pearlman indica duas diferenças específicas entre iluminação e inspiração. 1) Quanto à iluminação é, ou pode ser, permanente. (Pv 4.18;) A unção do Espírito Santo recebida pelo crente habita nele (1Jo 2.27). Por outro lado, a inspiração era intermitente; o profeta não podia profetizar por usa própria vontade, mas estava sujeito a vontade do Espírito. (2Pe 1.21). O fato de a inspiração profética ser repentina está implícito na expressão comum “a palavra do Senhor veio a tal pessoa”. 2) A iluminação admite gradação, a inspiração não. As pessoas variam no que diz respeito à iluminação, possuindo algumas um grau maior de discernimento que outras. A Inspiração é então o processo pelo qual homens movidos pelo Espírito (2 Pe 1.21) produziram escrituras inspiradas pelo Espírito Santo (2 Tm 3.16). Partindo dessas abordagens podemos fazer a seguinte síntese: O ensino contido nas Escrituras chama-se REVELAÇÃO; O registro desse conteúdo chama-se INSPIRAÇÃO; A aplicação chama-se ILUMINAÇÃO.

A BÍBLIA É OU CONTÉM A PALAVRA DE DEUS?
A Bíblia é Palavra de Deus por três motivos. Primeiro, porque nela se acha o que Deus revelou. Neste sentido também é verdadeiro dizer que a Bíblia contém a palavra de Deus, isto é, contém a revelação. Segundo porque foi Deus quem a fez escrever. Neste sentido diz-se que toda Bíblia é a Palavra de Deus. Terceiro, porque é Deus quem nos fala por ela, é por ela que Deus nos fala, e só Deus nos pode falar adequadamente por ela, aplicando-a convenientemente às necessidades de cada coração. Neste sentido é verdadeira a proposição: Só a Bíblia é a Palavra de Deus.

4 comentários:

  1. A paz de Deus. Estava procurando um esclarecimento sobre este tema.
    Valeu! Muito obrigado. Deus os abençoem !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este artigo....caro colega....somos companheiro de academicismo...Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este artigo....caro colega....somos companheiro de academicismo...Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde e a Paz do Senhor Jesus... Sou calouro no estudo teológico. Comecei a menos de 30 o estudo sistemático da Palavra no Seminário Teológico Batista do Nordeste e estou muito alegre por ter a oportunidade de conhecer mais sobre Deus.
    Esse tema faz parte de minha primeira atividade avaliativa...estou empolgado, mas também muito preocupado se conseguirei montar esse trabalho... Seu artigo me esclareceu muito e me mostrou de maneira bem mais clara e ao mesmo tempo técnica que meu raciocínio está no caminho certo... Meu irmão, Deus te abençoe...

    ResponderExcluir