sexta-feira, 27 de março de 2009

OS EQUÍVOCOS DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE



OS EQUÍVOCOS DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

1º - ESSA TEOLOGIA DA ÊNFASE DEMASIADA AO TER

REFUTAÇÃO – As Escrituras revelavam que a grande prosperidade humana é o SER. (lendo as bem-aventuranças – Bem–Aventurado, sig. Feliz – voce percebe isso. Pois as bem-aventuranças descrevem a condição interior de um seguidor de Cristo e lhe promete bençãos futuras (Mt 5.1-16).
Lendo ainda Mateus 6>19-21, diz: “Não ajunteis tesouros sobre a terra...mas ajunteis tesouros no céu...porque onde estar o tesouro do homem ai estará também o seu coração.
Ainda falando sobre o ter, Jesus lembra aos ociosos, “Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros. Contudo vosso Pai celestial as sustenta. Porventura não valeis vós muito mais do que as aves?” (Mt 6.26). Deus não alimenta as aves por meios milagrosos de suprimento, mas por processos naturais que envolvem a terra e o uso que as aves fazem de suas faculdades.
De igual modo, o filho de Deus, embora em algumas ocasiões lhes aconteça milagres, normalmente é cuidado por meios naturais.
Então Jesus dá um conselho para todo aquele que lhe ouve: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino ( o reino do Pai celeste v. 32) e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).

2º ESSA TEOLOGIA ASSOCIA SUCESSO A ESPIRITUALIDADE

REFUTAÇÃO – As Escrituras mostram em I Tm 6.9-19, que a prosperidade só tem uma chance de ser uma benção:
Quando não é buscada com obsessão (v.9). “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína, e na perdição”.
Quando não deposita a sua confiança no dinheiro (v.17). “Exorta aos ricos do presente século, que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua confiança na instabilidade da riqueza, mas em Deus que tudo nos proporciona ricamente para nosso prazer.
Quando ela existe para estimular a espiritualidade (v.18). “Que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir”.
Quando ela não impede a sua busca da verdadeira riqueza (v.19).”Que acumulem para si mesmo tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida”.

CRÍTICAS AO TRIUNFALISMO

Os dois braços de sustentação da teologia da prosperidade são a CONFISSÃO POSITIVA e o TRIUNFALISMO.
Enquanto a Confissão Positiva inverte os valores mais sagrados da fé em Cristo, o Tiunfalismo faz sua parte ocultando excessivamente as ordinárias ambiguidades humanas.
O Triunfalismo gera nas pessoas uma superestima falsa, baseada em confissões positivas.
Há alguns equívocos bem visíveis na exposição da tese triunfalista, eis algumas delas:
1º Supervaloriza o sucesso financeiro, passando a idéia de que a vitória cristã está sempre no TER.
2º Transforma o indivíduo num super-homem.
REFUTAÇÃO – Os Salmos de Davi revelam o lado frágil , amendrontado, temeroso, mesquinho e acovardado do homem segundo o coração de Deus.
A Bíblia não apresenta seus personagens humanos como super, mas sempre revela seu lado frágil, desconfiado e totalmente dependente.
3º Elimina virtudes cristãs, tais como perseverança, paciência e submissão, pela obsessiva visão de vitória.
REFUTAÇÃO – O ensino bíblico deixa claro que nem sempre Deus responde nossas orações, nem sempre as coisas saem como gostaríamos.
Mas ela deixa bem claro que a dor e a tribulação nos ensinam lições que jamais aprenderíamos se não passemos por tais situações (Jó 42. 1-5).

4º POSTULA A IDÉIA DE AMBIÇÃO COMO FORMA DE CULTO, CONFUNDINDO PROSPERIDADE COM PROPRIEDADE.

REFUTAÇÀO – A Bíblia é bem clara ao revelar que prosperidade não é você ter tudo, mas ter o suficiente para sobreviver.
Prosperidade, segundo a Bíblia, é voce ter paz como todos; é voce ter sempre para sobreviver.
Mas é forma distorcida de ambicionar pelo ter. Por Ex: “É só pensar em algo, visualizando, ficando ‘grávido’ de um Mercêdes, uma mansão, um apartamento na cobertura do melhor condomínio, na beira mar...”é biblicamente absurdo.
Qualquer adepto do triunfalismo, deveria prestar mais atenção na vida do grande apóstolo dos gentios. Apesar de dedicar-se inteiramente a servir a causa do evangelho, e receber revelações das quais muitas vieram a ser doutrina para a igreja, teve uma vida de muitas tribulações e tristezas. Porém, nunca desistiu, ao contrário, sabia confortar mesmo se sentindo só. Gostaria de saber como um triunfalista entende Filipenses 4. 4 “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos”. É inimaginável como esse grande batalhador da fé dependia da vontade de Deus na sua vida.

CRÍTICAS A CONFISSÃO POSITIVA
Ela distorce a fé bíblica.

1º A Confissão Positiva privilegia a fé “para ter” em detrimento da fé “para viver”. Depois que esse tipo de fé tomou o lugar da fé “para viver”, nunca mais os cristãos conseguiram experienciar a fidelidade da fé em Deus.
Porque viver pela fé não é apenas acreditar que Deus existe, mas é ter certeza que existimos para Deus.
2º A Confissão Positiva idolatra a fé por gerar ansiedade pelo ter. A ansiedade causada por não se ter é uma forma de idolatrar a fé; isso porque interpreta o êxito como graça, e a sua falta como condenação.
Aqui o mais torturante não é o fato de não se ter, mas sim o de não ter a fé que consegue as coisas.
3º A Confissão Positiva obriga Deus a fazer nossa vontade, baseada na idéia de que a fé é um poder que podemos utilizar a fim de influenciá-lo.
Quem imagina a fé dessa maneira pensa que pode mover a mão Deus na direção que quiser.

TEORIAS DA CONFISSÃO POSITIVA

1º INCUBAÇÃO (visualização) – Uma imagem mental direcionada a um alvo desejado. Assim se desejamos receber algo de Deus, devemos ficar “grávidos” do que desejamos até que o recebamos.
REFUTAÇÃO – A Bíblia fala em visão, e não em visualização.
2º PODER CRIATIVO DA PALAVRA FALADA – É a teoria de que nossa palavra é o material que o Espírito Santo usa para criar.
REFUTAÇÃO – Pelas Escrituras entendemos que só Deus tem poder para criar.
3º DIVINIZAÇÃO DO HOMEM – Alguns pregadores da Confissão Positiva pregam que o homem é uma divindade ou um semideus. Há algum tempo atrás Benny Hinn levou os membros de usa igreja a repetir depois dele a seguinte frase: “Eu sou um homem-Deus”.
4º Kenneth Hagin, escreve as seguintes heresias, algumas delas no seu livro, Zoe: A próxima vida de Deus. “Você não tem um Deus dentro de voce. Voce é um deus” e ainda diz “cachorros geram cachorros, gatos geram gatos; e Deus geras deuses”.
E prossegue dizendo “Mediante o novo nascimento, tornamo-nos membros bona fide da família cósmica original (ef. 3.15), verdadeiros filhos gerados de Deus (I Jo 3.2), co-participantes da natureza divina ( II Pe. 1.4 ) , gerados de Deus, impregnados de seus “genes” (Não está implicita nenhuma relação física ), chamados a semente ou “semêm” de Deus ( I Jo. 5:1, 18; I Pe. 1:3, 23 ), trazendo a hereditariedade divina.
Assim, mediante o novo nascimento – e falo reverentemente –tornamo-nos o “parente” da trindade, uma espécie de “extensão da divindade”.
“Jesus foi primeiramente divino e depois humano. E, na carne, ele foi um ser divino humano. Quanto a min, fui primeiramente humano como você, mas eu nasci de Deus. E, dessa maneira tornei-me um humano divino!”

TRAGÉDIAS CAUSADAS PELA CONFISSÃO POSITIVA

Das muitas tragédias causadas por esse movimento citaremos aqui só algumas
A morte de Wesley Parkers um garoto diabético que seus pais não lhe medicava:
orientados pelo seu pastor que deveria insistir na confissão positiva.
Os pais foram julgados e presos.
O escândalo em Portugal sobre o movimento liderado pelo Sr. Jorge Tadeu, Pastor da
igreja Maná .
O exemplo de Hoberty Frreman , que começou a chamar a atenção da mídia devido as
mortes de crianças de sua igreja que foram proibidas de receber tratamento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário