sexta-feira, 8 de abril de 2011

NOMES E SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO – Lição 2

A pedagogia bíblica se processa por meio de uma linguagem simples e diversificada visando a multiplicação das possibilidades para a compreensão dos seus leitores. Esta metodologia pode ser observada visivelmente no caso do tema proposto nessa lição, pois, os diversos nomes e símbolos atribuídos ao Espírito Santo nos ajudar construímos um conhecimento mais aprofundado sobre a natureza, o poder e função do Espírito Santo como uma das pessoas distintas da Trindade. A pluralidade de nomes do Espírito Santo não significa que existem diversos Espíritos. Conforme Efésios 4.4, "Há um só Espírito". Estes muitos nomes apenas representam as diversas manifestações da Terceira Pessoa da trindade entre os homens. As expressões "Espírito de Deus" e "Espírito de Cristo" etc, não significam que Espírito Santo seja parte as outras duas Pessoas da Trindade. Ele é um Ser independente, apenas manifesta, através de si mesmo. Essa multiplicidade de nomes do Espírito tem uma estreita relação com os seus diversos ministérios.

- ESPÍRITO DE DEUS – O Espírito é o executivo da Divindade, operando tanto na esfera física como na moral. Por intermédio do Espírito, Deus criou e preserva o universo. Por meio do Espírito – "O dedo de Deus" (Lc 11.20) – Deus opera na esfera espiritual, convertendo os pecadores, santificando e sustentando os crentes. Nas Escrituras as operações do Espírito são invisíveis, secretas, e internas; segundo, o Espírito Santo nunca fala de si mesmo nem se apresenta a si mesmo. Ele sempre vem em nome de outro. Ele se oculta atrás do Senhor Jesus Cristo e nas profundezas do nosso homem interior. Ele nunca chama a atenção para si próprio, mas sempre para a vontade de Deus e para a obra Salvadora de Cristo. "Não falará de si mesmo" (Jo 16.13). É o Espírito Santo uma personalidade distinta e separada de Deus? Sim; O Espírito procede de Deus, é enviado de Deus, é dom de Deus aos homens. No entanto, o Espírito não é independente de Deus. Ele sempre representa o único Deus operando nas esferas do pensamento, da vontade, da atividade. O fato de o Espírito poder ser um com Deus e ao mesmo tempo ser distinto de Deus é parte do grande mistério da Trindade.

-O ESPÍRITO DE CRISTO- Por que o Espírito é chamado o Espírito de Cristo? Porque Ele é enviado em nome de Cristo (Jo 14.26). O Espírito é o princípio da vida espiritual pelo qual os homens são nascidos no reino de Deus. Essa nova vida é comunicada e mantida por Cristo (Jo. 1.12, 13; 4.10; 7.38), que também batiza com o Espírito Santo (Mt 3.11). O Espírito é chamado "Espírito de Cristo" porque sua missão especial nesta época é a de glorificar a Cristo (Jo 16.14). Sua obra especial Acha-se em conexão com aquele que viveu, morreu, ressuscitou e ascendeu ao céu. Ele torna real nos crentes o que Cristo fez por eles. O Cristo glorificado esta presente na igreja e nos crentes pelo Espírito Santo. Ouve-se sempre que o Espírito veio tomar lugar de Cristo, mas é mais correto dizer que Ele veio tornar real a Cristo e sua obra. O Espírito Santo torna possível e real a onipresença de Cristo no mundo (Mt 18.20) e sua habitação nos crentes. A conexão entre Cristo e o Espírito é tão íntima, que se diz que tanto Cristo como também o Espírito habitam no crente (Gl 2.20; Rm 8.9,10); e o crente "em Cristo" como "no Espírito". Graças ao Espírito Santo, a vida de Cristo torna-se a nossa vida em Cristo.

-ESPÍRITO DA PROMESSA – O Espírito Santo é chamado assim porque sua graça e seu poder são umas das bênçãos principais prometidas na Antigo Testamento. (Ez 36.7; Jl 2.28). A prerrogativa mais elevada de Cristo, ou o Messias, era a de conceder o Espírito, e esta prerrogativa Jesus a reivindicou quando disse: "Eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai" (Lc 24.29; Gl 3.14).

-ESPÍRITO DA VERDADE – O propósito da Encarnação foi revelar o Pai; a missão do "Consolador" é revelar o Filho. O Espírito Santo é o interprete de Jesus Cristo. Ele não oferece uma nova e diferente revelação, mas abre as mentes dos homens para verem o mais profundo significado da vida e das palavras de Cristo. Como o Filho não falou de Si mesmo, mas falou o que recebeu do Pai, asssim o Espírito não fala de si mesmo, como se fosse fonte independente de conhecimento, mas declara o que ouviu daquela vida íntima da Divindade.

-ESPÍRITO DA GRAÇA – O Espírito Santo da graça ao homem para que se arrependa, quando peleja com Ele; concede poder para santificação, perseverança e serviço. Aquele que trata com desdém ao Espírito da graça, afasta o único que pode tocar ou comover o coração, e assim separa a si mesmo da misericórdia de Deus. (Hb 10.29; Zc 12.10).

-ESPÍRITO DA VIDA- Um credo antigo dizia: "Creio no Espírito Santo, o Senhor, o Senhor, e doador da vida". O Espírito é aquela Pessa da Divindade cujo ofício especial é a criação e preservação da vida natural e espiritual (Rm 8.2; Ap 11.11).

ESPÍRITO DE ADOÇÃO – Quando a pessoa é salva, não somente lhe é dado o nome de filho de Deus, e adotada na família divina, mas também recebe dentro de sua alma o conhecimento de que participa da natureza divina. "Porque não recebestes o Espírito de escravidão, para outra vez, estardes em temor, mais recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual chamamos: Aba, Pai" (Rm 8.15).

OS DIVERSOS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO – Os símbolos contribuem para o conhecimento da verdade (IPe 1.21). O Senhor transmitiu este conhecimento, através da sua Palavra em linguagem humana ao utilizar os recursos da nossa compreensão. (Ef 3.18). Quando os discípulos de Jesus tiveram dificuldade para entender as Escrituras, Ele lhes "abriu o entendimento para as compreenderem" (Lc 24.45)> Nada seria facilmente entendido, senão pela linguagem humana. Por isso a Bíblia é cheia de tipos e símbolos para estas verdades espirituais. Jesus usou a simbologia. Ele se declarou a porta, a luz, o caminho, o pão do céu, etc. (Jo 6.35; 8.12; 10-9; 14.6). A própria Bíblia é comparada à espada (Hb 4.12), à lâmpada (Sl 119.105), ao alimento (Jo 23.12), ao leite (I Co 3.2; Hb 5.13; I Pe 1.22), ao mel (Sl 19.10), ao fogo e ao martele (Jr 23.29), à semente (Is 55.10,11; Lc 8.11), ao espelho (2 Co 3.18). A igreja também é comparada ao edifício e lavoura (I Co 3.9), ao rebanho (At 20.28), ao castiçal (Ap 1.13,20), etc. Algumas dessas afirmativas certamente possuem significado simbólico: "O som, como de um vento impetuoso"; "encheu toda a casa onde estava assentados"; "línguas; distribuídas entre eles, como que de fogo"; "Passaram a falar em outras línguas" (At 2.24). Os seguintes símbolos são empregados para descrever as operações do Espírito Santo, sem afetar a Sua unicidade e imutabilidade. De fato, Eles representam as características da natureza do Espírito Santo. São modos especiais para compreendermos as suas operações representadas por coisas do mundo físico. Os quais são: FOGO – (Is 4.4; Mt 3.11; Lc 3.16). O fogo ilustra a limpeza, a purificação a intrepidez ardente, e zelo produzido pela unção do Espírito. O Espírito é comparado ao fogo porque o fogo aquece, ilumina, espalha-se e purifica (Jr 20.9). VENTO- (Ez 37.7-10; Jo 3.8; At 2.2). O vento simboliza a obra regeneradora do Espírito e é indicativo da sua misteriosa operação independente, penetrante, vivificante e purificante. ÁGUA – (Ex 17.6; Ez 36.25-27; 47.1; Jo 3.5; 4.14; 7;38.39). O Espírito é a fonte da água viva, a mais pura, e a melhor, porque Ele é um verdadeiro rio de vida inundando as nossas almas, e limpando a poeira do pecado. O poder do Espírito opera, no reino espiritual o que a água faz na ordem material. A água purifica, refresca, sacia a sede, e torna frutífero o estéril. Ela purifica o que está fujo e restaura a limpeza. È um símbolo adequado da graça divina que não somente purifica a alma mas também lhe acrescenta a beleza divina. Os cristãos tem a "água viva" na proporção em que estiverem em contato com a fonte divina em Cristo. SELO – A impressão dum selo dá a entender uma relação com o dono do selo, e é um sinal seguro de algo que lhe pertence. Os crentes são propriedade de Deus, e sabe-se que o são pelo Espírito que neles habita. O seguinte costume era comum em Éfeso no tempo de Paulo. Um negociante ia ao porto selecionar certa madeira e então a marcava com selo – um sinal de reconhecimento da possessão. Mais tarde mandava seu servo com o selo, e ele trazia a madeira que tivesse a marca correspondente (2 Tm 2.19). A idéia de segurança também está incluída (Ef 1.13; Ap 7.3). O Espírito inspira um sentimento de segurança e certeza no coração do crente (Rm 8.16). Ele é o penhor ou as primícias da nossa herança celestial, uma garantia a glória vindoura. Os crentes tem sido selados, mas devem ter cuidado que não façam alguma coisa que destrua a impressão do selo. (Ef 4.30). AZEITE – O azeite é, o mais conhecido símbolo do Espírito. Quando se usava o azeite no ritual do Antigo Testamento, falava-se de utilidade, frutificação, beleza, vida e transformação. Geralmente era usado como alimento, para iluminação, lubrificação, cura e alívio da pele. Da mesma maneira, na ordem espiritual, o Espírito fortalece, ilumina, libera, cura e alivia a alma. (Sl 104.15). POMBA – Na simbologia bíblica, esta ave identifica vida, paz, brandura, amabilidade, inocência, brancura, suavidade, doçura, pureza, e paciência, comunicação, expiação , poder e simplicidade. Jesus disse: "Sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas" (Mt 10.16). Ele conhecia a natureza desta ave; por isso comparava-a à simplicidade. Isto fala da mente, sem a malicia no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário