terça-feira, 9 de abril de 2013

O CASAMENTO BÍBLICO - LIÇÃO 2

Fora de qualquer dúvida, o casamento é a parceria mais importante que o ser humano pode fazer, pois, nessa junção de corpos e de almas doamos ao outro a própria essência do nosso ser e embora não perdendo a nossa individualidade nos tornamos propensos negá-la em favorecimento do outro para enfatizarmos o amor altruísta. O casamento é acordo entre dois seres que descobriram elementos existências  que se harmonizam proporcionando condições para construção de um projeto familiar sustentável de acordo parâmetros da ética divina oriunda dos princípios bíblicos. No mundo secular existe um pensando que contraria o idealismo do casamento bíblico, pois, ao pensar no casamento as pessoas costumam projetar me primeiro lugar a sua própria felicidade, porém, a proposta bíblica é que devemos entender o casamento como um projeto no qual vamos nos empenhar para fazer o outro feliz, e então a nossa felicidade se constituirá em ver o outro feliz. Sendo assim, o casamento bíblico é o grande desafio de fazer alguém feliz, portanto, não há lugar nessa parceria o sentimento egoísta e individualista. Quando isso não acontece, algo está errado, alguém, ou ambos não entendem os verdadeiros propósitos dessa união e por isso estão permitindo que a frustração e fracasso se instalem.
O casamento estabelece a família-natal-conjugal, um grupo que consiste nos esposos unidos  e sua prole. O casamento define o conjunto de status e funções relacionadas a eles e expectativas a respeito das relações do grupo-natal-conjugal como esposos, pais, proles e  irmãos. Define os status e funções deles em relação com grupos mais amplos de parentes e com o mundo mais amplo ainda dos não-parentes. O casamento é a instituição; a família é o grupo, o corpo de pessoal, cujas ações se destinam a satisfazer as metas da instituição. 
AJUSTAMENTO CONJUGAL
A bíblia nos revela o cuidado de Deus para com o casal novo; Dt 24.5. O ajuste conjugal do casal é a área mais difícil do casamento, porque ELE É SEMPRE SUBSTIMADO PELOS CASAIS. Não existe esposo, nem esposa "feito sob encomenda", "acabado", "pronta para entrega". Eles são "feito" através do ajustamento conjugal. Ajustamento conjugal é a adaptação de um ao outro, por amor, na nova forma de vida que é o casamento. O eu passa a ser nós; os meus amigos, passa a ser nossos amigos e assim por diante. 
PRINCIPAIS ÁREAS DE ADAPTAÇÃO
AMOROSA - Os dois desenvolverem  a capacidade de se amarem mais.
PSICOLÓGICA - Mais conhecimento de psicologia feminina (ele) e mais psicologia, masculina (ela).
MATURIDADE - Resolverem suas divergências, diferenças, queixas, reclamações: sem ofensas, sem agressões, sem briga, sem amuos, sem ressentimentos.
ESPIRITUAL - Equilíbrio, excessos, fanatismo na vida religiosa, falsas profecias, falsas revelações, frieza espiritual, idiossincrasias.
FÍSICA - Relacionamento sexual sadio, normal, recíproco. 
Os cônjuges precisam conhecer as diferenças afetivas sexuais homem/mulher, para um perfeito ajustamento sexual. Como se portam o homem e a mulher no desempenho sexual. I Co 7.3-5 e I Ts 4.3-7. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário