terça-feira, 23 de dezembro de 2008

´FÉ E TEOLOGIA

Desde o princípio da minha experiência religiosa, quando percebi que tinha uma grande necessidade de obter um conhecimento sobre Deus no qual eu pudesse fundamentar a minha fé Nele, eu fui logo entendendo que além do ensino obtido no contexto da minha denominção, eu precisava me apropriar de um tipo de reflexão que me permitisse ter uma visão mais ampla do Reino de Deus. Eu sempre entendi que a relfexão teológica nos coloca no coloca numa posição privilegiada, dando-nos uma visão bem mais abrangente, exatamente como ocorre no caso dessa foto que eu coloquei ao lado, a qual foi tirada do ponto mais alto de Brasília, desse local temos uma vista privilegiada da cidade, o que não ocorre com as pessoas que estão nos pontos mais mais baixos. Todavia, ainda existem muitos cristãos que ainda não entenderam qual seja a verdadeira função da teologia no âmbito da fé, pelo contrário alguns chegam até pensar em teologia como sinônimo de incredulidade. Porém, eu quero aproveitar o ensejo para dizer que a verdadeira fé não pode prescindir da teologia.
O QUE É TEOLOGIA?
Quero iniciar está dfinição partindo das palavras do grande teologo comtemporaneo, Karl Barth "a Teologia evangélica tem como tarefa ouvir a palavra de Deus em sua plenitude, tanto intensiva como extensiva, como palavra da aliança da graça e da paz, e de assim entendê-la e tematizá-la: como palavra de Deus tornada carne no Cristo de Israel de modo particular - e justamente nele, enquanto Salvador do mundo, dirigida a todas as pessoas de modo universal". Assim como Barth eu entendo que a teologia é nada mais do que a reflexão sobre o projeto de Deus para a humanidade, portanto a teolgia se torna imprescindível a medida em que qualquer a pessoa procura pensar de maniera inteligente e coerente sobre Deus. Segundo Roger Olson " a teologia não só é inevitável e universal, como tembém valiosa e necessária. Sem a reflexão formal a respeito do significado do Evangelho da salvação que é parte da teologia, ele se degeneraria rapidamente para a condição de mera religião folclórica e perderia toda a sua convicção da verdade e sua influência sobre a igreja e a sociedade". Eu fico extremamente preocupado quando paro para fazer reflexão sobre a prática relgiosa de algums sistemas religiosos no Brasil, porque isso me faz concluir que estamos vivenciando um cristianismo sem reflexão teológica, dar-se muito mais ênfase ao misticismo do que a reflexão fundamentada nos principios do Evangelho de Cristo. A reflexão teológica séria e comprometida com a Palavra de Deus é único meio de não nos envolvermos com esse cristianismo folclórico de culto terapêutico e sentimentos pessoais que tem se configurado em muitos lugares bem próximo de nós. A Teologia também prepara os cristãos para uma Praxis social conforme a proposta de Jesus, neste aspecto, a teologia ajuda cristãos na sua luta pela criação de uma sociedade fundamentada na justiça e na liberdade.
Observemos com muita atenção o que diz Walter Kunneth "Sem a teolgia, a comunidade cairia no erro de deturpar e obscurecer a mensagem evangélica, de dar informações incorretas sobre ela, e, com isso, falhar na realização efetiva de sua tarefa. Sem segurança teológica, a Igreja estaria sujeita a influências e heresias externas. Uma comunidade que rejeita o olho da teologia está ameaçada de cegueira. Isto é, está fadada ao perigo de não mais enxergar o essencial e o propósito da fé cristã". Está argumentação esclarece muito bem a profunda relação entre fé e teologia. Todo ser humano que tem um relacionamento contínuo com Deus, tem na fé a base dessa relação, porém essa mesma fé precisa de uma racionalização que proporcione maturidade, então é exatamente aí que a teologia atua, fornecendo ao cristão meios pelos quais ele possa ter uma maior compreensão das realidades espirituais.
A teologia nunca pode ser dissociada da participação pessoal, espiritual e, enfim, integral do sujeito que a pratica. Presupõe do indivíduo, ao iniciar a atividade teológica, uma prévia aceitação pessoal do conteúdo daquilo que vai estudar, a saber, a revelação divina na Escritura. Diz Kunneth "a vida do Espírito Santo toma conta do homem todo, e com isso também de sua capacidade de compreensão. As funções intelectuias do homem são determinadas, liberais e novamente orientadas pelo Espírito Santo". Vou concluir usando de um pouco de ousadia, pois, quero dizer que a verdadeira teologia é aquela que é movida pelo poder do Espírito de Deus, porque somente ele pode ensinar ao homem as verdades a respeito de Deus. Qualquer produção teologia que esteja alienada da ação do Espírito pode ser considerada pior do que qualquer ideologia humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário