sábado, 27 de novembro de 2010

A ORAÇÃO E A VONTADE DE DEUS - 9

O tema proposto nessa lição nos proporciona uma reflexão de suma importância para os dias que em estamos vivendo. Encontramos muitas pessoas dizendo que para conseguir alguma coisa da parte de Deus, é necessário apenas que as pessoas orem e creiam que Deus pode fazer. Esta também tem sido a tônica de muitos evangélicos que vivem em busca reuniões onde existem muitos místicos dando ênfase a realização de orações objetivando bênçãos materiais. Quando a ênfase não se dar por meio de exaustivas orações acontece através do incentivo para se fazer um tipo de barganha com Deus, pois dizem para os crentes dar alguma para "Deus", para obter o retorno, isto é, "se você der uma oferta para o Senhor ele vai te abençoar", porém eu pergunto, será que podemos garantir que alguém que está completamente fora da vontade de Deus, um profano e escarnecedor da palavra do Senhor vai ser abençoado só porque atendeu nosso apelo para dar uma oferta para nossa igreja ? O Banco da fé não funciona como os conhecidos bancos monetários existentes nas cidades, porque o banco da fé é administrado pelo Espírito Santo e os valores que Ele distribui são diferentes dos valores segundo a perspectiva mundana. Paulo disse a Timóteo "Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo habita em nós" (2 Tm1.14). Se nos empenharmos em entender com mais profundidade as palavras do apóstolo vamos perceber que o "bom depósito" o qual é referido nesse texto está relacionado com um processo contínuo, fala uma de experiência cristã dedicada em fazer a vontade de Deus. Como já temos aprendido a oração não deve ser entendida apenas como um veiculo para pedirmos coisas ligadas a nossa existência terrena, pois, para que o ato de orar seja agradável a Deus é necessário que o mesmo esteja em sintonia com a perfeita vontade Dele. Paulo nos ensina na carta aos romanos que todo o nosso "ser" precisa estar em plena harmonia com a palavra de Deus, para que possamos experimentar qual é a boa e perfeita vontade do Senhor. "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." (Rm 12.1). Para que oração seja um sacrifício vivo é necessário que aquele que ora faça uma reflexão do seu ato, raciocine sobre o fundamento da sua prática, não fazendo apenas por mera religiosidade. Ainda romanos 12. 2 "...para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." O apóstolo Paulo nos mostra que para experimentarmos a vontade de Deus precisamos investir no processo de racionalização do nosso culto, porque o culto que agrada ao Senhor é aquele no qual os adoradores estão plenamente conscientes dos fundamentos da sua fé. A vontade de Deus para as nossas vidas está revelada na Bíblia e somente por meio da compreensão dela com a cooperação do Espírito Santo que podemos fazer o querer de Deus.

FAZER A VONTADE DE DEUS GERA OUSADIA NA ORAÇÃO

O Cristão que é conhecedor da vontade de Deus para a sua vida, porém, não é cumpridor da mesma, sente-se desmotivado para orar, porque sabe que a oração eficaz requer cumplicidade com a vontade de Deus. Algumas pessoas nessa situação as vezes oram apenas para cumprir um ritual religioso, emitem sons sem objetividade, sem racionalidade e sem fé, pois perderam a confiança e a ousadia para reivindicar as promessas de Deus. Um filho desobediente não pode exigir coisa alguma do seu pai, principalmente quando além de desobedecer, ele desrespeita e agride esse pai. É por isso que Jesus nos ensinou a orar iniciando da seguinte forma "Pai nosso que estás nos céus...", pois, é fundamental levarmos a sério essa relação de pai e filho, porque é o primeiro pensamento que deve estar presente na oração, o pensamento produzido por um sentimento de que Deus é nosso Pai e nós somos os seus filhos que vivemos para fazer a vontade Dele, sendo assim ele nos ama e quer suprir todas as nossas necessidades, foi por esta razão que Jesus disse: "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. (Jo 15.7). De uma forma um tanto imediata poderíamos dizer que quando não obtemos respostas as nossas orações, é porque algo pode não estar de acordo com a vontade de Deus, como disse Tiago "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." (4.3).

Por outro lado, quando o crente está empenhado em servir ao Senhor com toda sinceridade do seu coração ele tende a ser muito ousado no seu ministério de oração, pois, habita nele uma profunda convicção alusiva a fidelidade da Palavra do Senhor, ele está seguro que as suas orações chegam diante do trono de Deus, mesmo que ele venha a pedir algo que não está no plano de Deus, imediatamente o Senhor mudará o desejo do coração dele, para que ele não insista com tal pedido, tal como aconteceu com o apóstolo Paulo que depois de ter orado três vezes por algo, o Senhor lhe respondeu "Paulo, a minha graça ti basta". Mesmo como uma resposta negativa de Deus, a confiança desse crente que faz a vontade do Senhor permanece inabalável, o importante é saber que Deus ouve a sua oração, dessa forma ele será sempre ousado na sua vida de oração, não porque ele confie nos seus próprios méritos, mas porque ele confia na palavra do Senhor. No Salmo 84.11 o Salmista diz: "O Senhor dará graça e glória, e não negará bem algum aos que andam em retidão", esse é o grande compromisso do Senhor Deus para aqueles que fazem a sua vontade. Ele nos dar a graça pela qual temos o direito de nos aproximarmos Dele, o caminho está aberto para nós, e foi Jesus que abriu este caminho, pois Ele mesmo é o caminho, portanto, o crente que esta fazendo a vontade de Deus, adentra esse caminho que conduz ao trono de Deus com muita ousadia. Ouçamos o que nos diz o escritor aos hebreus "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne" (Hb 10.19,20). Examinando essa expressão descobrimos que não deve haver nenhum receio ou inibição na presença de Deus, porque o "véu que separava já não separa mais", temos total liberdade para buscarmos a Deus em oração, somente o pecado pode construir um muro entre Deus e o crente que venha impedir que Ele ouça as orações.

O REI EZEQUIAS UM GRANDE EXEMPLO DE OBEDIÊNCIA E OUSADIA NA ORAÇÃO

Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao SENHOR. E disse: Ah! SENHOR, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Então veio a palavra do SENHOR a Isaías, dizendo: Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos. (Isaías 38.1-5). Aqui temos um homem que foi extremamente ousado na sua oração numa situação que muitos crentes fiéis simplesmente acatariam a decisão divina, porém, Ezequias queria passar mais alguns dias servindo o Senhor aqui na terra. Ezequias fundamenta a petição dele exatamente na grandeza do seu compromisso para com Deus, tinha ele passado toda sua existência tentando agradar a Deus, e nesse relacionamento com Deus ele havia aprendido que esse maravilhoso Deus não negada nada aos que andam em retidão, mesmo tendo Ele já decretado algo, a oração de um crente fiel pode mudar o quadro. E assim foi com Ezequias, a oração que fez baseada na sua retidão diante de Deus, fez com que Deus dissesse à morte "agüenta ai mais 15 anos, porque eu não vou negar o pedido do meu servo". Quando nós estamos completamente seguros do nosso propósito em fazer a vontade, nos destacamos pela ousadia na oração, que nada mais é do que uma extrema confiança na fidelidade de Deus para conosco. "E esta é a confiança que temos nele: que se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve" (1 Jo 1.5).

Um comentário:

  1. Evangelista Vicente,
    A paz

    De tudo a guardar desta magnifica mensagem, percebe-se que a fidelidade do Senhor dura para sempre.
    Diz o poeta: Tua mercê me sustenta e me guarda. Tu és fiel Senhor; fiel a mim
    Mensagem edificante - parabens
    Já integro o seu roll de seguidores.
    Seu conservo em Cristo

    ResponderExcluir