sábado, 15 de agosto de 2009

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS SEITAS

A melhor maneira de se identificar uma seita é conhecer os caminhos percorridos por elas. Teologicamente podemos destacar os seguintes aspectos que nos permite classificar uma seita.

REVELAÇÕES EXTRABÍBLICAS

Não tem a Bíblia como fonte de autoridade. Asseveram, pois, que Deus fala ou tem falado à parte da Bíblia. Algumas vezes, essas revelações extrabíblicas vêm por intermédio de algum “líder divinamente inspirado”. Muitas religiões têm atribuído autoridade divina à pessoa de algum indivíduo, que é infalível quando fala, cujas palavras têm a mesma autoridade, ou mesmo maior autoridade do que a Bíblia.

FALSO MESSIANISMO

O fundador destas seitas ocupam um lugar de primazia na fé dos adeptos dessas seitas. Geralmente o seu nome tem mais destaque do que o próprio nome de Jesus, e também os seus ensinos recebem muito mais atenção do que o evangelho de Jesus.

EXCLUSIVISMO SOTERIOLÓGICO

Afirmam que não existe salvação fora do seu sistema religioso. Quase todas as seitas pregam que têm a responsabilidade da restauração do cristianismo primitivo, que, conforme ensinam, sucumbiu à apostasia, afastando-se dos verdadeiros ensinos de Jesus; então numa determinada data o movimento apareceu por vontade divina, para restaurar o que fora perdido. Daí a ênfase a exclusividade. Dessa maneira ensinam que uma organização religiosa pode salvar, isso é pregar outro evangelho (II Co 11.4; Gl 1.8). Pois divide a fidelidade de Deus com uma organização e tira de Jesus sua exclusividade de conduzir-nos ao Pai (Jo 14.6; At 4.12; I Co 3.11).

AMBIGUIDADES DOUTRINÁRIAS

A ambigüidade doutrinária é uma das marcas distintivas das seitas. Uma das mais notáveis características das seitas, são as mudanças doutrinárias constantes, para se adaptarem a novas situações. Efésios 4.14

DESCARACTERIZAÇÃO DA PESSOA DE JESUS

No dicionário de Maçonaria, de Joaquim Gervásio (33º), Jesus é visto simplesmente como mais um fundador de religião, ao lado de figuras mitológicas e ocultistas (Orfeu, Hermes, Trimelisto), o deus do Hinduísmo (Krishna), Maomé (profeta do Islamismo), entre outros. A legião da Boa Vontade, nega a natureza humana de Jesus, dizem que Ele é apenas um corpo aparente ou fluídico, além de negar sua divindade, dizendo que ele “não é Deus e jamais afirmou que fosse Deus”. Para as Testemunhas de Jeová, Jesus é um anjo, a primeira criação de Jeová. Para os Kardecistas, Jesus foi apenas um médium perfeito “médium de Deus”. A Bíblia refuta todas estas posições, pois a mesma ensina que Jesus é Deus (Jo 1.1; 20.28; Tt2.13; I Jo 5.20). Assim não pode ser equiparado com meros humanos ou figuras mitológicas, nem mesmo com anjos, que O adoram (Hb 1.6). A Bíblia também atesta categoricamente a humanidade de Jesus, pois nasceu como homem (Lc 2.7), cresceu como os homens (Lc 2.52), sentiu fome (Mt 4.2), sede (Jo 19.28), comeu bebeu (MT 11.19; Lc 7.34), dormiu (Mt 8.24), suou sangue (Lc 22.44).

PREGAM AUTO – SALVAÇÃO

Crêem que Jesus é importante, mas não é tudo. A salvação pode ser alcançada pelas obras. As vezes repudiam o poder do sangue de Jesus. Por exemplo o Seicho-No-Iê, nega a eficácia da obra redentora de Jesus e do valor de seu sangue para a remissão de pecados, chegando a dizer que “se o pecado existisse realmente, nem os budas todos do universo conseguiriam extinguí-lo, nem mesmo a Cruz de Jesus Cristo conseguiria extinguí-lo”. Já os Mórmons afirmam crer no sacrifício expiatório de Jesus, mas sem o cumprimento das leis estipuladas pela igreja não haverá salvação. Outro requisito foi exposto pelo “profeta” brigham yong, que disse: “Nenhum homem ou mulher nesta dispensação entrará no reino celestial de Deus sem o consentimento de Joseph Smith”.

Daí o apego que eles têm a Smith. Doutrinas semelhantes são ensinadas pela igreja da Unificação/Moon, que desdenha os cristãos por acharem que foram salvos pelo sangue que Jesus verteu na cruz, chegando a dizer: “expiamos nossos pecados por meio de atos de penitência específicos”. As Testemunhas de Jeová ensinam que a redenção de Cristo oferece apenas a oportunidade para a pessoa alcançar sua própria salvação através das obras. Jesus apenas abriu o caminho, o restante é com o homem. Uma de suas obras diz: “trabalhamos arduamente com o fim de obter nossa própria salvação”. Já os Adventistas crêem que a vida eterna só será concedida aos que guardarem a lei, que para eles implica a guarda obrigatória do Sábado. Veja o que a Bíblia diz sobre aqueles que negam o pecado (Jo 8.44; I Jo 1.8). Quanto ao poder de Cristo para perdoar pecados (Ef 1.7; I Jo 1.7-9; Ap 1.5). Verifique o que a bíblia diz sobre a salvação pelas obras (Ef 2.8,9). Sobre o valor das obras (Hb 12.5-11; I Co 11.31,32).


Nenhum comentário:

Postar um comentário