sábado, 6 de julho de 2013

NIETZSCHE O PRECURSOR DA TEOLOGIA SECULAR

Mesmo tendo vivido um século antes dos americanos que se engajaram no movimento para fazer valer o secularismo teológico, podemos afirmar que o principal desses mentores, Thomas J.J. Altizer foi buscar inspiração na obra de Nietzsche. O termo secularismo diz respeito mais diretamente à parte teorética da vida humana. Pode ser definido como um sistema de crença e ação que rejeita todas as formas da religião pública, tanto da fé quanto do culto. Evita conscientemente qualquer expressão do  elemento religioso e acha sua referência somente nas preocupações deste mundo e, portanto, é usualmente entendido no sentido de uma forma de filosofia sócio-política. Sua rejeição é aquela do elemento da transcendência, do sobrenatural. A palavra secularizar tem vários sentidos comuns. No sentido mais comum, indica um processo mediante o qual as coisas, as pessoas, ou as instituições são separadas do uso religioso ou da influência religiosa. O objetivo é tornar tudo mundano, ou não-espiritual.
Esse movimento que veio a ser chamado de Teologia secular nasce com secularização radical da realidade social que teve seu ápice na década de 1950. Após o evento da Segunda Guerra Mundial surge uma corrente teológica oriunda de teólogos americanos para se contrapor ao já decadente liberalismo teológico e mais especificamente à neo-ortodoxia ou teologia dialética que enfatizava uma profunda crise existencial e à fé em um Deus que em nada se parecia com o homem. O desenvolvimento tecnológico indicava a crescente capacidade do homem se tornar o senhor da sua própria existência. Todavia, tal progresso da ciência não apresentava soluções para os principais dilemas humanos, nem capacitava o indivíduo para lidar com elementos ocultos e obscuros da existência humana. Paralelamente com essa frustração predominava uma compreensão de que o cristianismo tradicional já não atendia aos anseios daquelas gerações. Esses jovens teólogos questionavam que o cristianismo não teve nenhuma influência positiva em relação a II Guerra Mundial e ainda teria sido omisso se conformando com a situação. Também acusam a teologia pós-guerra de não proporcionar aos cidadãos qualquer base sólida para a fé em um Deus pessoal que estava interessado nos empreendimentos humanos. A secularização da teologia, ou a edificação de teologias seculares, subtende a separação radical da teologia da sua preocupação histórica com as coisas sagradas. Nessa perspectiva a Teologia se transforma numa filosofia de vida que se harmoniza plenamente com as transformações sociais, e a religião deve funcionar não para se opor ao mundo, e sim, para ratificar e enfatizar os valores deste mundo. A verdade clara e objetiva é que esse movimento é uma forma de ateísmo declarado, constitui-se numa proposta para que as pessoas expulsem Deus de suas vidas, e a máxima dessa ideologia surge no movimento chamado "teologia da Morte-de-Deus", cujo o principal representante é Thomas J. J. Altizer  o qual proclamau abertamente "Deus está morto". Altizer se utilizou de uma expressão que fora elaborada pelo filosofo Nietzsche em seu livro  "Assim Falou Zaratustra", que sem dúvida pode ser considerado o principal precursor da chamada "teologia da morte de Deus" .Sem qualquer dúvida podemos afirmar que o movimento liberal que antecedeu a Guerra deu grande contribuição para o surgimento do movimento secular, pois tais teólogos da tradição liberal aceitavam os julgamentos científicos como sendo superiores às introspecções do cristianismo revelado. Parecia que esses teólogos tinham ficado condicionados a escutar sempre o que a ciência falava. Por isso produziam uma teologia de uma terminologia puramente cientifica. A teologia secular é, e deve ser pragmática e socialmente revolucionária. 
Mesmo se apresentando claramente como uma ideologia totalmente adversa aos dogmas do Evangelho de Jesus Cristo, a teologia secular não está muito distante de formas de cristianismo que são praticados na atualidade. O eixo central da engrenagem do secularismo é a conformação com o mundo por meio da relativização da Palavra de Deus. É a negociação dos princípios absolutos de Deus em troca de valores mundanos. Mais grave ainda é o estabelecimento da hipocrisia descarada, pois, a teologia é ortodoxa, o discurso aparentemente é teologicamente correto, porém, a prática, a forma de tratar e agir é totalmente secular. Não sei o que é pior, se é declarar que Deus está morto, ou dizer que Ele está vivo para subtrair alguma vantagem de alguém. Os que assim fazem são tão seculares quanto os teólogos do movimento secular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário