quinta-feira, 2 de junho de 2011

ASSEMBLÉIA DE DEUS 100 ANOS DE PENTECOSTES – Lição 10


Igreja Assembléia de Deus originou-se no Brasil através da visão missionária transmitida a dois cristãos da igreja Batista da Suécia, Gunnar Vingren e Daniel Berg. Os mesmos se conheceram em Chicago, por ocasião de uma conferência. Um Cristão americano por nome Olof Uldin, teve um sonho, no qual pode ver nitidamente o nome "Pará". Foi este acontecimento que determinou a viagem missionária de Gunnar Vingren e Daniel Berg para o Brasil. Essa é uma igreja que nasceu de sonho dado por Deus. GUNNA VINGREN nasceu em 1879 na Suécia, em 1903 se transferiu para os Estados Unidos, onde crusou teologia no Seminário Teológico Batista Sueco, em Chicago. Antes de vir ao Brasil recebeu um chamado para fazer missões na Índia mas não aceitou. Neste período vivenciou a experiência pentecostal do batismo com o Espírito Santo, o que acarretou na sua saída da igreja Batista. Retornou a Suécia em 1932, deixando a igreja com dois mil membros sob a liderança de Samuel Nystrom. Morreu em Estocolmo em junho de 1933. DANIEL BERG nasceu na Suécia em 1844, viajou para os Estados Unidos em 1902, tendo em mente apenas a sua realização profissional. Em visita a sua terra natal, ouviu sobre a experiência de um amigo de infância que havia recebido o batismo com o Espírito Santo, o que passou a desejar e a buscar em oração, tendo alcançado a experiência em 1909. Chegou a participar da comemoração do jubileu de ouro das Assembléias de Deus no Brasil no estádio do Maracanãzinho no Rio de Janeiro. O Pastor Paulo Leivas Macalão colocou em sua lapela uma medalha de ouro comemorativa do jubileu. Em 1963, aos 79 anos passou para a eternidade. Gunnar Vingren e Daniel Berg chegaram a Belém do Pará em 1910, foram acolhidos por um cristão presbiteriano, posteriormente pela igreja Batista. Após terem adquirido um pouco de domínio da língua portuguesa passaram a divulgar a doutrina pentecostal entre a comunidade Batista, logo algumas irmãs testemunharam a experiência pentecostal do batismo, o que provocou uma revolução na igreja, por isso foram convidados a se retirarem da igreja juntamente com mais 19 irmãos que foram excluídos. Esse grupo se organizou em igreja na residência de um irmão, em 18 de junho de 1911. Denominou-se inicialmente "MISSÃO DE FÉ APOSTÓLICA". No dia 18 de janeiro de 1918, foi registrada oficialmente como Assembléia de Deus.

PRINCIPAIS DOGMAS DA IGREJA

- SOBRE DEUS – Cremos em um só Deus, que é santo, criador de todas as coisas , soberano, eterno, subsistente em três pessoas: O Pai, O Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).

-SOBRE A BÍBLIA – Cremos na inspiração divina e plenária da Bíblia. Bem como na sua infalibilidade e inerrância, com única regra de fé normativa para a vida e o caráter dos cristãos. (2 Tm 3.14-17)

- SOBRE O PECADO – Cremos que o pecado degenerou o homem e, como conseqüência, destitui-o da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo o podem restaurar a Deus (Rm 3.23; At 3.19).

-SOBRE A SALVAÇÃO – Cremos na salvação presente, imediata, completa e perfeita e na justificação do homem recebidas gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo. (At 10.43; Rm 3.24-26; Hb 5.9; 7.25).

- SOBRE O BATISMO NAS ÁGUAS – Cremos no batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determino o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6; Cl 2.12).

- SOBRE A SEGUNDA VINDA DE JESUS – Cremos na segunda vinda prémilenial de Cristo, em duas fases distintas. A primeira, invisível ao mundo, para arrebatar a sua igreja da terra, antes da grande tribulação; a segunda, visível e corporal, com sua igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos. (Zc 14.5; Its 4.16,17; ICo 15.51-54;Jd 14; Ap 20.4).

- SOBRE O JUÍZO VINDOURO – Cremos no juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15).

-SOBRE A VIDA ETERNA – Cremos na vida eterna de gozo, de justiça e felicidade para os fiéis e de tristeza para os infiéis (Ap 20.11-15).

Inquestionavelmente a Assembléia de Deus é a mais antiga e maior igreja pentecostal desse país. Durante esse século de existência essa igreja cresceu muito e se fez presente em quase todos os recantos da nação, por causa disso, muitas pessoas costumam dizer que: "onde tiver coca-cola tem Assembléia de Deus". Todavia, o crescimento também proporcionou uma série de problemas, com os quais as lideranças têm se debatido na atualidade. O mais lamentável desses conflitos está relacionado com as comemorações do centenário, pois, enquanto uma parte está resignada para festejar em Belem do Pará onde tudo começou, outros estão decididos por realizar outras comemorações em outros contextos. Até o mais simples dos crentes pode perceber que o cerne da questão é política, e não doutrinária ou estrutural. Se isso tivesse acontecido no Ano do jubileu eu gostaria de saber qual teria sido a opção do Daniel Berg, apoiaria a festa de Belém ou a de São Paulo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário