domingo, 18 de janeiro de 2009

KATHAROS - É uma vida de pureza


É a palavra Grega do Novo Testamento que nos mostra as várias dimensões da pureza cristã. Katharos significa "puro" ou "limpo", aparece 24 vezes no texto no N.T., porém, antes de ser adotada pelo cristianismo, esta palavra já possuía uma rica variedade de significados, os quais estão profundamente relacionados ao mesmo significado que Katharos tem para a fé cristã. Atentemos para alguns desses significados nos clássicos gregos. Nas obras de Homero significava "ser limpo fisicamente", com o passar do tempo foram agregados outros significados, tais como: pureza, no sentido de estar livre de misturas. Katharos foi utilizado muitas vezes com relalção a claridade das águas de um rio, um pano branco, e em consequência disso, passou a ser aplicado ao indivíduo que carrega consigo sentimentos sinceros. Todo este desenvolvimento semântico de Katharos foi transportado para o contexto da vida cristã. Uma outra aplicação do termo grego Katharos, é alusivo a uma pessoa que está livre de dívidas, isto é, uma pessoa que já pagou todas as suas contas e cumpriu todas as sua obrigações, e da qual ninguém tem nenhuma queixa. Nos papiros, isto é, nas antigas escrituras sagradas, entre elas o A.T., Katharos se aplica a toda classe de coisas para indicar que estão limpas, puras, sem manchas. Nos papiros Katharos aparece também com relação a um documento que foi corrigido e está livre de erros. Na vida cristã Katharos é a palavra apropriada para aqueles que levam uma vida irrepreensível diante de Deus. Atentemos agora para algumas aplicações de Katharos no N. T. Inicialmente o N. T. aplica Katharos com relação a limpeza do corpo físico, de roupas, etc. Em Mt 27.59 refe-se ao lençol que envolveu o Corpo de Jesus; em Mt 23.26 já refere-se ao corpo e a alma. Em Ap. 19.8 Katharos representa os atos de Justiça, simbolizado pelo linho finíssimo, resplandecene e puro. As vestes nas escrituras são um símbolo de justiça. Vale salientar que no sentido ético negativo também representa a justiça própria, conforme Isaías 64.6. No sentido ético positivo, as vestes simbolizam:
1. A provisão básica da salvação de Deus pela graça através da fé em Cristo, " veste de salvação...manto de justiça (Is 61.10; Rm 3.21,22). A justiça de Deus é tudo o que Deus exige e aprova, e encontra-se em última análise no próprio Cristo, que cumpriu em nosso lugar, todas as exigências da lei.
2. As vestes de "linho finíssimo.... de justiça dos santos (atos de justiça) como aparece no N.T. é alusivo as obras de piedade e bondade produzidas pelo Espírito Santo, quando o crente julga a carne e entrega-se a Deus (Rm 13.14). estas são as "boas obras" para as quais somos gerados em Cristo Jesus (Ef. 2.10), com as quais os crentes devem adornar-se para honrar no nome de Cristo neste mundo. (Mt 5.16 "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus). Em Tito 3.8 temos: "fiel é a Palavra, e quero que, no tocante estas coisas, faças afirmação, confiadamente, para que os que crido em Jesus sejam eficazes na prática das boas obras. Estas coisas são excelentese proveitosas aos homens.
Retomando o termo Katharos, observamos que quando o N.T. o relaciona a pessoas, está se referindo a condição fundamental para o serviço e o culto a Deus, todavia, quando Katharos é relacionado a coisas, tem a ver com aquilo que apropriado para o uso dos cristãos, Tt 1.15 "Todas as coisas são puras para os puros; todavia para os impuros e descrentes nada é puro, por que, tanto a mente como aconsciência deles estão corrompidas.
A máxima do termo Katharos no N.T. é expressar a idéia de um coração limpo, de uma boa consciência. I Tm 1.5 "...o intuito da presente admoestação visa o amor que procede de coração puro e de boa consciência e de fé sem hipocrisia".
Em I Pe 1.22 está escrito "tendo purificado as vossas almas, pela vossa obediência à verdade, tendo um vista o amor fraternal não fingido, amai-vos de coração uns aos outros ardentemente".
Diante do que já foi dito só nos resta concluir com as palavras de Mt 5.8 "Bem aventurados os Katharoi de coração, porque eles verão a Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário