sábado, 4 de julho de 2009

O GNOSTICISMO EM PAUTA

ORIGEM

O Gnosticismo denomina uma corrente de pensamento que surgiu antes do início do cristianismo primitivo. Alguns pais da Igreja como Tertuliano , Irineu e Hipólito, defendiam que a filosofia grega (Platão, Aristóteles, Pitágoras , Zenão) era a principal fonte da heresia gnostisca. Porém, outros estudos mostram que o gnosticismo veio do Oriente, onde foi influenciado pelas religiões da Babilônia e da Persia. Os mitos cosmológicos atestam sua origem babilônica, enquanto seu dualismo extremado o relaciona com a religião gnóstica da área persa. O gnosticismo apareceu na em solo judaico, particularmente em Samaria, lá assumiu uma forma judaica. Foi esta a forma de gnosticismo existente por volta do início da era cristã. e que os apóstolos encontram com Simão, o mágico, que andava pela Samaria. Daí em diante começou a desenvolver-se uma escola gnóstica dentro da esfera cristã, com elementos derivados do cristianismo. Conforme At8.9-24, Simão, o mágico, se identificava com "o poder de Deus" e portanto, petendia ser uma figura messiânica. Também proclamava a libertação da lei. Ensinava que a salvação vinha, não por intermédio de boas obras. pela fé nele.

DEFININDO O GNOSTICISMO

O termo gnosticismo está relacionado com diversas correntes de pensamento que surgiram nos primeiros séculos da era cristã, como já dito acima. Este termo é proveniente do grego "Gnosis", que significa "conhecimento" ou "sabedoria". Esse sistema se caracterizava por especulações místicas e cosmológicas, e também uma forte ênfase dualista entre o mundo do espírito e o mundo material. Para o gnosticismo a salvação consistia em livrar o espírito de sua servidão da esfera material. (essa libertação permitiria ao ser humano ascender novamente ao mundo espiritual, ao mundo da luz de onde viera). Esse movimento tornou-se desafio para os líderes do II século. Em sinopse, acreditavam ser a materia, incluindo o corpo, uma prisão inerentemente limitante ou até mesmo um obstáculo maligno para a boa alma ou espírito do ser humano e que o espírito essencialmente divino, uma "centelha de Deus" , habitava o túmulo do corpo. Por isso, era necessário uma percepção superior
(gnose) dos gnóticos; essa percepção era uma forma de sabedoria esotérica que prporcionava conhecimento que eleva o ser a uma dimensão superior. O Gnosticismo ensinava que a salvação vinha do homem por meio de mistérios que eram peculiares ao seu próprio sistema. No sistema gnóstico a salvação significa alcançar um tipo especial de conhecimento. Tal gnose ou conhecimento implicava reconhecer a verdadeira origem celestial do espírito e sua natureza divina essencial como uma parte do próprio Ser de Deus, e Cristo como mensageiro espiritual imaterial enviado por esse Deus desconhecido icognoscível para buscar e resgatar as centelhas despersas de seu ser, ainda aprisionados em corpos materiais. Os Gnóstocps ensnavam que a encarnação de Jesus não era real, mas que Ele tinha apenas a essência de um ser humano. O gnosticismo enfatizava e encentivava um tipo de ecletismo espiritual, o sigilo e a divisão da igreja primitiva. o gnosticismo tomou de empréstimo certos elementos do cristianismo e os introduziu em seu contexto geral de salvação. Cristo por exemplo, era considerado pelos gnósticos como o salvador, visto que diziam ter sido Ele que trouxera o conhecimento salvífico ao mundo. Mas este não é o Cristo da Bíblia, O Cristo do gnosticismo era uma essência espiritual que emanara de forças cósmicas. Este Cristo não poderia ter assumido a forma de homem. Quando apareceu sobre a terra, diziam os gnósticos, só parecia ter corpo físico. Ao mesmo tempo os gnósticos também ensinavam que esse Cristo não sofreu nem morreu. O sofrimento e a morte de Cristo não tinham importância alguma para os gnosticismo, Ele apenas iluminou os homens. Ele foi o transmissor do conhecimento místico que o homem necessita para iniciar no caminho de volta para a luz.



4 comentários:

  1. PASSEATA VIRTUAL #FORASARNEY
    Quarta-feira, dia 15, das 15h às 16h horas.

    Local: Na internet.

    Ponto de partida: Seu computador, telefone celular, PDA, qualquer aparelho que possa enviar uma mensagem de e-mail, SMS, Twitter, etc

    Ponto de chegada: Congresso Nacional

    Sarney: sarney@senador.gov.br

    Senadores: e-mails aqui ou aqui para enviar a todos os senadores

    Como vai funcionar: Na quarta-feira no intervalo das 15h às 16h horas, você que tem um blog, site, Twitter, celular, etc, deverá estampar um “banner” ou selo com a mensagem “#forasarney” e enviar o máximo de mensagens ao Senado.

    Clique e envie e-mail aos senadores!
    As informações fora repassadas para este Blog pela atuante Gusta do Reaja Brasil.
    Valeu, Gusta
    ----------------------
    Maiores informações,
    aqui. Blog #forasarney .

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando a idéia da Passeata Virtual “Fora Sarney”, faço aqui a sugestão de que no dia 7 de Setembro de 2009, façamos outra passeata virtual, nos organizando desde já.

    Esta passeata, como a Fora Sarney, começaria no seu computador e terminaria em vários pontos:

    Na presidência da República, No Congresso Nacional, No Supremo Tribunal Federal, na Procuradoria Geral da União, na Assembléia Legislativa de seu estado, no Palácio do Governo do seu estado, na Câmara de Vereadores de sua cidade e na Prefeitura de sua cidade.

    A idéia é enviar o maior número possível de emails de protesto contra a situação atual, da falta de ética, de moral, de honestidade de nossos governantes e parlamentares.

    Denunciaremos o governo federal por agir a margem da lei com a campanha eleitoral antecipada, o que é ilegal, e exigindo, como cidadãos, que fossem tomadas as devidas providências.

    Os e mails seriam mandados para os seguintes enderêços:


    Senado Federal: Alô Senado http://www.senado.gov.br/sf/senado/centralderelacionamento/sepop/?page=alo_sugestoes&area=alosenado
    Câmara Federal: Fale com o deputado: http://www2.camara.gov.br/canalinteracao/faledeputado
    Supremo Tribunal Federal – Central do Cidadão - http://www.stf.jus.br/portal/centralCidadao/enviarDadoPessoal.asp
    Procuradoria Geral da União - pfdc@pgr.mpf.gov.br
    Presidência da República – Fale com o Presidente - https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php

    Gostaria de ter a opinião dos leitores com relação a idéia.

    ResponderExcluir
  3. É, o Gnosticismo, como alguns pensam, não é uma corrente de pensamento que pertenceu apenas ao passado. Ela é muito atual.Nas universidades, esse pensamento vem sendo fortemente disseminado entre acadêmicos de diversas áreas. Parece que virou moda ser gnóstico.
    Outra corrente que tem sido muito propagada é o Agnosticismo, mais específicamente aquela que defende o Relativismo.
    PAZ.

    ResponderExcluir
  4. Paz Debora, muito obrigado pelo seu abalisado comentário. É verdade, as velhas filosofias continuam por aí, apenas assumiram uma roupagem diferente.

    ResponderExcluir