quarta-feira, 16 de junho de 2010

A OPÇÃO PELO POVO DE DEUS – Lição 12

O tema de hoje fala de escolha, fazer uma escolha quando alguém tem duas ou mais opções diante de si. As escolhas de uma pessoa se constituem-se em referenciais que nos permitem ter uma percepção da sua escala de valores. Poderia afirmar ainda que as nossa cosmovisão, isto é a nossa maneira de enxergar o mundo, como também o nosso amor para com Deus e o próximo. O cerne da mensagem do Evangelho é o propósito de confrontar a verdade de Deus com a filosofia humana, a sabedoria de Deus com a sabedoria dos homens, exigindo sempre dos seus ouvintes uma decisão radical, pois, diante dos pressupostos da palavra de Deus não existe meio-termo, só oferece duas opções ou indivíduo aceita ou rejeita. Todavia, mesmo depois de optarmos pela fé evangélica, a vida cristã nos conduz diariamente a tomarmos atitudes que confirmem para todos os homens que somos realmente filhos de Deus, que nossos valores estão em sintonia com os parâmetros da Palavra de Deus.

A opção pelo povo Deus demonstra que estamos transbordando do amor de Deus em nossos corações, pois, a igreja, o povo do Senhor, é o alvo do imensurável amor de Deus aqui nesse mundo. Enquanto igreja estiver aqui o mundo ainda terá oportunidades de desfrutar do inefável amor de Deus. É pela atitude de amor ao povo de Deus que identificamos que alguém tem chamada para ministério, e não simplesmente por discurso bem elaborado, o povo de Deus já está cansado de discursos, as pessoas estão querendo ver atitudes, não só diga que ama, mas faça alguma coisa que prove isso.

EXEMPLOS DE PERSONAGENS BÍBLICOS QUE OPTARAM PELO POVO DE DEUS

No Antigo Testamento temos o grande exemplo de Moisés, o qual não foi indiferente as suas verdadeiras origens e desejou estar do lado dos hebreus, os quais eram o povo de Deus e também o seu povo. Todo leitor da bíblia conhece a história de Moisés muito bem e as circunstâncias queo levaram a ser separado de sua família quando ainda era bebê, tendo sido criado pela filha do Faraó do Egito. Depois de homem adulto e consciente das suas origens hebraicas, Moisés começou a observar a injustiça e a opressão que o povo hebreu estava sofrendo e decidiu renunciar aos privilégios da nobreza do Egito: "Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó.
Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado" (Hebreus 11.24,25). Também está escrito que ele havia sido preparado em toda ciência do Egito, a família de Faraó tinha certamente projetado um futuro brilhante para ele na alta sociedade do Egito. Por lado, sabemos que a própria mãe de Moisés teve a oportunidade de influenciar na educação de Moisés, o que contribui para que ele aprendesse a amar o povo hebreu, e esse amor foi comprovado não só no seu primeiro ato, quando matou um egípicio para defender um hebreu, como quando obedeceu a ordem de Deus para ir até Faraó e reivindicar a libertação dos hebreus e também quando o povo adorou o bezerro de ouro e Deus ameaçou eliminar toda aquela nação e levantar um outro povo: " Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação"(Êxodo 32.10). Moisés reagiu com súplicas pedindo a Deus que tivesse misericórdia do povo em nome das promessas feitas aos patriarcas, ele foi ao extremo de dizer que se Deus não perdoasse o povo então que riscasse o nome dele do livro da vida: "Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.". Pelo texto percebemos que Moisés não estava agindo como menino mimado, pensando que podia chantagear ou barganhar com Deus, porque se assim fosse certamente ele teria sido repreendido por Deus, o que não aconteceu, pois, o Senhor conhecia o coração de Moisés e sábia que a sua atitude era uma conseqüência direta do seu extremo amor pelo povo de Deus, dando mais uma prova que era capaz de uma auto-renuncia em favor do povo. (Êxodo 32.32).

Um outro belo exemplo de opção pelo povo de Deus, foi o caso de Jeremias, após ter se consumado o domínio babilônico sobre a nação de Judá as autoridades babilônicas demonstraram muita consideração para com o profeta Jeremias e lhe deram liberdade para optar entre ir para Babilônia ou continuar na sua nação, ir para Babilônia poderia significar uma vida mais tranqüila e segura para o profeta, como foi para Daniel e muitos outros hebreus que foram para lá, os quais tiveram muitas oportunidades para prosperar. Todavia, Jeremias julgou que o povo necessitava do seu trabalho como profeta e conselheiro. Jeremias fez a sua opção pelo povo de Deus mesmo sabendo que isso poderia representar muito desconforto pessoal, pois, em Judá a situação era de perplexidade e malicia, mesmo assim Jeremias decidiu que era melhor ficar com o povo de Deus.

EXEMPLOS EXTRA-BÍBLICOS

Neste ponto eu gostaria de tornar conhecido o exemplo do teólogo Dietrich Bonhoeffer. Podemos considerá-lo um dos grandes heróis da fé no século xx. Bonhoeffer nasceu em 1906 na Alemanha. O pai dele era médico, psicólogo e professor na universidade de Berlim, isto nos revela que ele foi criado do num ambiente de erudição e cultura. Bonhoeffer se formou em teologia em 1927. Quando saiu da universidade foi pastorear uma igreja em Barcelona. Foi professor da universidade de Berlim até 1936. Neste período Bonhoeffer entrou em confronto com a polícia secreta de Hitler ao censurar política dos nazistas. Isso lhe casou a demissão da universidade e o exílio da cidade de Berlim. Então ele foi para Nova York onde teve a oportunidade de ministrar uma série de palestras teológicas. Nesse período tomou conhecimento da invasão da polônia pelas forças militares da Alemanha. Os amigos tentaram impedi-lo de retornar até que o perigo passasse, porém, os esforços foram inúteis, ele decidiu que o lugar dele era na Alemanha, com a sua igreja. Não atendendo aos apelos dos amigos, Bonhoeffer viajou num dos últimos navios alemães que saiu dos Estados Unidos antes de do início da Segunda Guerra Mundial.

Conforme Page H. Kelly, durante os primeiros anos de guerra, Bonhoeffer trabalhou nas igrejas e escreveu o seu livro sobre ética. Ao mesmo tempo estava desempenhando um papel importante no movimento clandestino contra Hitler. Devido a essas atividades, foi preso e encarcerado numa prisão militar de Berlim, desde abril de l943 ate outubro de 1944. Durante esse período de um ano e meio, era-lhe permitido. escrever cartas para a família e para amigos. O livro Prisioneiro de Deus é uma coleção dessas cartas. Na mesma prisão onde Bonhoeffer foi encarcerado havia, entre os outros prisioneiros de guerra, um alto oficial das forças armadas da Inglaterra. Quando este foi posto em liberdade, no fim da guerra, escreveu um livro, narrando as suas experiências. Falando dos últimos dias de vida de Bonhoeffer, disse "Bonhoeffer foi umas das poucas pessoas que tenho conhecido para quem Deus era uma constante realidade". Este oficial descreveu assim o encontro com Bonhoeffer: "No domingo, 8 de abril de 1945, o Pastor Bonhoeffer dirigiu um breve culto com os presos, e falou de tal maneira que tocou os corações de todos os presentes. Mal havia terminado o seu sermão quando a porta se abriu e dois homens em trajes civis dirigiram-se a ele, e disseram "prepare-se para acompanhar-nos" - tinham uma só significação: a forca! Bonhoeffer olhou para mim e disse "este é o fim...mas para mim é o começo da vida! No dia seguinte foi enforcado. Era dia 9 de abril de 1945.

Nesse relato temos um exemplo impactante de um pastor e teólogo, que naquele período tão difícil poderia ter optado pelo conforto e a tranquilidade nos Estados Unidos, exercendo a profissão de professor universitário, porém, o amor a sua igreja na Alemanha fez com ele renuncia-se tais privilégios e voltasse para Alemanha para sofrer juntamente com o povo Deus. Bonhoeffer estava consciente da sua missão, tinha uma visão para o povo de Deus, e por causa disso não ficou amendrontado com o poder do regime de Hitler. Foi para a forca, porém, em seu coração podia dizer: "terminei a carreira, combati o bom combate e guardei a fé".

CONCLUSÃO

No dia pastor a nossa igreja fez uma singela homenagem ao Pr. Robson Aguiar, presidente da A.D. Cadeeso-PE. No seu agradecimento o Pr. Robson afirmou que sua vida estava centrada na igreja, e não fazia muitos projetos para si, pois o seu maior sonho é o êxito da igreja. Comprrendo que é exatamente assim que devem pensar e sentir todos estão envolvidos no ministério. Porém, não é essa a realidade está configurada diante dos nossos olhos, tem se multiplicado o número de pessoas que estão querendo tirar proveito do povo de Deus, o rebanho cresceu e passou ser alvo de muitos lobos. E na verdade são lobos vestidos com peles de cordeiro, pois, se apresentam com aparência de piedade como se estivessem profundamente identificados com as necessidades do povo. Na verdade essas pessoas não optaram pelo povo de Deus, e sim por si mesmas, porque são egoístas e estão querendo utilizar o povo do Senhor como um meio para conseguir os seus intentos. Infelizmente a igreja evangélica no Brasil tem se tornado massa de manipulação nas mãos de muitos líderes megalomaníacos, cuja a obssesão é a construção de um grande império e ter o maior número possível de pessoas aos seus pés. Esses "super-ministérios" muitas vezes não passam de gigantes acéfalos, pessoas que se gloriam de ser pastor de milhares, que ao mesmo tempo não é pastor de ninguém, pois, não tem tempo nem se sequer para cumprimentar um membro da igreja, porque o seu tempo é gasto em usufrir das regalias que o posto lhe oferece. Para os que verdadeiramente amam a igreja, ela é um fim, e não um meio.

3 comentários:

  1. A Paz de Cristo!

    Obrigado pelo apoio. Também adicionei o seu banner no meu blog!

    Continuemos juntos até a volta de Cristo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. No dia do pastor a nossa igreja fez uma singela homenagem ao Pr. Robson Aguiar, presidente da A.D. Cadeeso-PE
    prezado irmão, sou filho de pernambuco moro na capital do estado Recife, e não conheço nenhum município ou cidade com esse nome.explique melhor,trata-se de lugar ou é nome da convenção? jpfilho_jp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Irmão José Graça e Paz, muito obrigado pela sua visita a este Blog. CADEESO (Convenção das Assembléias de Deus do Estado do Espírito Santos e outros). O Nosso Ministério em Pernambuco tem a sua sede Caetés III, Abreu e Lima-PE, e o Pr. Presicente é o Pr. Robson Aguiar.

    ResponderExcluir