domingo, 1 de março de 2009

ENIGMAS DA BÍBLIA - 1 (Norman Geisler)

GÊNESIS 1:26 - Por que a Bíblia usa o plural da primeira pessoa, quando Deus se refere a si mesmo?
PROBLEMA: Os eruditos cristãos e judeus afirmam que Deus é um só. Com efeito, a histórica confissão de fé de Israel é tirada de Deuteronômio 6:4, que diz: "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor". Entretanto, se Deus é um só, por que este versículo em Gênesis traz o plural da primeira pessoa?
SOLUÇÃO: Têm sido dadas muitas explicações no decorrer da história. Alguns comentaristas dizem que esse foi meramente um caso em que Deus estava se referindo aos anjos, Mas isto é improvável, já que no versículo 26 ele diz: "Façamos o homem à nossa imagem" e que o versículo 27 esclarece: "criou Deus... o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou", não à imagem dos anjos.
Outros têm declarado que o plural refere-se à Trindade. No NT (por exemplo, Jo 1:1) está claro que o Filho estava envolvido na criação dos céus e da terra. Gênesis 1:2 indica ainda que o Espírito Santo também estava envolvido no processo da criação. Entretanto, estudantes da gramática hebraica destacam que o plural é requerido simplesmente porque a palavra empregada no original para "Deus" é elohim, que é uma palavra no plural ("Também disse Deus [elohim, no plural]: 'Façamos [no plural] o homem à nossa [no plural] imagem' "). Conseqüentemente, argumentam eles, esta afirmativa não pode ser usada para provar a doutrina da Trindade.
Ainda outros têm afirmado que o plural é empregado como uma figura de linguagem, chamada plural majestático. Com este emprego, Deus estaria falando a seu respeito de maneira a indicar que todo o seu poder e sabedoria majestáticos estariam envolvidos na criação do homem.
Como foi observado, o uso do plural é feito em concordância com a palavra hebraica elohim (no plural), a qual é traduzida por "Deus". O fato de o substantivo "Deus" ser plural no hebraico não quer dizer que haja mais de um Deus, ou que seja uma referência a Deus como sendo um grupo de astronautas extraterrestres. Há um grande número de passagens no NT que se referem a Deus com o substantivo grego correspondente theos, que é uma palavra singular e também é traduzido como "Deus" (Mc 13:19; Jo 1:1; Ef 3:9; etc).
O plural da palavra hebraica propicia um sentido mais abrangente, mais majestático ao nome de Deus. Convém observar, entretanto, que o NT ensina com clareza que Deus é uma Trindade (Mt 3:16-17; 2 Co 13:13; 1 Pe 1:2) e, embora a doutrina da Trindade não seja completamente desenvolvida no AT, ela é vislumbrada em muitas passagens (cf. SI 110:1; Is 63:7,9-10; Pv 30:4).

5 comentários:

  1. essa trindade é uma mera criaçao do homen,ou seja,se deus é pai filho e espirito santo ,tiraria a posse de unipotente.

    ResponderExcluir
  2. Criação do homem?
    Algum de vocês já leu isto:
    Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. (Mt XXVIII,19)?

    Desculpa, mas este site que inicia com uma música que prega um Zaquel que Lucas jamais descreveu não pode se propor a pregar a palavra de Deus.

    Que Maria Santíssima os guarde sob seu poderoso amparo e interceda por vocês junto ao Pai.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu Blog. Parabéns.Gostaria que assistissem umpequeno trailer dos "Desvelando os Enigmas da Bíblia" um título em dvd belíssimo publicado pela editora paulus. http://www.youtube.com/watch?v=6NwFAch7PoM

    ResponderExcluir
  4. quero apenas dizer uma coisa:
    1 dos imeros motivos dos quais não creio na trindade.

    BATIZAI as naçoes em NOME do pai,em NOME do filho e em NOME DO ESPIRITO, MAS PAI, NAO É NOME
    FILHO NÃO É NOME, E ESPIRITO NÃO É NOME PROPIO.
    E JESUS DISSE ,TUDO QUE FIZERDES FAÇAIS EM MEU NOME.


    PURACASO VC CHAMA SEU PAI DE PAI SIM,é apenas uma maneira de falar um TITULO.

    mas quando alguem te pergunta quem é o seu pai como ele se chama :ai vc fala o nome dele.

    JESUS É O NOME PROPIO,E O NOME QUE ESTÁ SOBRE TODO O NOME ,E UM GRANDE MISTERIO SE REVELA COMO PROVA DESTA UNICIDADE DE Deus

    atos 2:38 batizais as naçoes em NOME de jesus.

    mais informaçoes em nome da verdade :96111912

    paz do senhor jesus.

    ResponderExcluir