sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O Tríplice Propósito da Profecia – lição 12

A compreensão acerca de alguns termos da língua grega nos ajudam a compreender melhor o que o Novo Testamento ensina sobre a manifestação dos dons espirituais na igreja de Cristo. O primeiro destes termos é: "CHARISMATA", essa palavra grega é traduzida como "dom espiritual", precede a palavra básica "CHARIS", que significa "graça". Um Charisma é, portanto, uma capacitação, uma concessão ou benção dada espontaneamente por Deus. O texto em Corintios refere-se aos "dons" como "espirituais" porque são capacidades concedidas gratuitamente pelo Espírito Santo. Eles não podem ser merecidos ou ganhos e são de origem divina. São operados através de pessoas cheias do Espírito, mas num sentido real são dons para a igreja, o corpo de Cristo (I Co 12.11-27). Um outro termo importante nesse estudo é: "DIAKONIA" essa palavra é mais corretamente traduzida por "ministérios". Os "espirituais" são "dons" com relação à sua origem e fonte, mas são "ministérios" no que se refere à sua aplicação. Aquele que exerce o seu dom espiritual no corpo ministra ao corpo. Existem tantos tipos de ministérios quantos são os dons e os cargos espirituais. Os "dons" não são recompensas por mérito, nem são concedidos principalmente para beneficiar o possuidor; o Espírito confere os Charismata para que possa haver ministério para o corpo. Seu valor reside na sua capacidade para ministrar em proveito e edificação espiritual do corpo. Atentemos ainda para o termo: "ENERGEMATA" essa é a palavra grega para "realização", que significa "princípio ativo" ou "efeito". O vocábulo português para "energia" tem a mesma raiz. Os dons espirituais são atividades do Espírito que trazem efeitos espirituais; eles são operações "energizadas" pelo Espírito, produzindo efeitos no corpo. Um dom que não opera, não ministra, nem produz efeito, tem pouco valor. E por isso gostaria de mostrar o termo "PHANEROSIS" essa palavra tem a haver com a importância e o "porque?" da manifestação do dom espiritual "A manifestação do Espírito é concedida a cada um, visando a um fim proveitoso. Cada operação dos "espirituais" é uma manifestação do Espírito. A manifestação é definida como uma "evidência externa". Dons do Espírito fazem com que o Espírito se evidencie exteriormente no corpo. A operação dos dons leva os crentes a tomarem conhecimento da presença de Deus, produzindo os efeitos de louvor e adoração. Cada crente cheio do Espírito Santo recebe alguma capacidade para a manifestação do Espírito! Co 12.7 diz: "A manifestação do Espírito é concedida a CADA UM, visando a um fim proveitoso". A prática de dom é, em primeiro lugar, a manifestação do Espírito, e não da pessoa dotada, e o teste da sua autenticidade é o fato de resultar em proveito de toda igreja.

A PROFECIA EDIFICA, EXORTA E CONSOLA.

A palavra "edificação" vem do grego oikodome, que significa basicamente "o ato de levantar uma estrutura" Os dons vocais têm como propósito construir o templo do Corpo de Cristo.

A palavra "EXORTAÇÃO" traduz o termo grego paraklesis, que significa exortar ou encorajar; ela está ligada a paracleto, nome dado por Jesus ao Espírito Santo. Foi dito que o nome "Barnabé" significava "filho da consolação" ou "coragem". A palavra grega traduzida como "consolação" é a mesma paraklesis. Que benção e proveito Barnabé foi para toda a igreja, especialmente a de Antioquia (At 11.22-26)! A forma verbal de paraklesis (exortação) é frequentemente traduzida por "rogo-vos". Aquele que exorta a igreja pode estimular e motivar os crentes a fazerem toda a vontade de Deus. Hebreus 10.24 fornece um bom exemplo deste tipo de exortação: "Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras...."

A palavra "consolo" vem de paramutha, e significa "acalmar", confortar, consolar". Foi predito que a igreja sofreria perseguição. O Corpo de Cristo muitas vezes necessita do ministério da consolação em ocasiões de pesar.

Existe um processo de crescimento e maturidade dos dons espirituais. A fim de que a igreja possa receber edificação proveitosa, Deus deseja que os dons sejam exercidos com maturidade: "Irmãos, não sejais meninos no juizo... quanto ao juízo, sede homens amadurecidos" (I Co 14.20). I Co 14 contém o ensinamento dos apóstolos sobre o uso amadurecido dos dons espirituais. Onde os dons estão operando, este ensino deve ser feito com diligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário