domingo, 28 de dezembro de 2008

CONHECHENDO A HOMILÉTICA

O termo homilética é proveniente do vocábulo grego HOMILETIKE, que denota ensino em tom familiar. com a mesma origem surgiu o verbo Homileo que significa conversa. Posteriormente dos discursos religiosos passaram a ser chamados de Homilias. a partir da própria origem podemos definir HOMILÉTICA com sendo "A arte de pregar e preparar sermões". Segundo Hoppin, "A homilética é a ciência que ensina os princípios fundamentais dos discursos em público, que proclamam o ensino da verdade divina em reuniões regulares para o exercício do culto". É de fundamental importância que todo pregador saiba conceituar e distinguir os seguintes termos: "ORATÓRIA, ELOQUÊNCIA E RETÓRICA", os quais estão estreitamente relacionados entre si, porém, se distinguem no campo semântico.
- ORATÓRIA - É a arte de falar em público de forma elegante, precisa fluente e atratativa.
- ELOQUÊNCIA - Pode ser desenvolvida na teoria e na prática da oratória, nela o dom natural é que se desenvolve, vale salientar que algumas teorias defendem ser uma arte, uma técnica.
- RETÓRICA - É o estudo teórico e prático das regras que se desenvolvem e aperfeiçoam o talento natural da palavra, baseando-se na observação e no raciocínio.
A partir do que foi dito podemos afirmar que a Homilética no seu aspecto prático e técnico atinge esses três elementos: O Dom; O Conhecimento; A Habilidade. Sendo que o primeiro procede de Deus, o segundo é o resultado do estudo concentrado e consciencioso da Palavra de Deus. E o úlltimo desses elementos diz respeito ao aproveitamento do dom e do conhecimento na arte de falar, isto é, na pregação. A habilidade pode ser aprimorada pelo exercício constante.
Agora atentemos para algumas palavras gregas contidas no N. T. que se referem a pregação: LALEÍN ou LALÉO - "Falar ou discursar" (ver Mc 2.2 e Jo 3.34). É o elemento pessoal da pregação. MARTYREO - "Testemunhar" (Ver Jo 1.7,8 e Ap 1.2). Esta palavra expressa a confirmação da verdade por alguém que tem conhecimento pessoal. É o elemento da experiência pessoal na pregação. KERYSSO ou KERYSSEIN - "Proclamar como arauto, trazer notícias, pregar ou divulgar a mensagem" (Lc 8.1, I Co 1.23,24). É a palavra mais usada no N. T. , ocorrendo mais de 50 vezes em suas formas. Significa que o mensageiro recebe sua mensagem e autoridade de Deus para falar de Cristo. Sendo uma mensagem que vem de Deus e autorizada por Ele, é preciso dar atenção a ela e obedecê-la. Isto confirma o elemento de autoridade contido na pregação. EUAGGELIZOMAI ou EUAGGELIZÓ - "Trazer, anunciar ou pregar boas-novas". Posteriormente veio a significar as próprias boas-novas (Lc 8.1; At 8.4, 12.40; 14.15). As palavras "evangelismo" e "Evangelho" são derivadas desta palavras. Revela o elemento evangelístico da pregação. PROPHETEÚO - "Falar com a inspiração imediata do Espírito Santo" É o elemento da unção e poder do Espírito Santo na pregação. DIDÁSKEIN - "Comunicar a verdade divina através do ensino" . Trata-se de uma palara comum para descrever alguém proferindo a mensagem. É o elemento do ensino, da instrução ou da doutrinação na pregação. confira (Mt 28.20; At 18.11; I Tm 6.2; 2 Tm 2.2). PARRESIÁZOMAI- "Falar com ousadia, falar abertamente, sem medo" (At 9.27). É o elemento ousadia na pregação. PLERÓO - "Encher ou tornar cheio" (Rm 15.15). Encher aqui refere-se ao elemento que diz que o pregador precisa estar cheio do Espírito de Deus e sua palavra, para poder encher o mundo com as Boas-novas do Evangelho. PARAKALÉO - "Implorar, exortar, consolar, suplicar, confortar" (ITm 4.13). Demonstra o interesse pessoal e a urgência por parte de quem prega. A palavra "exortação", da versão da Bíblia conforme os melhores textos, é traduzida por "pregação" em algumas outras. . É o elemento da exortação, com encorajamento ou consolação, com um desáfio à ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário