sexta-feira, 16 de março de 2012

O PROPÓSITO DA VERDADEIRA PROSPERIDADE - Lição 12

Como verdadeiros filhos de Deus precisamos ter um olhar semelhante ao de Deus para com os principais aspectos  da vida e da nossa própria relação com Ele. O projeto de Deus para nos fazer pessoas bem sucedidas na vida é muito amplo e as vezes complexo.  Na carta aos Romanos cap. 8.28 está escrito "que todas as coisas contribuem conjuntamente para o bem daqueles que amam a Deus", isso parece nos ensinar que as lutas e adversidades da vida estão inclusas dentro desse projeto de prosperidade. O verdadeiro propósito da prosperidade é nos proporcionar os meios necessários para aprendermos a desenvolvermos uma atitude de submissão e dependência diante de Deus. O apóstolo Pedro nos apresenta alguns indicadores que fundamentam e caracterizam as bases da nossa prosperidade, pois, ele nos fala assim "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade.  Amém. 2 Pe 3.18. O  alvo da  prosperidade cristã é nos levar ao pleno conhecimento da verdade da Palavra do Senhor. "Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade" I Tm 2.4. Deus deseja que toda prosperidade alcançada pelos homens resultem em glorificação ao Santo nome Dele, e foi pensando nisso que o apóstolo diz "quer comais, quer bebais façais tudo para a glória de Deus. Quando desfrutamos de qualquer coisa nessa vida de forma egoísta, pensando exclusivamente na nossa auto-satisfação, estamos nos desviando do verdadeiro objetivo da prosperidade que Deus tem nos proporcionado. 

OS ALVOS DA PROSPERIDADE NA VIDA CRISTÃ

1. Glorificar a Deus - Deus não nos prova tão somente nas tribulações, mas também na prosperidade terrena. Muitas vezes o sucesso de alguns crentes os tem levado a bancarrota espiritual. Pois, ao invés de se achegarem mais a Deus, tomam um caminho diferente, o caminho da auto-suficiência e do apego aos valores desta vida, desenvolvendo um sentimento de avareza e uma atitude egolátrica, deixando de glorificar a Deus para se auto-glorificarem. Analisando o ato criativo por esse aspecto descobrimos o sublime propósito de Deus na criação e redenção do ser humano, o que é expresso na carta aos efésios: "Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; "Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo". Efésios 1:11-12

2. Revelar a providência Deus - Um dos nomes dados pelos hebreus para Deus foi Jeová-Giré, o qual significa "Deus de providência". E foi por causa da tremenda providência de Deus que as páginas do Antigo Testamento estão repletas de homens que alcançaram grande prosperidade terrena sem em nenhum momento perder de vista a confiança em Deus. Abraão foi um patriarca muito abençoado por Deus e por isso alcançou um grande êxito na vida material, todavia, ele canalizou todo esse sucesso para estreitar a sua relação com o Senhor, o qual ele sabia plenamente ser a verdadeira fonte da prosperidade. Quando Abraão se dirigia ao monte Moriá para sacrificar Isaque, conforme Deus lhe havia ordenado, durante o percurso Isaque observou que Abraão havia levado todos utensílios necessários para o holocausto, porém, não estava visualizando o cordeiro. Então Isaque  questionou: "Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. Gênesis 22:7-8. Assim descobrimos que a prosperidade na vida do patriarca revelou o Deus que sempre providencia tudo para o seu povo. Talvez seja por causa disso que o Salmo 23 seja o mais conhecido de todos cristãos e pessoas de uma forma geral, E isso é justificado  pelo fato  deste salmo enfatizar prosperidade e providência. 

3. Neutraliza a avareza - A verdadeira prosperidade se fundamenta na valorização e preservação dos valores espirituais. A bíblia nos diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, isto pode ser claramente observado na triste realidade que vivenciamos no dia-a-dia em que tomamos conhecimento das terríveis atrocidades cometidas por muitas pessoas, tendo como única finalidade a aquisição de valores materiais. As riquezas em si não são nem boas, nem más, porém, a forma de utilização de tais riquezas é que podem transformá-las em instrumento do bem ou do mal. Por outro lado o cristão que tem experimentado a verdadeira prosperidade conforme os parâmetros da palavra de Deus, procura utilizar os seus bens para promover o reino de Deus na terra, socorrendo os menos favorecidos, ajudando a obra de missões e diversas outras necessidades da obra do Senhor. 

Um comentário:

  1. Muito bom!
    ENtender o propósito da prosperidade segundo a Palavra de Deus é enteder o que realmente Deus quer que façamo. Para ser rico precisamos primeiramente entender e saber qual será o propósito de nossas riqueza.
    Que Deus abençoe a todos e que sejamos realmente próperos.
    Narssis

    ResponderExcluir