quarta-feira, 3 de abril de 2013

FAMÍLIA, CRIAÇÃO DE DEUS - Lição 1



Servir a exclusivamente a Deus com toda a sua família foi a decisão do grande líder Josué: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor (Js 24.15). A decisão do líder influenciou as demais famílias, as quais tomaram a seguinte decisão: "Longe de nós o abandonarmos o Senhor para servimos a outros deuses" (Js 24.16). Esse episódio estabelece um princípio: a família do líder ou do pastor é um referencial espiritual para as demais família da igreja. Richard L. Mayhue escrevendo sobre a família do pastor, afirma: É verdade que os padrões bíblicos para a família não são diferentes para o lar do pastor e para qualquer outra família de crentes. A diferença está na responsabilidade de que a família do pastor tem que ser um exemplo de matrimônio e de uma família cristã madura, tornando-se um incentivo para as outras famílias do rebanho. 
A Bíblia oferece, de forma rica e prática, princípios que devem modelar a família cristã: Ef 5.22-6-9; Cl 3.18-25; I Pe 3.1-7, etc. 
A família é o sistema social básico, instituído no Éden por Deus, para a constituição da sociedade e prossecução da raça humana. O s primeiros capítulos de Gênesis revelam que a família foi a primeira das instituições na terra. Jesus utilizou-se da família para ilustrar certos atributos, atos, qualidades e dádivas de Deus, como o amor, o perdão, a longaniminidade, a paternida. Vários dos milagres de Jesus estão relacionados à família, suas necessidades, provações, encargos e responsabilidades (Mt 8.5-15; 9.18-26; Jo 2.1-11; 4.46-54; 11.1-45). Isto no leva a imaginar o grande valor que Deus confere a esta sua primeira e vital instituição humana. Deus valoriza tanto a família que a tomou como exemplo para ilustrar o seu relacionamento com a igreja. Deus é o nosso supremo exemplo quanto ao papel da paternidade. Vejamos algumas de suas características como nosso Pai celestial. 1) Pai cuidadoso e provedor que jamais falha. Ele cuida de cada um de seus filhos (Mt 10.31) e de suas necessidades (Mt 6.8). Ele, que já nos deu a suprema dádiva do céu - Jesus, não nos daria também com Ele todas as coisas? (Rm 8.32). 2) Pai amorável. Não há maior amor que o de Deus por nós (Jo 3.16; 15.13; I Jo 4.10,19; Rm 5.8). Ele é de igual modo compassivo e amoroso para com o filho que erra (Lc 15.20). 3) Pai que disciplina. O filho sempre está sujeito à disciplina amorosa do pai. A discipliana é um sinal do amor de Deus para com os seus filhos, visando seu benefício (Hb 12.5). Mediante a disciplia, Deus visa nos tornar melhores discípulos dEle. Os termos disciplina e discípulo têm sua origem no mesmo radical latino que significa aprender. 4) Pai perdoador. Não há passagem que ilustre tão bem esta característica quanto a parábola do Filho Pródigo (Lc 15.11-32). 5) Pai conciliador. Na mesma parábola do Filho Pródigo, Jesus nos mostra que, muitas vezes, os pais são os apropriados e idôneos mediadores de conflitos na família (Lc 15.31,32).
Um lar cristão será, aquele no qual os pais fazem mais do que meramente falar de Cristo e seu evangelho. A forma especial pela qual a família expressa sua fé vai depender, naturalmente, do temperamento dos pais e das experiências que eles tiveram no passado. Nem por um instante imaginemos que os padrões de comportamento dos lares cristãos sejam idênticos. Não serão. As diferenças individuais se evidenciam. Não cuidemos, portanto, que devemos copiar em nosso próprio lar as práticas religiosas particulares verificadas no lar de outrem, nem imaginemos que as famílias que não seguem nosso padrão sejam menos cristãs que a nossa. Não é tanto uma questão de que seja este ou aquele padrão que adotamos, mas se adotamos ou não qualquer padrão.
AS PRIORIDADES DA FAMÍLIA - Precisamos entender quais são as prioridades de Deus para nós e para nossas famílias. 1) Pessoas antes de coisas - Um jovem casal que se amava profundamente resolveu se casar. Os primeiros anos de vida em comum foram maravilhosos. Juntos montaram um negócio e a empresa prosperou. Mais tarde, vieram os filhos e a mulher deixou o trabalho para dedicar-se às funções de esposa e mãe. O negócio continuou a se expandir e eles puderam mudar para uma casa mais confortável, passando a usufruir, também, de um estilo de vida melhor. Com o passar dos anos mudaram-se para uma das mais cobiçadas residências da cidade. Ela possuía diversos casacos de pele caríssimos e um carro do "top" de linha. Mas a excessiva entrega ao trabalho teve seu preço. A maior parte do tempo do marido consumia-se nos negócios. Uma noite, após um longo dia de trabalho ele ouviu a esposa chorando baixinho ao seu lado, na cama. 
- O que foi, querida?
-Acho que você não mais me ama!
- Como você pode dizer uma bobagem dessas? Olhe para a casa que temos, para seu carro. Você tem as roupas mais lindas da cidade. Ninguém daqui tem jóias tão caras, quanto as que dou a você!
- Querido, eu não quero as coisas que você me dá. Quero você! Nossa prioridade é, primeiramente, darmos a nós mesmos e então, as coisas materiais, seja para o nosso cônjuge, filhos ou pais. 2) Lar antes da Profissão - Essa parece ser uma questão muito difícil para alguns, especialmente para o homem ou mulher que anseia realizar-se profissional e/ou ministerialmente. Muitas pessoas casam com a profissão, esquecem suas famílias e acabam cometendo um certo tipo de adultério. 3) Cônjuges antes dos filhos - Existem pais que se devotam tanto aos filhos, que colocam seus cônjuges em segundo lugar. O elo principal em uma família não é entre pais e filhos, mas sim, entre marido e mulher. Esta realidade pode ser ilustrada em milhares de lares cristãos que vivem conforme os fundamentos morais e éticos da Palavra do Senhor. 4) Filhos antes dos amigos - Pai, talvez seja necessário que você abra mão de seu compromisso de sábado à tarde com os amigos, do jogo de futebol com a turma do escritório, ou da visita marcada, para ir passear com seus filhos, assistir o jogo da escola, fazer compras com sua filha ou pescar com seu filho. tal atitude, sem sombra de dúvida, mostrará a eles quanto você os considera importantes. 5) Cônjuge antes de Sí Mesmo - Esta é realmente a essência, do ponto de vista bíblico, no que diz respeito ao casamento. O amor ágape é outro-centralizado e não auto-centralizado. Mesmo no tocante à relação sexual, Paulo diz em I Coríntios 7.3-5, que não hã lugar para o egoísmo nesse tão importante, sublime e íntimo relacionamento. Em nossa sociedade voltada para o egocentrismo, os casais cristãos precisam conscientizar-se de que o amor ágape é o único que pode fazer um casamento realmente bem sucedido. 6) Espírito antes da matéria -  Em II Coríntios 4.18, Paulo diz: "...não atentando nós nas coisas que se vêem; mas nas que não se vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que não se vêem são eternas". Mesmo sinceros e bem intencionados, somos impelidos pelos clamores do qujá por fazer e confundimos o material com aquilo que é essencialmente do espírito. As coisas eternas são invisíveis. A alma, o galardão celestial, a fé, a esperança e o amor não podem ser vistos, mas são os mais importantes elementos do tempo e da eternidade. Que Deus nos ajude a caminhar rumo à disciplina de uma vida pessoal com Ele, aproveitando o tempo que temos em nossas mãos. C.S. Lewis citou a seguinte frase: "Ame a Deus de todo o seu coração e faça aquilo que quiser!" Se amarmos o Senhor nosso Deus  de todo coração, teremos as perspectivas corretas para tomarmos decisões em nossas próprias vidas, e sermos bons mordomos do tempo precioso, que passa tão depressa por nossas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário