segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

NÃO TENHAS SOBRE TI (MILAD)

PEGADAS NA AREIA
Uma noite eu tive um sonho....
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor,
e através do céu, passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que se passava, percebi que eram
deixadas dois pares de pegadas na areia: um era
o meu e o outro era do Senhor.
Quando a última cena da minha vida passou diante
de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia.
e notei que muitas vezes, no caminho da minha
vida, havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos momentos
mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso
aborreceu-me deveras e perguntei então ao Senhor:
- Senhor, tu me disseste que, uma vez que resolvi te
seguir, tu andarias sempre comigo, em todo o cami-
nho. Contudo, notei que durante as maiores atribu-
lações do meu viver, havia apenas um par de pega-
das na areia. Não compreendo por que nas horas
em que eu mais necessitava de ti, tu me deixaste
sozinho.
O Senhor me respondeu:
- Meu querido filho, jamais eu te deixaria nas
horas da prova e do sofrimento. Quando viste, na
areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas.
Foi exatamente ai que eu te carreguei nos braços.
(autor desconhecido)
COMENTÁRIO:
Gosto muito desse texto, por que ele comunica objetivamente, uma maiores promessas das escrituras, conforme foi expressa pelo próprio Jesus: "estarei convosco todos os dias, até a consumação dos séculos". Quando penso nisso, eu não consigo ver nenhum outro projeto de vida mais fascinante, do que seguir a Jesus. O apostólo Pedro mesmo tendo vacilado em muitos momentos do ministério de Jesus, ele demonstra estar completamente consciente, que não existia empreendimento melhor nesta vida, do que andar com Jesus. No cap. 6 do Ev. de João, encontramos um momento importante e decisivo do ministério do Senhor, quando alguns discípulos retrocederam, e já não andavam mais com Jesus, então Ele aproveitou a ocasião para desafiar os discípulos que permaneciam no caminho, e dize-lhes: "Quereis vós também retirar-vos", é nessa ocasião que apóstolo Pedro nos prova que tinha feito a descoberta mais importante da vida, respondendo assim: "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna, e nós temos crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus. Não só Pedro mais muitos outros discípulos sabiam que não existe no nenhum outro lugar tão seguro e agradável, como quando estamos caminhando com Jesus, principalmente quando enfrentamos situações adversas, quando os ventos fortes começam a soprar e tempestades se formam ao nosso redor. No Ev. de Mateus cap. 8.23-27, temos um relato no qual os dicíspulos estavam em alto mar e repentina levantou-se uma grande tempestade, o provocou neles um grande pavor, mas, vendo eles que não podiam vencer sozinhos a tempestade, eles recorreram a Jesus, que estava dormindo no barco, ele despertou e fez com que a tempestade fosse embora e se instalasse uma grande calmaria. A andar com Jesus não significa ausência de lutas, medos, quedas, ameaças, etc, porém, uma certeza podemos ter que Ele nos faz triunfar sobre todas essas coisas. Tudo isso é ratificado pelo Apóstolo Paulo com a seguinte declaração "Posso todas as coisas naquele que me fortalece". Filipenses 4.17.
Alguém já disse que na Bíblia contém a expressão "não temas" 366 vezes, para nos garantir segurança todos os dias do ano, até mesmo no ano bisexto.
Após ler esse texto gostaria você escutasse a música "Nâo tenhas sobre ti" neste blog.

domingo, 28 de dezembro de 2008

CONHECHENDO A HOMILÉTICA

O termo homilética é proveniente do vocábulo grego HOMILETIKE, que denota ensino em tom familiar. com a mesma origem surgiu o verbo Homileo que significa conversa. Posteriormente dos discursos religiosos passaram a ser chamados de Homilias. a partir da própria origem podemos definir HOMILÉTICA com sendo "A arte de pregar e preparar sermões". Segundo Hoppin, "A homilética é a ciência que ensina os princípios fundamentais dos discursos em público, que proclamam o ensino da verdade divina em reuniões regulares para o exercício do culto". É de fundamental importância que todo pregador saiba conceituar e distinguir os seguintes termos: "ORATÓRIA, ELOQUÊNCIA E RETÓRICA", os quais estão estreitamente relacionados entre si, porém, se distinguem no campo semântico.
- ORATÓRIA - É a arte de falar em público de forma elegante, precisa fluente e atratativa.
- ELOQUÊNCIA - Pode ser desenvolvida na teoria e na prática da oratória, nela o dom natural é que se desenvolve, vale salientar que algumas teorias defendem ser uma arte, uma técnica.
- RETÓRICA - É o estudo teórico e prático das regras que se desenvolvem e aperfeiçoam o talento natural da palavra, baseando-se na observação e no raciocínio.
A partir do que foi dito podemos afirmar que a Homilética no seu aspecto prático e técnico atinge esses três elementos: O Dom; O Conhecimento; A Habilidade. Sendo que o primeiro procede de Deus, o segundo é o resultado do estudo concentrado e consciencioso da Palavra de Deus. E o úlltimo desses elementos diz respeito ao aproveitamento do dom e do conhecimento na arte de falar, isto é, na pregação. A habilidade pode ser aprimorada pelo exercício constante.
Agora atentemos para algumas palavras gregas contidas no N. T. que se referem a pregação: LALEÍN ou LALÉO - "Falar ou discursar" (ver Mc 2.2 e Jo 3.34). É o elemento pessoal da pregação. MARTYREO - "Testemunhar" (Ver Jo 1.7,8 e Ap 1.2). Esta palavra expressa a confirmação da verdade por alguém que tem conhecimento pessoal. É o elemento da experiência pessoal na pregação. KERYSSO ou KERYSSEIN - "Proclamar como arauto, trazer notícias, pregar ou divulgar a mensagem" (Lc 8.1, I Co 1.23,24). É a palavra mais usada no N. T. , ocorrendo mais de 50 vezes em suas formas. Significa que o mensageiro recebe sua mensagem e autoridade de Deus para falar de Cristo. Sendo uma mensagem que vem de Deus e autorizada por Ele, é preciso dar atenção a ela e obedecê-la. Isto confirma o elemento de autoridade contido na pregação. EUAGGELIZOMAI ou EUAGGELIZÓ - "Trazer, anunciar ou pregar boas-novas". Posteriormente veio a significar as próprias boas-novas (Lc 8.1; At 8.4, 12.40; 14.15). As palavras "evangelismo" e "Evangelho" são derivadas desta palavras. Revela o elemento evangelístico da pregação. PROPHETEÚO - "Falar com a inspiração imediata do Espírito Santo" É o elemento da unção e poder do Espírito Santo na pregação. DIDÁSKEIN - "Comunicar a verdade divina através do ensino" . Trata-se de uma palara comum para descrever alguém proferindo a mensagem. É o elemento do ensino, da instrução ou da doutrinação na pregação. confira (Mt 28.20; At 18.11; I Tm 6.2; 2 Tm 2.2). PARRESIÁZOMAI- "Falar com ousadia, falar abertamente, sem medo" (At 9.27). É o elemento ousadia na pregação. PLERÓO - "Encher ou tornar cheio" (Rm 15.15). Encher aqui refere-se ao elemento que diz que o pregador precisa estar cheio do Espírito de Deus e sua palavra, para poder encher o mundo com as Boas-novas do Evangelho. PARAKALÉO - "Implorar, exortar, consolar, suplicar, confortar" (ITm 4.13). Demonstra o interesse pessoal e a urgência por parte de quem prega. A palavra "exortação", da versão da Bíblia conforme os melhores textos, é traduzida por "pregação" em algumas outras. . É o elemento da exortação, com encorajamento ou consolação, com um desáfio à ação.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

ERROS COMUNS NA ORATÓRIA

A vida é assim - Vídeo 6 - Pr. Ricardo Gondim

A vida é assim - Vídeo 6 - Pr. Ricardo Gondim

A IGREJA ATUAL NECESSITA EXTREMAMENTE DESSE TIPO DE REFLEXÃO

Gostaria que muitos cristãos que tenho conhecido durante as minhas caminhas para igreja, tivessem a oportunidade de assistir este vídeo e atentar bem para modo de vida equilibrada que a mensagem do Pr. Ricardo propõe, com certeza muitos parariam para pensar, colocariam os pés no chão, e entenderiam que não estão vivendo na "ilha da fantasia", pois, a vida cristã mesmo sob o controle e a benção de Deus obedece alguns procedimentos que não podem ser ignorados, o sábio Salomão nos diz que "há um tempo para todo propósito debaixo do céu", então, eu concordo quando Pr. Ricardo diz que "não existe atalhos na vida". Eu entendo que todas as vezes que procuramos "cortar caminho" estamos nos distanciando do curso que Deus estabeleceu para nossa vida, e ainda quando fazemos isso acabamos chegando em algum lugar no qual podemos nos deparar com uma situação muito mais dificil do que a que estamos tentando resolver. Satanás, o articulador do caos e da destruição, tem utilizado esta estratégia como uma de suas preferidas, pois, ele achou que tal procedimento poderia funcionar contra o próprio Jesus, o Filho de Deus. No Evangelho de Mateus cap. 4 Satanás ofereceu a Jesus todos reinos da terra e consequentemente a glória deles, em contrapartida Jesus teria que adorá-lo, se Jesus tivesse aceitado, Ele estaria simplesmente pegando um "atalho", estaria "cortando o caminho", porque no tempo determinado Ele seria exaltado por Deus e proclamado "Rei dos reis e Senhor dos senhores", Jesus não se deixou seduzir por tais facilidades, portanto, entendamos que os projetos de Deus não devem ser frustrados devido a nossa indolência e falta de perserverança, deixe a vida seguir o seu curso, porque Deus nos dar graça em todas as circuntâncias, até mesmo o sofrimento pode ter uma função pedagógica no nosso viver, só para embasar bíblicamente o que estou dizendo quero citar o seguinte texto "Ainda que era Filho, aprendeu obediência por aquilo que padeceu" Hebreus 5.8.

PRECISAMOS DAR UM BASTA NO EVANGELHO "FAST FOOD" QUE ALGUMAS IGREJAS EVANGÉLICAS ESTÃO OFERECENDO POR AI. CHEGA DE SERMOS SEDUZIDOS PELO CAMINHO APARENTEMENTE MAIS FÁCIL .

ESSA TENDÊNCIA DE QUERER LEVAR VANTAGEM EM TUDO, APROVEITAR AS FACILIDADES, É ALGO MUITO FORTE NO SER HUMANO, MAS NÃO PERMITA QUE ISSO LHE TIRE DO CAMINHO.

Este tipo de Evangelho não serve para as pessoas que querem um compromisso sério com Deus e almejam crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus. Os filhos de Deus não vivem de migalhas, mas sim, do pão vivo que desceu do céu. Ninguém pode viver só de "fast food", por que assim vai acabar sofrendo uma inanição, ficar fraco e morrer. Lembre-se na vida as coisas não acontecem num passe de mágica, elas são resultado de um processo que pode ser demorado, fatigante e até mesmo doloroso, mas saiba que a promessa de Deus não falha. Quando ignoramos os atalhos e prosseguimos no caminho certo podemos ter a certeza da presença Dele conosco.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

A FUNÇÃO LIBERTADORA DA TEOLOGIA

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeira-mente, sereis livres" (Evangelho de João 8.36).
Na minha concepção o texto supracitado expressa o principal fundamento da experiência religiosa. A maioria dos cristãos tem o hábito de interpretar o texto em questão ape-nas uma dimensão unicamente espiritual, al-guns entendem esta libertação aqui proposta, como processo que é alusivo ao desenvol-vimento espiritual, e um outro pensamento ainda mais limitado refere-se aqueles que entendem esta libertação como um fenómeno estático que o novo-converso recebe no ato de sua iniciação, num estalar de dedos como acontece no show de algum mágico. Eu entendo que a experiência proposta por Jesus é de uma extensão tão imensurável que é impossível para nós tentar compreendê-la no seu todo. Jesus coloca diante dos discípulos qual deve ser a real perspectiva da vida cristã, a qual se caracteriza por uma experiência libertadora. Sabendo disso somos induzidos a perguntar-mos, que tipo de libertação seria essa? qual a amplitude e dimensão dessa liberdade. Se observarmos o Ministério de Jesus por essa perspectiva, veremos que nos seus ensinos, Jesus projeta uma libertação holística, isto é, o seguidor do evangelho precisa experimentar a liberdade em todas as dimensões do SER. Somente nesse nível de experiência estaremos aptos para servir eficazmente no Reino de Deus. O Evangelho é a Verdade, e, é essa verdade que liberta do poder dos espíritos malignos, da escravidão do pecado, pois a Bíblia afirma que "todo aquele que comete o pecado, é escravo do pecado". O mundo no seu curso, usa de uma infinidade de metodologias para alienar as pessoas, a fim de privá-las de um relacionamento com Deus no qual elas possam desfrutar de plena liberdade. Os discípulos para os quais Jesus dirigiu estas palavras já haviam experimentado a conversão, porém a aceitação da fé é apenas o primeiro passo, a partir daí segue-se todo um processo de aprendizado que vai proporcionar uma libertação progressiva. É nessa trajetória que a teologia vai exercer a sua tarefa principal, que é clarear o caminho, evitando assim que venhamos a cair em algum precipício.
Já ouvi mais de uma vez alguns cristãos afirmando que apesar do preconceito que tinham pela frente, resolveram investir na formação teológica, e depois de algum tempo estavam agradecendo a Deus pelo alto nível de maturidade alcançado, passando a ter absoluta segurança para deixar de lado o jugo demoníaco e humano, passando a levar somente o jugo de Jesus, o qual é leve e suave. É provável que no passado algumas lideranças religiosas tenham se posicionado contra a teologia numa atitude de zelo e cuidado para com o rebanho, mas tanto nos dias passados como nos dias hodiernos, tal atitude tem como objetivo cativar as pessoas para que elas possam servir aos seus interesses, e assim esses tais procuram manter o povo afastado da teologia para mantê-los no cativeiro dogmático e ideológico, privando-lhes de experimentar a dimensão de liberdade proposta no evangelho.
Os Dogmas criados por algumas ideologias religiosas têm se constituído nos principais elementos de alienação desde o princípio da história da igreja até os dias atuais, trata-se de ideias que são impostas como verdades inquestionáveis, as quais uma boa parte dos adeptos de alguns grupos religiosos aceitam e praticam sem nenhuma reflexão que lhes proporcione um fundamento escriturístico para tal prática. É esse tipo de obediência cega que esses ditos líderes, os quais fazem questão de estarem sempre repetindo que foram chamados por Deus (como mais uma forma de intimidação), exigem uma atitude de total submissão pessoas, isto é, "crentes cabeças de largatixa", assim costumam definir os que se submetem. Essa frase expressa bem o tipo de relação que esses ditadores eclesiásticos desejam manter com os seus liderados, para desta forma manipularem as pessoas como bem entenderem. As vezes esses tais até levantam seminários em seus guetos denominacionais (igrejas), porém, não passa de fachada, é apenas para passar uma falsa ideia de que intencionam instruir o rebanho, ou, por outro lado, usar o ensino teológico de uma forma manipuladora para fortalecer suas ideologias de dominação.
A Teologia coloca em evidência a verdade que nos liberta dos temores infundados do misticismo. Uma vez ouvi um pastor evangélico dizer que muitas das crenças vivenciadas nos meios evangélicos no Brasil, não passavam de misticismo, e ainda ironizou com a seguinte expressão: " isso é um tipo de catimbó evangélico" . Infelizmente, está é a pura realidade, algumas igrejas estão cheias de gurus espirituais com status de profeta, os quais se sentem no direito de invadir a intimidade das pessoas no nome de Deus, e em muitos casos que já presenciei, arruinar a vida das pessoas. Sem falar nas igrejas dos amuletos e práticas ritualísticas que em muitas coisas se assemelham às práticas esotéricas e das religiões afro-brasileiras. Isso tudo é resultado de "analfabetismo bíblico", estamos vivendo um cristianismo sem Bíblia, ou melhor, literalmente falando, bíblias existem em grandes quantidades no comércio e até mesmo debaixo dos braços da maioria dos crentes, porém, o que falta é colocarmos a mensagem libertadora da bíblia no "coração". Em 1996 foi publicado no Brasil o livro "cristianismo em crise", o autor Hank Hanegraaff, ele era o presidente do instituto cristão de pesquisas na Califórnia, na capa do livro temos a seguinte epígrafe "um câncer está devorando a igreja de Cristo. Ele tem de ser extirpado!." A mensagem desse livro é um alerta contra um grupo de pastores carismáticos que se intitulavam "mestres da fé", e que com as suas teorias mirabolantes acerca da fé triunfalista, ficaram conhecidos no mundo inteiro e criaram impérios religiosos em seus países, entre eles, Kenneth E. Hagin, Benny Him, Morris Cerullo e outros. Tais pastores deram origem a um movimento que ficou conhecido na América do Norte como "O movimento da Fé". Quando nos inteiramos de uma realidade tão triste como essa, percebemos o quanto a falta do verdadeiro conhecimento do evangelho deixam as pessoas tão perdidas e fragilizadas, tão fáceis de serem enganadas, dando ouvidos a todo o tipo de vozes. A teologia se propõe capacitar-nos para conhecermos a voz do Mestre Jesus, porque o próprio Senhor disse "as minhas ovelhas conhecem a minha voz". É de fundamental importância para a nossa boa condição espiritual, no presente e no futuro, que dediquemos-nos ao estudo sistemático e minucioso da palavra de Deus, porque a cada dia que passa, surgem inúmeros "mestre" auto-proclamados, que não não passam de mercenários que têm como objetivo se apropriar do rebanho para tirar proveito. Porém, a experiência de alguns anos tem me mostrado que os cristãos que investem no estudo da palavra de uma forma incessante, não dão atenção as vozes desses falsos mestres, nem se rendem aos caprichos e ignorância de alguns sistemas denominacionais, cujos os líderes se acham no direito de invadir a privacidade das pessoas, querendo ditar normas quanto ao que cada pessoa pode vestir, comer, as formas de lazer e até mesmo forma de pensar da comunidade, trazendo opressão, conflitos e um grande dissabor para a vida de muitas famílias. Somente aqueles que têm experimentado essa dimensão libertadora da palavra de Deus, estão desfrutando da alegria e refrigério do Espírito Santo em suas vidas. Religiões, igrejas, lideranças, dogmas, ideologias podem funcionar como instrumento de alienação e opressão, porém, a proposta de Jesus para nós é para seguirmos por um caminho que possamos diariamente estar em contacto com a Verdade, o evangelho. A verdadeira teologia como diz Karl Barth é a teologia da Palavra. Só a Verdade ensinada por Jesus "é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho" que tem suficiência em si mesma para nos libertar de todas as alienações oriundas quer seja de uma dimensão espiritual ou terrena.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

´FÉ E TEOLOGIA

Desde o princípio da minha experiência religiosa, quando percebi que tinha uma grande necessidade de obter um conhecimento sobre Deus no qual eu pudesse fundamentar a minha fé Nele, eu fui logo entendendo que além do ensino obtido no contexto da minha denominção, eu precisava me apropriar de um tipo de reflexão que me permitisse ter uma visão mais ampla do Reino de Deus. Eu sempre entendi que a relfexão teológica nos coloca no coloca numa posição privilegiada, dando-nos uma visão bem mais abrangente, exatamente como ocorre no caso dessa foto que eu coloquei ao lado, a qual foi tirada do ponto mais alto de Brasília, desse local temos uma vista privilegiada da cidade, o que não ocorre com as pessoas que estão nos pontos mais mais baixos. Todavia, ainda existem muitos cristãos que ainda não entenderam qual seja a verdadeira função da teologia no âmbito da fé, pelo contrário alguns chegam até pensar em teologia como sinônimo de incredulidade. Porém, eu quero aproveitar o ensejo para dizer que a verdadeira fé não pode prescindir da teologia.
O QUE É TEOLOGIA?
Quero iniciar está dfinição partindo das palavras do grande teologo comtemporaneo, Karl Barth "a Teologia evangélica tem como tarefa ouvir a palavra de Deus em sua plenitude, tanto intensiva como extensiva, como palavra da aliança da graça e da paz, e de assim entendê-la e tematizá-la: como palavra de Deus tornada carne no Cristo de Israel de modo particular - e justamente nele, enquanto Salvador do mundo, dirigida a todas as pessoas de modo universal". Assim como Barth eu entendo que a teologia é nada mais do que a reflexão sobre o projeto de Deus para a humanidade, portanto a teolgia se torna imprescindível a medida em que qualquer a pessoa procura pensar de maniera inteligente e coerente sobre Deus. Segundo Roger Olson " a teologia não só é inevitável e universal, como tembém valiosa e necessária. Sem a reflexão formal a respeito do significado do Evangelho da salvação que é parte da teologia, ele se degeneraria rapidamente para a condição de mera religião folclórica e perderia toda a sua convicção da verdade e sua influência sobre a igreja e a sociedade". Eu fico extremamente preocupado quando paro para fazer reflexão sobre a prática relgiosa de algums sistemas religiosos no Brasil, porque isso me faz concluir que estamos vivenciando um cristianismo sem reflexão teológica, dar-se muito mais ênfase ao misticismo do que a reflexão fundamentada nos principios do Evangelho de Cristo. A reflexão teológica séria e comprometida com a Palavra de Deus é único meio de não nos envolvermos com esse cristianismo folclórico de culto terapêutico e sentimentos pessoais que tem se configurado em muitos lugares bem próximo de nós. A Teologia também prepara os cristãos para uma Praxis social conforme a proposta de Jesus, neste aspecto, a teologia ajuda cristãos na sua luta pela criação de uma sociedade fundamentada na justiça e na liberdade.
Observemos com muita atenção o que diz Walter Kunneth "Sem a teolgia, a comunidade cairia no erro de deturpar e obscurecer a mensagem evangélica, de dar informações incorretas sobre ela, e, com isso, falhar na realização efetiva de sua tarefa. Sem segurança teológica, a Igreja estaria sujeita a influências e heresias externas. Uma comunidade que rejeita o olho da teologia está ameaçada de cegueira. Isto é, está fadada ao perigo de não mais enxergar o essencial e o propósito da fé cristã". Está argumentação esclarece muito bem a profunda relação entre fé e teologia. Todo ser humano que tem um relacionamento contínuo com Deus, tem na fé a base dessa relação, porém essa mesma fé precisa de uma racionalização que proporcione maturidade, então é exatamente aí que a teologia atua, fornecendo ao cristão meios pelos quais ele possa ter uma maior compreensão das realidades espirituais.
A teologia nunca pode ser dissociada da participação pessoal, espiritual e, enfim, integral do sujeito que a pratica. Presupõe do indivíduo, ao iniciar a atividade teológica, uma prévia aceitação pessoal do conteúdo daquilo que vai estudar, a saber, a revelação divina na Escritura. Diz Kunneth "a vida do Espírito Santo toma conta do homem todo, e com isso também de sua capacidade de compreensão. As funções intelectuias do homem são determinadas, liberais e novamente orientadas pelo Espírito Santo". Vou concluir usando de um pouco de ousadia, pois, quero dizer que a verdadeira teologia é aquela que é movida pelo poder do Espírito de Deus, porque somente ele pode ensinar ao homem as verdades a respeito de Deus. Qualquer produção teologia que esteja alienada da ação do Espírito pode ser considerada pior do que qualquer ideologia humana.